A ligação entre o requeijão e o doce de abóbora é tradicionalmente conhecida. Melhor ainda se lhe juntarmos miolo de noz e um fio de mel. Foi a partir destes elementos que pensei nesta receita para si, ao jeito de uma tarte, sendo que juntei no recheio a abóbora-manteiga, por conter muito menos água, e o queijo Philadelphia, por ser ideal para “cheesecakes”. Espero que goste, olhe que cá em casa foi um “ver se te avias” (só eu dei conta de quase meia tarte!).
massa quebrada (de compra) para forrar a forma de tarte
400 gr. de abóbora-manteiga descascada, sem sementes e cozida em água.
150 gr. de queijo Philadelphia
120 gr. de açúcar mascavado
4 ovos
2 colheres (sopa) de Maizena
miolo de noz a gosto
Pré-aqueça o forno a 180 C.
No copo da sua liquidificadora ou no robot de cozinha junte a abóbora cozida, o queijo Philadelphia, a Maizena e o açúcar.
Ligue a máquina e reduza tudo a creme.
Junte os ovos, um a um, continuando a misturar bem.
Forre uma forma de tarte, de fundo móvel, untada, com a massa. Pique a massa com os dentes de um garfo.
Espalhe, na forma, o miolo de noz picado grosseiramente.
Deite, na forma, o creme de queijo e abóbora.
Leve a tarte ao forno por uns trinta e cinco minutos.
Na hora de servir pode decorar com metades de noz. Pode ainda regar com um fio de mel ou de “maple syrup” (xarope de ácer) ou polvilhar com açúcar e queimar com ferro, ou maçarico de cozinha.
Fiz este fim de semana.. Mas substitui o queijo filhadelfia por requeijão de cabra e ovelha fico divinal… Polvilhada c canela…. Foi de lamber os”beiços “
Olá MLG…
Acha que a tarte pode ficar boa se substituir a massa quebrada por uma base feita de bolacha e manteiga…
Desde já obrigada…
Esta receita é muito simples e fácil de fazer.muito barata fiz este fim de semana e não sobrou nada toda gente adorou.
Viva MLG!
As suas receitas/ideias são sempre muito apreciadas cá por casa…e Amigos…às vezes até duvidam que seja eu a fazer…LOL! o meu tempo de ter empregada”..já lá foi…Parabéns, em meu nome e em nome dos que provam e duvidam…mas gostam!!
Caro MLG
Deixo-lhe a sugestão de substituir a massa quebrada pela própria abóbora. Corta-se uma tampa na abóbora e retira-se o miolo necessário para a sua confeção deixando o resto em volta. As fatias ficam lindas.
Fernanda
Deve ser muito boa. Ficou linda e faz jus ao bom gosto de Manuel Luís Goucha.
Um abraço
Experimentei e adorei! Ficou uma delícia.
pela descrição e pela facilidade com que deve ser feita é do tipo de receitas que eu gosto.Rápida e o ou a “chefe”brilha .
Ola Manuel Luis,
A minha duvida é sobre o tipo de abobora referenciada na sua receita!Só conheço a abobora menina e abobora porqueira!
A abobora manteiga é igual a abora menina?
Obrigada!
Gostava de receber todas as vossas receitas
As minhas receitas estão no blogue. As do programa nada têm a ver com este blogue.
ola
Fim ontem a tarte e mesmo esquecendo-me de meter a noz ficou uma delicia 🙂 adorei e os meus colegas d etrabalho tambem 🙂
Fico muito contente por ter gostado. Um beijo
Uma vez mais obrigado pela partilha de tão boas receitas. Todos sem excepção com um aspecto delicioso. Uma tentação sem duvida. Tenho refermentado algumas receitas e confesso que são um sucesso.
Vou espermentar esta tarte…deve ser uma delícia. Bom domingo bjs.
Bom Dia Manuel Luis Goucha tenho uma duvida para fazer esta receita posso utilizar outro tipo de Abobora?e em vez do açucar mascavado posso utilizar o açucar normal?Obrigada
Bom dia MLG!! Conhecemo-nos nos tempos em que eu fazia rádio no RCP, ao lado do meu querido Aurélio Gomes! Acompanho assíduamente o seu blog ,até porque uma das minhas grandes paixões é a culinária/cozinha! Aprecio em particular os doces/sobremesas.. E como, todos os anos, faço festa de Halloween cá em casa, tentando usar os produtos desta época do ano, e ainda mais, alusivos à temática, confesso que esta Tarte de abóbora, queijo e nozes, “caiu” do céu!!! Muitíssimo obrigada! Mas aproveito para sugerir que, em vez de bases de tarte de compra, se faça uma boa massa quebrada em casa. Isso , eu não dispenso!;-) aliás, tenho uma receita sua, mais antiga, duma tarte de pêra pincelada com funcho que ,lamentavelmente, não trás a receita da massa..se eventualmente ainda a tiver, acha que poderia enviar-me!? Dede já, agradeço! E continue a dar ótimas sugestões!!! Bj
Coloque a sua receita da salada com couscous 🙂
Há uma que se faz em França cujo nome é “Taboulé”, é como a sua?
Obrigada
Vou fazer o arroz de polvo!!! Parece-me uma boa receita… Obrogada pela ideia 😉
Esta é bem fácil de fazer e parece ser deliciosa, já está na minha lista de receitas a experimentar.O seu bolo de laranja é sempre um sucesso cá em casa, acho que esta tarte irá pelo mesmo caminho. Beijinhos.