Portugal que eu gosto

20140215-181142.jpg

Há um Portugal de que gosto muito, o das tradições, porque nos distingue dos demais da União. Tradições avoengas, passadas de pais para filhos, sempre cumpridas com desvelo e paixão.

Vem isto a propósito do coração de filigrana que Sharon Stone usou, há dias, ao peito, em Beverly Hills, e que logo fez furor nas redes sociais. Havia-lhe sido oferecido por Mário Ferreira, quando a actriz se deslocou a Portugal, em Março passado, para a inauguração de dois novos barcos da “Douro Azul”.

20140215-181315.jpg

Foi então que me lembrei dos brincos à Rainha, igualmente, em filigrana que ofereci a Isabel Allende, quando a Madrid me desloquei para a entrevistar para o meu programa de conversas na TVI24. Igual deslumbre sentiu a escritora ao perceber o trabalho de minucia e engenho. Por isso fez questão de os usar logo ali, ainda as luzes não se haviam apagado.

20140215-181436.jpg

Honrem-se quantos, ainda, rendilham em ouro ou prata, celebrando assim uma arte longínqua. E que os novos artistas saibam preservar tais técnicas, ainda que ao serviço de outros gostos e sensibilidades.

5 comentários a “Portugal que eu gosto

  1. Sara

    Ola. Boa tarde. Tenho uma pergunta, o coracao de filigrana como diz acima, é simbolo e que precisamente? Tenho a nocao de que o coracao é um simbolo de viana do castelo ou entao da regiao do minho. Ate chamam “coracao de viana”. Tenho um e gosto muito. Obrigado

    Responder
  2. Guilhermina Ramos

    Mulheres da Minha Vida um conjunto de entrevistas fascinante em que a emoção pautou todos ow minutos. Tudo foi relembrado quando adquiri o livro.
    Que a vida lhe permita continuar a alegrar os nossos dias

    Um abraço
    Guilhermina

    Responder
  3. Pilar Navarro

    Boa noite/dia!

    Bem me lembro dessa entrevista!
    Para quando mais um livro com entrevistas, vi todas mas gosto depois de as ler; o papel e as letras não voam, ficam connosco e podemos reviver os momentos.

    Abraço amigo (como gosta)!

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *