O que é isso de se ser elegante?

É o que eu digo, este ano tem sido um fartote. Desta é a revista VIP a achar, através de um júri constituído a preceito para o efeito, que sou um dos dez homens mais elegantes do ano 2013. Manda a polidez que agradeça a distinção, sem contudo perder o norte, que há muito sei o que quero da minha vida.

Quero que valha a pena pelo que leio, pelo que ouço, pelo que vejo, pelo que sinto, pelo que aprendo e particularmente com os outros. São os outros (nem todos, é claro!), que merecem o que entendo como o meu melhor. E é através do trabalho, enquanto expressão maior de mim próprio, que a eles me dou inteiro, sabendo que sou hoje melhor do que fui e pior do que serei. É que entendo a vida como uma construção permanente, com escolhos, por certo, mas até nisso desafiante. Focando-me no essencial serei sempre um empenhado obreiro, procurando no outro o que ele terá de espantoso. Para que um dia, quando o pano descer, eu possa ter sabido qual foi o meu papel.

18 comentários a “O que é isso de se ser elegante?

  1. Cláudio

    Olá Manuel,

    Quero desde já pedir-lhe que não me leve a mal por o tratar de uma forma tão direta e quase familiar. Sim, familiar, pois o Manuel faz parte da minha casa (e da casa da minha avó) desde os meus 4/5 anos. Hoje com 17 anos continuo a admirá-lo, pela sua pessoa, pela sua maneira de ser, pela forma como pensa. Nos últimos anos fui descobrindo, através das tecnologias, o lado mais pessoal do Manuel. E, se me permite a comparação, o Manuel é como um livro; à medida que o enredo avança, mais queremos saber.
    Entre muitos outros aspetos, o Manuel tem uma particularidade que admiro muito: o facto de valorizar temas realmente importantes, em detrimento de outros que, infelizmente, são aqueles aos quais a sociedade presta mais atenção. E não vou estar com rodeios; irei direto ao assunto. Refiro-me ao facto de o Manuel não ligar nada ao futebol e interessar-se por outros temas, muitas vezes esquecidos (nomeadamente pelos homens) como a maneira como se veste, como se apresenta em público, o gosto que tem pela cozinha… Isto para não falar do seu lado humano, pela consideração que tem pelos valores morais, pela preocupação na homenagem aos artistas (e não sempre aos futebolistas). É particularmente neste aspeto que me identifico muito com o Manuel.
    Neste momento, estou a um ano de completar o Ensino Secundário no curso de Ciências e Tecnologias do ensino regular, que ,se tudo correr bem, me dará acesso ao curso de Medicina. Apesar disso, cada vez mais me interesso pela escrita, pela leitura, pela história, pelas artes. Por esse motivo, gostaria de falar com o Manuel, que também admiro pela sua cultura. Criei recentemente um blogue pessoal, inspirado também no Cabaré do Goucha, cujo website adicionei no campo apropriado desta mensagem e que gostaria que desse uma vista de olhos, embora ainda seja muito prematuro.
    Desta forma, para terminar, quero apenas desejar-lhe muitas felicidades e fico a aguardar uma resposta sua. Desejo também muito sucesso para o Você na TV, programa que acompanho regularmente.

    Obrigado pela sua atenção, Manuel.

    PS: Sei que gosta muito do Porto e que visita a Invicta regularmente, pelo que espero um dia encontrá-lo por cá e conhecê-lo pessoalmente.

    Responder
  2. Liliana Pereira

    Manuel Luis aprecio imenso a sua elegância e irreverência, não se importando com o que possom pensar de si, pois o importante é o sentir-se bem. É uma filosofia que tento transportar para a minha vida contudo, devido ao meu problema, a minha autoestima é quase inexistente. tenho 22 anos e quase não tenho cabelo. Quando nasci o meu cabelo caiu todo e não mais voltou. Percorri inumeros médicos mas não obtive solução. Como sei que tem imensos conhecimentos contacto-o para lhe pedir ajuda. Peço desculpa por incomudá-lo mas já não sei mais a quem recorrer.
    Desde já obrigado

    Responder
  3. Ricardo Barros

    Caro Manuel,

    gostei da passagem, em especial a referência implícita a Sinatra, em especial o My Way. Talvez a beleza da vida seja isso mesmo, poder dizer que se viveu de um jeito próprio. Como canta o Sinatra,

    For what is a man, what has he got?
    If not himself, than he has naugth
    To say the things he truly feels
    And not the words of one who kneels

    Há seres humanos assim, que podem dizer da vida: “I did it my way”.
    Como diria o Jung, nascemos todos originais, mas a grande maioria morre como cópia. E o Manuel não morre cópia de ninguém.

    Não lhe dou os parabéns pelo profissionalismo, agradeço-lhe por isso.

    Um abraço de telespectador.

    Ver My Way. https://www.youtube.com/watch?v=-vNFbSVlS2I

    Responder
  4. Nuno Brochado

    Inspiração…
    Para mim, a inspiração é o elegante ato de retirar uma parte de algo ou alguém cujo o espirito tem semelhanças com o do nosso e seguir as suas pisadas deixando as nossa próprias marcas!
    Manuel Luis Goucha, simbolo da diferença marcada pela originalidade e veracidade da sua alma perante o público, inspira-me a enfrentar quem não possui a capacidade de respeitar os demais por não seguir as suas idílicas e ridículas características por que se regem!
    Por vezes o mais importante não é sermos superlativos naquilo em que trabalhamos mas sermos nós próprios e batalharmos por aquilo em que acreditamos e contra aqueles que nos tentam abater por conseguirmos chegar mais longe ou porque simplesmente optamos por segui uma estratégia diferente… Se nos mantivermos fieis a nós e à vontade de prosperar acabamos por realmente ser os melhores…

    Como já deve ter percebido é uma tremenda fonte de inspiração para os meus trabalhos!

    Obrigado pelo seu magnifico trabalho e pela capacidade de se manter fiel a si próprio e enfrentar quem o ataca por simplesmente ser diferente…

    Infelizmente quando devíamos admirar os melhores e seguir o seu exemplo, a nossa sociedade opta pelo caminho mais fácil de menosprezar ou tentar diminuir…

    Talvez um dia tudo isto mude e talvez um dia o posso conhecer com o intuito de lhe mostrar um projeto em que estou a trabalhar!

    Obrigado de novo.

    Responder
  5. Jéssica Pereira

    Boa noite Manuel Luis Goucha,
    tenho uma grande admiração pela sua pessoa. O que mais me cativa em si é a sua insaciável procura pelo conhecimento, isso traduz-se nos seus valores e na sua personalidade. Obrigada por nos dar o prazer de o ouvir-mos e vermos. Que continue na sua profissão por muitos anos.

    Responder
  6. Gertrudes da LUZ Ferra

    Bom dia Manuel Luís .Palavras para quê ? O senhor para mim,e acredito eu ,para muita gente será sempre o Príncepe da televisao.Tenha um bom dia. Um grande abraço.Gertrudes

    Responder
  7. felicidade oliveira

    ….. mais um merecido prémio! Parabéns ML, além de ser uma pessoa muito distinta, elegante, educada, é um ser humano maravilhoso, com um grande coração. Desejo-lhe muitas felicidades e muita saúde para gozar a vida. Um beijo.

    Responder
  8. Aida Ferreira Pinto

    olá Manuel Luis
    Parabens ! de coraçao mesmo…
    elegancia é isso mesmo que disse,e muito bem dito.mais uma vez digo que não é demais distinguir os melhores dos melhores em todas as arias da vida principalmento figuras públicas como o Manuel Luis.
    o seu exemplo arrasta os que estão no seu caminhar mais lento,estimulando-os,ao esforço acrescido.ao trabalho sem limite de horas etc etc.
    faço minhas as palavras de alguem que dizia recentemente:A perfeiçao conquista-se ,não se exige.
    beijinho
    e um abraço de abraço.
    Aida

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *