26 de Dezembro
8.00 horas
A cidade acordou pálida de tanto frio e alguma humidade, porém não nevou (ó que pena!). Ainda me lembro do nevão que no Natal de 2000 se abateu sobre Nova Iorque, paralisando os aeroportos por dois dias e eu embasbacado por nunca ter visto neve a cair. Costumo dizer que esse foi o melhor presente que alguma vez recebi, ainda por cima, vindo dos céus!
10.00 horas
No MoMA (Museu de Arte Moderna), para fruir de algumas das suas mais notáveis obras. Na impossibilidade de ver tudo, opto sempre, em qualquer museu, por escolher uma exposição temporária ou parte do acervo, ficando,assim, com vontade e motivos para voltar.
O banhista
Paul Cezanne
Natureza morta com três cachorros
Paul Gauguin
As meninas d’Avignon
Picasso
Noite Estrelada
Van Gogh
Parque
Gustav Klimt
A dança
Henri Matisse
Eu no meio das pessoas
12.00 horas
Na FAO Schwartz, ainda a mais famosa loja de brinquedos de Nova Iorque.
Nunca lá havia entrado, mas sempre tive ganas de o fazer, talvez motivado por alguns filmes, como o “Sozinho em casa 2”. E não é que me apeteceu criançar?
13.00 horas
A caminho do Metropolitan Museum embrenhei-me pelo Central Park, um oásis de mais de trezentos hectares no meio dos arranha-céus, também ele tantas vezes cenário de aventuras cinéfilas.
14.00 Horas
“One Met many worlds!”
Desta vez no Metropolitan, optei por uma exposição de bronzes americanos de entre 1850 e 1920. E não podia deixar de ver uma das suas atracções mais desejadas em cada quadra natalina: a sua árvore e o presépio barroco napolitano.
17.00 horas
Já a noite caiu sobre a cidade. A lua esconde-se entre névoas e penumbras. Por todo o lado milhares de pessoas e luzes, luzes da festa que já lá vai e da outra que ainda há-de vir e que mobiliza sempre meio milhão em “Times Square”. Confesso que “já dei para esse peditório”, pelo que tenho outros planos para a passagem de ano. Agora não vejo a hora de parar, que isto entre a avenida 44 e a 85 foi sempre a penantes, ida e volta, e a idade já não perdoa como se usa dizer. Mas isto sou eu a brincar, que entre Arte e descoberta, nunca os meus passos hão-de doer.
Caro Manuel,
Irei em breve a Nova Iorque passar a minha lua de mel. Poderia sugerir-me algum bom hotel que conheça ou até o que está hospedado (se estiver a ser do seu agrado)?
Um beijinho e bom ano! 🙂
No inicio do mês de Dezembro estive em Nova Iorque em Lua de mel. E ver as suas fotos já deixa tantas saudades!
Nós apanhamos dois dias de neve. Foi fantástico!
Tenho uma foto na FAO mesmo parecida com a sua. Só o peluche é diferente 🙂 Aí, também voltei a ser criança.
Um excelente 2014 para si!
J.L.Goucha adorei ver os quadros, i suas fotos na casa dos brinquedos, o que quer dizer que é juvenil na alma , i tambem lhe quero dizer que o tecido adamascado ouro i preto fazia un lindo casaco, (idéias de uma costureira reformada, que sempre gostei de fazer peças de( avangarde) isto é Françes pois jà não me lembro da palavra en Portugues.
continui a nos deixar descobrir territorios desconhecidos
Olá Manuel!
Desde já continuação de boas férias! Será que posso pedir um favor ….já que tem uma máquina fotográfica de excelente qualidade podia ir a Rockefeller Center e tirar uma foto à árvore de Natal, é só para ter uma ideia daquilo que irei ver daqui a 2 ou 3 anos, se tudo correr bem, quando lá for por esta altura! 🙂
Obrigada.
Obrigada Manuel Luís pela partilha. Aproveite bem a sua estadia nessa cidade de todos os sonhos. Eu, contento-me em visitá-la através dos seus olhos, das suas pernas e das suas palavras. beijinho
NOVA IORQUE a cidade que não dorme….
Tudo é fascinante desejo um dia poder conhecer. Até que isso acontece vou “degustando” com a belas imagens que o Manuel Luís tem a gentileza de partilhar connosco. Obrigado.
http://youtu.be/Qvj6ku0_Eko
“I want to be a part of it…”
Aproveite bem. beijinhos.
Olá Sr. Manuel .. Boas ferias ! Podia dizer-me qual a marca da sua câmara fotográfica ?? As fotos são de ótima qualidade ! Beijinhos
Adorava um dia poder fazer essa viagem, mesmo, era e é um sonho, talvez quando chegar à sua idade, tenho 45, consiga!
Parabéns, e continuação de boa viagem e continue a contar-nos os seus passeios, adoro!
Beijinho
Obrigada Manel pelas fotos dos quadros lindos,so assim tenho possibilidade de ver essas maravilhas k gosto e de outra maneira nunca veria.Nunca terei palavras suficientes para lhe agradecer.Que seja por mts anos k possa fazer essas viagens,embora eu jànao o deva puder acompanhar por mts mais anos.Um bom regresso a Portugal,eu irei no dia7 espero jà ve-lo dia 8 na TV.Um abraço
Foi com enorme gosto que descobri este cantinho…
Faça uma boa viagem e entre em 2014 com tantos, ou mais, projectos que em 2013!
Beijinhos
SJ
Manuel, sugiro-lhe perto da Broadway uma pequena casa de sandes com sabores portugueses (morcela, sardinha, alheira, bacalhau, entre outros). O dono pelo que me lembro era meio português, meio italiano e muito simpático. Julgo que também tem um restaurante em Lisboa. A casa chama-se City Sandwich, tem site e facebook.
Boas férias!
Conheço bem o dono. É o chefe Micael Guerrieri. E dado que estou na Broadway vou tentar. Obrigado.
E o chefe nada tem a ver com ascendência portuguesa mas sim italiana. Em Portugal tem alguns restaurantes, como o Mezaluna.
Aí que inveja da boa que sinto ao dar conta dos seus passeios por NY.
Aproveite imenso que depois queremos saber todos os pormenores!
Beijinhos e continuação de boas memórias
Catarina
Olá Manuel.
Muito obrigada por partilhar estes momentos das sua férias connosco. Desde pequena que sonho ir a Nova Iorque (e não só), mas como vai a vida isso não me é permitido. Acredito que um dia terei essa oportunidade, até la fico com estas imagens maravilhosas. Admiro-o não só pelo seu trabalho mas também pela pessoa que é.
Beijinhos e Feliz Ano Novo
P.S: No dia 25 não passei pelo facebook nem pelo seu blog por isso parabéns um pouquinho atrasados
;Manuel estou mortinha de inveja ( da boa ) neste momento ..um dos meus sonhos é ir a Nova York…..especialmente no Natal. Perdi-me nas suas fotos. Feliz ano Manuel e tudo de bom para si, pois se existe alguém que merece tudo de bom é o Manuel. beijinho um dia serei eu a tirar fotos como essas ai em New york =)
ADORAVA IR A NOVA YORK DEVE SER UM MUNDO Á PARTE TENHO FOTOS DO MEU FILHO LÁ . JÁ TENHO 71 ANOS ELE DIZ K. SÃO MUITAS HORAS DE AVIÃO E PODER-ME IA PREJUDICAR PORQUE SOFRO DO CORAÇÃO EU NÃO ME IMPORTAVA DE IR MORRIA MARTA MAS MORRIA FARTA .FELIZES OS K. LÁ VÃO O K. OS OLHOS VÊM NINGUEM NOS TIRA. DESEJO-LHE FELICIDADES. VÁ A TODO LADO ENQUANTO PODE . UM GRANDE ABRAÇO AO HOMEM E AO PROFISSIONAL
Desejo de umas ótimas férias e um 2014 tão cheio de projetos como foi 2013,beijocas grandes de uma grande admiradora.
Olá Manuel , é sempre com enorme prazer poder ver e viajar nem que seja no meu imaginário com as fantásticas imagens que publica. Para mim Arte , viagens e cinema são os meus maiores obis , mas infelizmente a Vida não me deixa usufruir desses desejos logo viajo com aqueles que partilhar os seus passeios, memorias , viagens ….. enfim adoro o como pessoa e apresentador continue pois ainda tem muito para nos dar . Feliz Ano Novo !!!! Beijinhos Marlene
Que tenha umas boas ferias….