PÃO BRIOCHE

Todos os fins-de-semana que estamos por casa, fazemos o nosso pão. Usamos a gama de farinhas Nacional já preparadas para as mais diversas alternativas. Gosto particularmente da farinha para brioche, por muito me agradar a textura da massa que se obtém. Estou mesmo a pensar em usá-la para a preparação da receita de bolo-rei caseiro.

SONY DSC

Pão brioche

1 kg. de farinha Nacional para brioche
4,7 dl de água

Numa batedeira bata bem a farinha com a água.
Acrescentei arandos (baga rica em anti-oxidantes) secos, mas poderia ter acrescentado passas ou nozes.
Deixe levedar, com a taça da batedeira tapada com um pano, até que a massa tenha dobrado de volume. Conte com cerca de uma hora para a levedação.
Medrada a massa, coloca-se na bancada de trabalho, devidamente polvilhada de farinha. Divida a massa em duas porções iguais e molde dois pães ou divida-a em pãezinhos.
Coloque num tabuleiro e deixe repousar mais alguns minutos, enquanto o forno pré-aquece a 180C.
Leve ao forno para cozer. A meio da cozedura pincele a superfície dos pães com gema de ovo batido.

O pão obtido é óptimo para torrar e também para a receita de “french toasts”.

19 comentários a “PÃO BRIOCHE

  1. Maria

    Olá MLG, sábado à noite fiz a sua deliciosa receita de pão brioche , como não havia farinha nacional comprei marca continente, fiz bolinhas e hoje de manhã ao pequeno almoço torrei o resto que ainda havia, também fiz a sobremesa de leite creme com morangos que ficou muito boa e nada enjoativa, beijinhos para si e continue a presentear-nos com a s/ sabedoria

    Responder
  2. maria ferreira

    gosto muito das suas receitas e este pão deve ser delicioso,tudo o que o manuel luis faz é bem feito.não mude nada como é está perfeito.é a minha companhia de todos os dias.beijinhos.

    Responder
    1. Fernanda Melo

      Também sou um bocado preguiçosa para fazer pão,mas esta parece-me muito simples,vou fazer para os meus netos,eles adoram pão brioche… 🙂 Obrigada Goucha por publicar coisas simples… Bom fim de semana…. Beijos ao Goucha e Cristina

      Responder
  3. Manuela Henriques

    Manuel

    Obrigada pelas suas receitas. Sempre comprei todos os seus livros, que sigo.
    Sou doente oncológica e necessito de comer muitos antioxidantes. Adoro arandos, até na comida, mas não encontro à venda. Posso saber onde os adquire? Eu só consigo no Lidl aquando da semana Americana…

    Muito grata
    Manuela Henriques

    Responder
  4. Rita M.

    Caro Manuel Luis,

    Muito obrigada por todas as suas deliciosas receitas e também pelos seus relatos que nos levam consigo nas suas viagens!

    Gostaria de saber, relativamente a esta receita de pão brioche, quanto tempo deve ele ficar no forno.

    Muito obrigada pela atenção.

    Responder
  5. Susana Machado

    Obrigadíssima por esta receita. Sou casada com um francês e os olhos dele até se “riram” quando viram esta sugestão magnífica. Sempre pensei que fosse muito difícil de fazer, mas, ao que vejo,aparentemente é fácil. Vou experimentar no fim de semana.

    Responder
  6. Maria Chaves

    Já há algum tempo que todo o pão que como em casa é feito por mim, numa máquina própria. Tenho experimentado várias receitas, algumas inventadas na altura, por mim, pois gosto muito de improvisar…..O último pão que fiz e que vou comendo até acabar ( pois congelo-o) é sem gluten ( comprei a farinha no “Celeiro Dieta”) . Mas gosto bastante de um pão feito com farinha com vários cereais integrais, que compro no “Minipreço” perto da minha casa. Mas o pão desta sua receita deve ser Muito Bom.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *