Vou deixá-lo(a) entrar no meu escritório que é dos sítios onde mais gosto de estar, sobretudo no Inverno, que em estando bom tempo é ver-me feliz antes no jardim, no meio da cãozada. Há livros por todo o lado, roubando espaço ao espaço que já por si não é muito, mas eles são essenciais para o meu ofício de perguntador. Ordenados por temas, estão à mercê de todas as dúvidas e dificilmente haverá uma questão que não encontre ali a resposta.
Nunca a biblioteca está terminada, há sempre novos títulos a chegar para se encavalitarem nos já existentes. Há livros que ali são para consulta quase diária, outros certamente nunca serão lidos, mas sabê-los por perto já me aquieta, que se há coisa que me irrita é não entender o que pergunto, seja sobre que assunto for.
Há canetas de aparo, que gosto de as ver correr pelo papel deixando um rasto de letras tintas. Letras que saem do meu sentir e que se guardam em cartões gentis que gosto de a outros enviar. Já os lápis, que os há com fartura, servem para as notas que aponho à margem do que muitos escreveram, palavras para além das palavras. Aqui me guardo para a descoberta de tudo quanto me intriga e nunca se esgota essa ânsia de aprender. Aqui se cumpre o ritual da música de fundo, quase sempre clássica, e do olor da infância, quando um “papel da Arménia” é posto a incensar. Aqui sei que tudo está por saber e ainda bem, que não quero que a minha vida seja feita só de casca.
Primeiro pensamento: uau, que vontade de me sentar ali e alimentar-me de tantos livros durante horas a fio!
Sonho um dia ter um espaço assim, tal e qual, preenchido com aquilo que me enriqueça pessoal e profissionalmente. Sei que vou conseguir!
Parabéns Manel, tenho 22 anos e vejo-o como um dos melhores exemplos de cultura do nosso país, já aprendi muito consigo!
Grande beijinho.
O Homem com todos os oficios , salvo seja!!
Para mim uma das pessoas mais inteligentes que temos na tv! Sim e verdade, desde que me lembro sempre o disse e para mim sera ..
Parabens pelo seu trabalho , e pelas suas palavras ditas.
Tenho 25 anos e lembro-me desde pequena em sonhar um dia o conhecer!!
Como a minha querida avo diz o Groucha tem sempre fato !!!
Um beijo com o maior carinho
Boa noite!
Confesso que não o sigo enquanto figura pública, que não tenho qualquer interesse em o fazer mas, admiro a sua posição quanto aquilo em que acredita e por isso muito do que leva aos seus programas~.
É de facto um homem com uma postura perante a vida que erradia tranquilidade e com dinamismo.
Gostava como alguém aqui já o fez de lhe propor uma rúbrica de leitura semanal, uma vez que o seu programa é para ” as massas” é uma forma de sensibilizar as pessoas para tal bom hábito.
Continue sempre assim, por muitos e bons anos!!!!!
Atenciosamente
Ana Rute
Espero que o Manuel Luís morra muito velho e trabalhe até morrer.
Tenho 28 anos gosto de o ver na tv, do que mostra de si, do que aconselha sempre com bom gosto, da opinião….
Sei lá… De tudo.
Não é só as velhas(com carinho) que gosta de si, eu também.
Mas velhas tem agora um GOUCHA que não vou ter quando for velha e (talvez reformada).
Beijo
Pode crer que tenciono parar só quando morrer. Um beijo
Abençoado seja meu querido” Desculpe o meu querido” mas o Manel entrou em nossos corações e nossa vidas, seja sempre como é com muita saúde ,perspicácia talento e humor. Bom programa o vosso, eu e o meu marido é o único, que vemos quando pudemos e é muitas vezes, visto estarmos já reformados, reformados mas “jovens ” ! Bem haja <3
Quando vi o post do seu escritório pela primeira vez, pensei “uau, mas que espaço tão organizadinho…”. Adoro espaços que podem parecer, a muitos, uma confusão, mas quem os utiliza sabe exactamente onde está o quê…
Bom, mas quando vi o post pela primeira vez pensei fazer um comentário, mas não pude e, nessa altura havia dois comentários, agora, cresceram que nem cogumelos e o que eu queria dizer já está dito. Estive a ler os comentários e cheguei a uma conclusão: esta gente roubou-me os comentários!
Gostava de lhe oferecer um livro, mas já li num comentário que não gosta que lhe ofereçam (mas eu queria oferecer na mesma…). Fico ansiosa pela rubrica de sugestões de leitura.
Mas há uma coisa que já foi dita, mas tenho de dizer na mesma: como amante e defensora dos animais, ADORO saber que também o é e ADORO as fotos com os amigos de 4 patas 🙂
Obrigada!
Obrigado pelas suas palavras. Um beijo
Olá Manel. Sei que tem alguns livros que já leu e dos quais já não precisa. Se um dia decidir dá-los lembre-se de mim. Eu gosto de ler. E aminha biblioteca, que não tem mais de 200 livros, ficaria muito enriquecida. E eu agradecida (mais uma vez). Beijo.
Destes não dou porque são de trabalho. Mas tenho outra biblioteca com largas centenas de títulos. Desses darei com todo o gosto. Está prometido. Um beijo
Obrigada. Agradeço desde já. Beijo.
Adorei…sempre imaginei que assim seria o seu cantinho .Bem haja por tudo o que nos transmite e muitas vezes penso quando oiço os seus oportunos comentários quão bem ele se preparou lendo acerca de tal tema ….A leitura para mim e um dos bens mais preciosos .Não imagino a minha vida sem livros .Deixo aqui um apelo , convide também para o seu programa escritores sobretudo os que são jovens e que os há muito bons e ninguém os conhece …Bem haja por ser o ser humano que e e que tanta alegria transmite todas as manhãs .Marilia
Olá Manuel
Foi com enorme alegria que entrei virtualmente nesse seu mundo.
É por isso , pela sua frontalidade espontânea dade pelo excelente apresentador e comunicador que é,
pela amabilidade e simpatia discreta que me orgulho de o ter como conhecido, por palavras que diz e com a vontade que o faz de perguntar pelas melhoras. A facilidade como diz e fala das coisas abertamente. O Manuel para mim é um exemplo de pessoa ao qual sigo atentamente para ser um ser humano que o Manuel é.
Muito brigado pelas risadas da manhã dos programas que tenho ido.
(Poderia oferecer casaco seu hehe)
Um enorme abraço para si e todos que habitam a casa.
NUNO LOPES
Boa noite Manuel Luís. É sempre um gosto vir ao seu blog. Aprende-se sempre muita coisa. Já li alguma coisa , hoje infelizmente não leio tanto porque tive o descolamento do vitrío. Os livros são a melhor companhia que nós podemos ter. Obrigada por partilhar um pouco de si. Dá gosto ler a sua escrita. Aproveito para desejar as melhoras da senhora sua mae. Que o Universo lhe dê muita luz e tranquilidade até ao fim da sua vida. Respeitosos cumprimentos .Um abraço de muita admiração.Gertrudes
Obrigado Gertrudes pelo seu comentário. E obrigado pelas palavras para a minha mãe, mas ela não está doente. Esta óptima. Um beijo
Boa noite Manuel Luís, está de parabéns pelo bom gosto do seu escritório, também adorei as fotos dos animais e a sua caricatura está um espectáculo. O seu escritório é um poço de sabedoria, também adoro ler.
Beijos …
Lucia que muito o admira
E no meio de tanto quadro e livro , onde anda o desenho que lhe ofereci no ano passado ? O desenho onde está o Manuel Luis e a Cristina , que até o Manuel disse que estava gordo ? eheheheheh
Abraço
Manuel Luís,
Admiro a sua ânsia de saber, essa curiosidade tão preciosa… a sua cultura, a sua sabedoria.
Sou apaixonada por livros, por os ler, por tactear o seu papel, por sentir o seu cheiro, saborear o que neles está escrito. Sonhar!
Sempre fui, sou e serei curiosa, em saber mais, e, tenho tanto para aprender. Os livros saciam um pouco da minha curiosidade.
Obrigada pela partilha e por tudo o que tem para ensinar!
Amei o coffret de correspondence porque sou fã deles, cheguei a trazer vários de Paris, ainda hoje envio as Boas Festas aos amigos por correio. E os lápis, sempre preferidos às lapiseiras se passar pelo “autocarro” perceberá porquê! LOL
Gostei, de conhecer o seu cantinho preferido, os livros alimentam-nos a alma, fazem-nos sonhar , aprendemos tanto com eles…
Gostei, de ver os quadros com os patudinhos, os detalles desse cantinho só seu , imaginava-o diferente, talvez por ser tão clássico, a decoração reflete a personalidade de quem aí vive, um homem merecedor de todos os prémios que ganhou, que se fez a ele próprio, que conquisto os portugueses pela simplicidade genuína.
Como mulher que sou e apaixonada pela decoração, gostava de conhecer mais um cantinhos da sua casa.
Carla
Obrigado Carla pelo seu comentário. Também eu gosto muito de decoração mas entendo a casa como espaço privado, por isso não tenciono mostrar mais do que o escritório. Um beijo
Olá Goucha.
O seu escritório não é nenhuma surpresa para quem o vê todos os dias (como eu) entende que muita cultura vem de muita leitura.
Adoro o seu cantinho.
Porém queria lhe perguntar onde anda o Gouchinha! lembra-se?O boneco em EVA com o casaco “que o Goucha emprestou ao Messi”!
Deixei-o entregue a uma das assistentes, na ida ao programa no dia 5 de Junho de 2013…
Beijinhos e continue sempre assim, feliz, divertido e original…
Boa tarde Manuel Luís .. De facto é uma bela divisão para realmente se estar, a sua cultura barra gosto e conhecimento não é realmente pra todos .. No entanto como jovem entalhador que secalhar não sabe o que é mas de certeza que quando ler isto vai logo descobrirn:), eu gostava de lhe oferecer uma moldura para você engrandecer ainda mais a decoração magnifica do seu escritório :.. Gostaria de obter alguma resposta da sua parte e mais uma vez parabéns pela pessoa e pelo que representa ma sociedade portuguesa!
Claro que sei o que é um entalhador e muito aprecio a sua arte. Não me leve a mal mas não gosto que me ofereçam coisas, gosto sim de as comprar, entendendo esta minha atitude como jeito de respeitar o trabalho dos outros. Obrigado na mesma. Um abraço
Bom dia,
Seria interessante o Manuel Luis criar uma espécie de rubrica , por exemplo semanal ou mensal, sobre sugestões de livros. A mim, daria-me imenso jeito que adoro ler e as vezes fico sem saber o escolher , porque é uma pena os livros serem tão caros e tenho de fazer opções.
Sorrisos,
Alexandra Gonçalves
Fá-lo-ei com todo o gosto muito em breve aqui no blogue. Um beijo e obrigado pela sugestão Alexandra.
Com livros por todo o lado, amei… dava para viver só aí 🙂
Manuel Luís, não se importa de me dizer aonde adquire o papel da Arménia?
Obrigada.
Beijo
Teresa
Encomendo online. Tem ir ao sítio na internet do papier de armênie. Um beijo
Olá Manuel Luis Goucha
Gostei que tivesse partilhado comigo. O seu cantinho de leitura.
O seu escritório. Não podia faltar,as fotos dos seus cãezinhos.
Gostei de ter visto a sua caricatura.
Frisei (Comigo) Porque vivo sózinha.
Tenho 65 anos. T.V.I. É a minha companhia.
Também tinha uma gatinha.Mas faleceu. Data inesquecível. 11/11/2011.
Um grande abraço.
Daqui do Funchal – Madeira.
Um beijinho para si e querida Cristina.
Parabéns pelo lindo escritório que tem.Pensei sempre que o Manuel Luis devia ter resmas de livros e não me enganei .Pela cultura geral que o senhor tem , o bom gosto quer nas artes ,musica a Maneira tão elegante que se apresenta nas mais diversas ocasiões só pode ser um estudioso, sim porque a cultura geral dá trabalho adquiri-laé preciso estudar não é verdade?Obrigada por me ter deixado entrar num lugar tão importante para si. Não pude deixar de reparar como os seus animais têm um lugar de destaque na parede do seu escritório,assim se comprova como são importantes para si.Por tudo isso cada vez mais digo que ,o Sr. Manuel Luis Goucha nunca me desiludiu é tal e qual eu o imaginei um Senhor.
Obrigado pelos seus comentários. Um beijo
Adorei o seu escritório….. sente-se que é de alguém que gosta de viver…..
Beijo, Marilita
Amei!!!
Muito em breve os prémios de melhor apresentador,serão como os livros,encavalitados uns em cima dos outros.Beijo grande e Obrigada pela partilha do sitio da casa que lhe é mais querido e onde se sente bem.
Adoro escritórios! Adoro o meu e adorei conhecer o seu! O meu tem centenas de livros: uns lidos e relidos, outros lidos e muitos ainda por ler. Os livros nunca são demais para quem gosta de ler e tem ânsia de conhecimento, de mundo, de sentir, de ser, de pensar, de viver, de imaginar, de se deixar levar… História, geografia, ciência, filosofia, cultura, arte, religião, sociedade, ficção, biografias, crónicas… géneros e temas que acompanham bem com uma boa chávena de chá, um bom café, um saboroso chocolate quente ou um bom cálice de vinho tinto. Não compreendo por que motivo os nossos jovens (na sua maioria) não gostam de ler… A falta de leitura é um flagelo que cria cidadãos acríticos, passivos e ignorantes.
Ola Manuel Luis Goucha. Gostei muito de entrar em sua casa, no seu escritorio e conhecer a sua linda familia Patuda. Parabens e como gosto de poesia de cordel, gostava muito de me candidatar a um livro. Bem haja. Um beijinho
Fantástico… adorava ter um “cofret de correspondance” assim… lindo, simples
Até poderia ter aí no seu escritório o livro que escrevi sobre a minha aldeia….
Se gostar de poesia de cordel, terei muito gosto em oferecer-lhe um