Uma bebedeira de Beleza!

Quem a vê por fora não imagina como é por dentro! Não, não é mais uma igreja da cidade de Lisboa, o facto de estar na acanhada Calçada do Combro (número 82) talvez faça com que passemos por ela sem lhe dar muita atenção, mas franqueada a fachada é surpreendente a riqueza do seu interior, combinando os estilos barroco e rocócó, em composições escultóricas e de estucaria, pinturas, talha joanina vestida a ouro e um impressionante órgão sustentado por mísulas, só ele uma verdadeira obra-de-arte. É uma igreja seiscentista, consagrada a Santa Catarina, ainda que seja também conhecida pela dos Paulistas, porque fundada pelos religiosos de São Paulo da Serra de Ossa e adossada que foi ao antigo edifício conventual.

Não faça como eu, que levei tanto para descobrir tamanha beleza, em andando pelo Chiado desça um pouco da Calçada que o liga às antigas Cortes e deixe-se também embasbacar. Até porque perante o Belo tudo o que é menor deixa de ter importância. Esta é a minha religião!

19 comentários a “Uma bebedeira de Beleza!

  1. maria silva

    Mt o obrigada Manuel Luís pela maravilhosa partilha.
    Com a sua incomensurável sensibilidade, creio que fará chegar tudo o que é belo, aos residentes distantes, não só pela kilometragem mas também pelas inúmeras impossibilidades.
    Um abraço

    Responder
  2. Victor Peres

    O que distingue especialmente esta Igreja, e apesar da beleza estar em cada recanto, é o magnifico órgão, tão raro já nas muitas igrejas de Lisboa. Vou muitas vezes lá, só para o admirar.
    Agnóstico eu me confesso, que as grandes belezas de Lisboa – excluindo a sua beleza natural e a sua luz inigualável – são obra da Igreja Católica. Que é capaz do fantástico e do pior (como a Inquisição, por exemplo). Tal como nós.

    Responder
  3. Maria Manuela

    São as belezas do nosso País de encantamento , saibamos merece-las , respeitando e preservando estas maravilhas.
    Fico muito grata pela partilha e desejo para si o melhor do mundo, saúde e Paz.
    Uma espectadora assídua,
    Maria Manuela

    Responder
  4. Bebedeira de beleza

    Manuel Luís nos meus 81 anos velhos AMARGURADOS AINDA TENHO SONHOS DAR-LHE PESSOALMENTE UM GRANDE A BRACO PELAS MUITAS HORAS AUE ME FAZ ESQUCER A MINHA VIDA QUE JÁ FOI MÉDIA ALTA.E TER UM PEQUENINO QUARTO EM MADEIRA NO MEU QUINTAL,ESTOU Farta da rolote repartida com minha filha
    E o outro sonho dar o meu corpo a ciência, é útil a humanidade

    Responder
  5. Maria Leonor da Silva Pereira

    Maravilhosas fotos. Como diz o Manel Luis Goucha ” Uma bebedeira de Beleza” !
    Realmente! Fiquei fascinada e, como adoro visitar Igrejas, fico ansiosa por brevemente, descer ao Chiado.
    Obrigada Goucha. Um beijinho e…
    Tudo de Bom
    Leonor

    Responder
  6. Anabela Nogueira

    Fui baptizada nesta igreja, nasci, vivi até formar a minha família na Calçada do Combro nº. 81, sempre adorei este espaço, este bairro e não posso passar muito tempo sem lá voltar! Fico muito satisfeita pelo Goucha ter ido conhecer as minhas origens, obrigada e um beijinho para si.

    Responder
  7. Maria Mayer

    Muito interessante, quer a igreja, quer a descrição da mesma, a quando for ao Chiado irei visitala!!!
    Quando vi o título pensei ser mais um coisa do ego do Goucha, mas afinal enganei-me, Parabéns, escreva e descreva outras coisas do n/país.
    Obrigada

    Responder
  8. Maria pinheiro

    Tive a oportunidade há pouco tempo de visitar o palácio de Queluz, realmente subiu as espectativas maravilhoso os tectos os candeeiros todas as pinturas a maravilhas embelezada pelos ajuleijos e por fim o jardim não há palavras adorei e recomendo

    Responder
  9. Fátima Grenha

    Além das fotos estarem de um profissional, com recantos e aproveitamento fantástico das mesmas, dou lhe os meus sinceros parabéns por recordar essa beleza esquecida da minha visita
    Grata por me relembrar, e grata por me fazer companhia todas as manhãs levantando a minha alegria de fazer me rir
    Obrigada pela pessoa que é e pelo carinho que transmite com graça todas as manhãs

    Responder
  10. M Eduarda Xavier

    Temos um país riquíssimo e umas cidades e aldeias recheadas de coisas belíssimas,agora reformada bem tenho aproveitado o tempo para ir conhecendo o nosso País e devo dizer que cada vez mais apaixonada por este nosso pedaço.
    Bem haja pelo seu trabalho
    Maria Eduarda Xavier

    Responder
  11. Maria Jose Colaço

    Boa noite
    Manuel muito obrigado pelas fotos fantasticas , uma otima sugestão para visitar.
    Acabo de chegar de Paris para umas ferias , moro em Corroios.
    Beijinhos, tanto gostava de o ir conhecer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *