Vi o “Biso” pela primeira vez aquando da gravação do programa Masterchef, na Companhia das Lezírias. Enquanto os concorrentes se afadigavam na execução da prova exigida, era um dos cavalos que atrás se exibiam, com os respectivos cavaleiros, para a câmara ver. Apaixonei-me pela sua cor “russo avinhado” e sobretudo pelo seu porte altivo.
É filho do “Solar dos Pinhais” e da “Demente”, tendo por avós paternos o “Ninfo” e a “Cenoura”, e maternos o “Maravilha” e a “Valência”, que isto há toda uma genealogia a ter em conta, quando se fala de raças de cavalos.
Ontem fui vê-lo como quem vai a um colégio interno. Há três meses que ele está a ser ensinado na arte da Dressage (quando atingido um grande apuro técnico, a modalidade olímpica, da qual sou fiel espectador, revela-se como um verdadeiro bailado equino) na Herdade das Esquilas, sob a direcção técnica de Paulo Cateano e montado pela sua gentil filha Maria (celebrada e premiada cavaleira).
Foi muito bom vê-lo cooperante e feliz na relação que mantém com a sua cavaleira, e a forma como já evoluiu no passo, no “trote passagé”, nos galopes, curto e sentado, e nas piruetas. Ainda lhe falta o “rassembler”. Mas a seu tempo lá irá. Perseverança, método e respeito pela escala de ensino, são indispensáveis. Também eu, apaixonado pela nobreza do animal, aprendo agora sobre a história do Lusitano, mais antiga que a nossa nacionalidade, sendo que já os romanos, ali nas redondezas, o criavam e exportavam.
Por isso também o almoço que se seguiu à mesa da família Cateano (magnífico na sua simplicidade e cuidado, e na delicadeza da anfitriã Dita Caetano) acabou por ser uma verdadeira lição. Sou amigo de Paulo Caetano há muitos anos e não me canso de o ouvir, erudito do Lusitano, a perorar sobre a sua história e qualidades.
Cada vez mais apreciado no mundo, o Cavalo Lusitano impõe-se pela sua energia, agilidade e versatilidade. Honrá-lo é honrar a nossa História.
Na Herdade das Esquilas:
Chão imenso e intenso.
Ola Manel, gosto muito de si como apresentador na TVI, mas não so, penso que sera uma pessoa fantastica. Moro em Monforte e andou por aqui ha bem pouco tempo, quando veio passar aqueles dias ao Hotel Palma , que penso que gostou. E realmente muito bonito e com uma decoração fantastica. Tive imensa pena não o ter visto aqui, o meu filho e que me disse que o tinha visto perto da Camara Municipal. Não sabia que era amante de cavalos,tambem gosto muito, alias o meu filho e professor de Equitação na Coudelaria de Alter, e temos aqui na quinta varios cavalos. Por acaso soube que o picadeiro do Hotel Palma foi inaugurado a semana passada? Desculpe estar a faze lo perder tempo com a minha conversa, mas vim aqui ao blog a ver duma receita, que não encontrei, e vi o com a Maria e com o Paulo Caetano, e apeteceu me falar um pouco consigo. Sem mais, espero ve lo um dia por ca. Um beijinho Manel.
E eu gostei muito de ler o seu comentário. Sim, em Maio estive aí uma semana no hotel Torre de Palma de que gostei muito. Um beijo
Quem o viu e quem o vê! Está um cavalão o Biso!
Com a Maria como cavaleira, daqui a nada ainda o estamos a ver nas pistas de Dressage nacional e internacional.
Toda a sorte do Mundo com ele 😀
O Bbiso é muito giro!Sempre adorei cavalos,pela sua personalidade e pela sua belesa!Parabéns
Mais uma vez obrigada Manel pelas fotos lindas k nos dá,do campo,da ópera,dos cavalos,dos bonecos dessa aldeia e mt mais coisas maravilhosas keu adoro e nunca poderei ir visitar,acho bem k aprenda a montar e realize esse sonho,eu tenho uma filha k adorava ir montar um dia um cavalo mas nunca nos foi possivel dar-lhe esse sonho. A vida vai andando e nunca realizamos as coisas k desejamos. O Manel é lindo por dentro e por fora já sabe k o adoro e adoro td o k nos mostra. Mtas felicidades e continue sempre assim alegre e feliz. Umgrnd abraço e bjo.
Obrigado Maria Emilia
Olá Grande Manuel Luis,
Aproveitando os últimos cartuchos das férias, deu para acompanhar todas as suas fotos e depoimentos.
Como sempre divinais e fascinantes.
Adoro-o como ser humano que é, é um Senhor!!!
Tento controlar-me para não escrever em todas as “reportagens” que faz no blogue, mas hoje este é muito especial.
Sempre adorei cavalos e nos meus temos de estudante, lembro-me que sempre que tinha um furo na escola, lá ia eu passear até ao centro hípico de Alvalade.
Infelizmente os meus pais nunca poderam pagar as aulas.
Mas bastava-me olhar para os outros e sorria de satisfação, deve ser maravilhoso.
Nunca montei… Nem sei se conseguiria.
Mas sempre que posso adoro tocar, sentir, olhar este belo animal.
Não perco a festa do cavalo na Golegã, adoro.
Há quem diga que o cão é o melhor amigo do homem, apesar de achar que são animais diferentes o cavalo é sem dúvida um Grande Amigo!!
Desculpe o testamento, um beijinho grande MLG.
Nota: quando for montar, descreva a sensação p.f.
Beijinhos muito grandes
Até 2a feira
Obrigado Silvia pelo seu comentário. Gostei muito de o ler. Sabe que eu ainda não monto mas em breve vou começar a montar. Não faz sentido ter cavalos e não saber montar. Esteja à vontade para escrever quando lhe apetecer. Sempre que puder eu respondo. Um beijo
Amo cavalos , e o Manuel tem fotos lindaaaaaaaaaaaaas , com esses animais lindos ,e poderosos , por isso eu gosto tanto de visitar o RIBATEJO , passar aquelas estradas e ver TOUROS e CAVALOS . respirar aquele ar puro , fico com baterias carregadas para toda a semana ,, Obrigado pelas lindas fotos que partilhou..
Obrigado Teresa. Gosto muito de fotografar. Um beijo
Boa tarde Manuel Luís. Depois destas imagens palavras para quê? Simplesmente maravilhoso.O Manuel Luís monta a cavalo? Dizem que é uma sensação única.Continuaçao de umas felizes férias.Sejam felizes .Obrigada pelas belas fotografias.Um grande abraço.Gertrudes
Ainda não monto, mas hei-de aprender e em breve. Não faz sentido ter cavalos e não montar. Um beijo Gertrudes
Manuel Luís tem muito bom gosto pelos cavalos
Infelizmente nunca montei mas seria um grande desafio mas adoro cavalos e o meu animal preferido!
Parabéns felicidades
Eu como apaixonada e praticante da modalidade, Dressage acho um eterno gosto da vossa parte e consideração pelo potencial do nosso Nobre cavalo Lusitano!
Adorei a publicação!
Meus cumprimentos!
Obrigado Margarida. Um beijo