O assunto do momento nas redes sociais!

Hoje no esgoto das redes sociais não se fala de outra coisa: ai que a Judite de Sousa fez uma birra e supostamente terá destratado um colega, neste caso um repórter de imagem. Isto no Brasil, no decorrer da recente cobertura das eleições presidenciais. Que vemos então nas imagens que abusivamente foram gravadas à revelia dos protagonistas desta história? Uma Judite algo enervada, por não se sentir confortável no local onde se encontrava antes de fazer um directo para Lisboa. Percebemos pelas imagens que ela se queixa de não conseguir abrir os olhos, dada a luminosidade, que reclama junto do colega uma solução que lhe resolvesse o incómodo lembrando-o de que é ela a mandar na equipa e não outrém do lado de cá do Atlântico. Só mesmo quem não perceba népia de televisão é que estranha o facto da jornalista ter “puxado dos galões” a minutos de entrar em directo e numa evidente situação de stress, perante a eminência de não ver resolvido o problema que poderia pôr em causa a qualidade profissional do seu trabalho. Eu próprio já fiz parte de três equipas de profissionais destacadas para a cobertura de outros tantos casamentos reais, sempre lideradas pela Judite, e não houve qualquer problema sabendo perfeitamente quem ali mandava. Entenda-se mandar como assumir a responsabilidade por todos. Repito: aquilo que as imagens mostram é uma banalíssima altercação (bem pouco violenta, por sinal) entre colegas de trabalho numa situação de stress. Quantos de nós já não vivemos situações semelhantes logo sanadas com um pedido de desculpas? Abjecto aqui só mesmo quem gravou tais imagens e as pôs a circular (talvez até as tenha vendido). Na senda inquisitorial que as redes sociais fomentam há quem não queira ver o óbvio! Estranho mundo este!

37 comentários a “O assunto do momento nas redes sociais!

  1. Luiz Dias

    Caríssimo Sr. Luís Gouvha,devo confessar que acaba por ser mais divertido ler a panóplia de comentários do que propriamente suas divagações literárias no seu cabaré.
    Mas permita dizer que concordo em pleno com a sua opinião sobre o tema Judite de Sousa , é de facto como diz. Ponto final.
    O que me não parece tão evidente é referir-se às redes sociais como ” esgoto “. Que me recorde nunca chafurdei em qualquer esgoto ao longo dos meus 61 anos. E só lhe fica mal , a si pessoa que chafurda todos os dias no esgoto televisão reflectir com total desprezo pelos cibernautas das redes sociais. Como tudo na vida há mau , mas também bom. Não queira por todos a andar na mesma bitola pois até estas as há diferentes.

    Responder
  2. Madalena Ferreira

    Boa noite,

    Parece-me alarido a mais, para esta situação. Nem se quer está em causa o profissionalismo da jornalista, são coisas que acontecem. No entanto dizer a um colega “Quem manda sou eu”, também não me parece justo!
    Foi na TVI – se fosse na RTP? Estava mais preocupada!

    Um abraço,

    Responder
  3. Mariana

    “Esgoto das redes sociais”?! Ou esgoto de mídia que querem visualizações!? Nem todos que usam o “esgoto” das redes sociais utilizam para apodrecer a nossa sociedade… existe quem utilize as redes sociais para adubar / enriquecer o conhecimento desta sociedade. Penso eu…

    Responder
  4. Alice Sousa

    Caramba, até aqui neste lugar (cabaré do goucha) insistem no mesmo. Viver em democracia é isto? É podermos falar, opinar e desertar em tudo e todos, de forma maldosa, desrespeito?
    Falar da vida pessoal da pessoa em questão?
    Ponham a mão na consciência e amanhã não vão como de costume pedir rendição à Igreja. Manuel Luís, é a segunda vez que escrevo no seu espaço, lúdico educativo, se soubesse o quanto gosto de si, e o quanto mudei algumas atitudes depois de o conhecer na caixinha mágica, beijinhos. Bom trabalho.

    Responder
  5. Margarida

    Nunca imaginei a Judite de Sousa descontrolada e com tiques de menina mimada como aparece neste vídeo que infelizmente nos foi dado a conhecer.
    Uma desilusão.

    Responder
  6. Carlos Portelo

    Um artigo muito correto que faz jus ao alto profissionalismo de Judite de Sousa.
    Agora parece ser “moda” arranjarem-se algumas “vítimas” para espancar.
    Começa a ser um clássico da má língua nacional “bater” na Judite de Sousa e na deputada Isabel Moreira. Mesmo que não concordemos num aspeto ou noutro com as suas atitudes e opções há que ter o discernimento para distinguir os aspetos que consideramos negativos dos positivos que certamente em ambas as personalidades, anteriormente referidas, são maioritários.
    Devemos ter a capacidade de elogiar e não de entrar em ondas de maldizer.
    Afinal a vida é tão curta para estes “ódios” de estimação. Há que elogiar e aplaudir porque ninguém é perfeito.

    Responder
  7. Sidalina Rosa

    Sabem uma coisa? É tão fácil e tão banal julgar, não dá trabalho algum. Quando a maldade vive disso, então ainda melhor. Agora, entender/compreender/perceber, é que dá uma trabalheira daquelas…

    Responder
  8. Emilia Coutinho

    Tenham vergonha olhem para voces primeiro depois falem deixem a sra trabalhar se a inveja matasse muita gente morria força Judite nao vas abaixo que é o que os maldosos querem gosto muito do teu trabalho parabens

    Responder
  9. Sílvia pinho

    Antes demais
    Bom dia Goucha
    Para mim enquanto espectadora, acho triste é até uma grande falta de ética, o circular destas imagens na net, é visível o transtorno que existe na jornalista, e que mostra que ha falta de profissionalismo da parte da equipa.
    Mais triste é ter que se impor, pois bastava o bom senso de quem está ali.
    Estar em pleno Brasil e ter que ligar Lisboa, revela uma imaturidade tremenda.
    Realmente alguém tem que ter capacidade para liderar
    Não vejo nada demais da parte da jornalista, simplesmente vê se aflita e tenta resolver a situação.
    Em Lisboa para mim é a meu ver tratava do despedimento do colega, que fez circular esta imaturidade.
    As pessoas têm de compreender que no local de trabalho, nestas situações não se brinca, e honestamente, para mim é para o que tenho visto, há muito trabalhador que brinca, que não sabe quando deve respeitar, falta de empatia enfim
    Espero que fique tudo bem com a Judite
    Melhores cumprimentos

    Responder
  10. Pedro Vasconcelos

    Caro amigo goucha no meu ver acho que é alarido a mais estão a fazer uma tempestade num copo de água pois para denegrirem uma pessoa e mandar mais lenha para a fogueira as pessoas mais vale estarem caladas.grande abraço e bom fim de semana Pedro Vasconcelos

    Responder
  11. Maria Damião

    Por favor não coloquem os Portugueses todos no mesmo saco( Manuel Luís tem toda a razão,quem num estado de stress,) gosto da Judite de Sousa,da pessoa que é,e da jornalista e entendo muito bem os momentos de tensão, quem nunca teve que atire a primeira pedra! Beijinhos Manuel Luís bom fim de semana!

    Responder
  12. F Monteiro

    A Judite de Sousa a ser criticada (como se de critica se tratasse) por ser uma profissional. Aquele não era o ângulo, ponto. E em momentos decisivos é assim.
    Já do acto de recolha e divulgação das imagens sem conhecimento e autorização de Judite de Sousa ninguém fala… Vamos num caminho…

    Responder
  13. Antonio A A Martins

    Por favor deixemos essas coisas tão banais. E falemos de PROFISSIONALISMO.EXCELENTÍSSIMA Sr JUDITE DE SOUSA. EXCELENTÍSSIMA PROFISSIONAL o resto é mera especulação.parabéns ex sr com S maiúsculo beiji com todo o respeito que tenho por Si.

    Responder
  14. Pedro

    Ficou muito feio a forma como falou com o colega que de certeza estava a tentar resolver a situação. De certeza que nunca ia por a liderança da Judite em causa, apenas reportar a Lisboa a situação, na esperança de uma solução. Muito feio estes tiques de vedetismo e prepotência. Enfim…

    Responder
  15. Carolina

    E não me surpreende… A memória é curta! Ou já se esqueceram da reportagem com um corpo atrás em Pedrógão? Esperem não era o filho, mas era filho de alguém! Enquanto jornalista e profissional vale zero, enquanto pessoa não sei, e honestamente nem me interessa! Não sigo manadas!

    Responder
  16. Susana Bastos

    Manuel Luís gosto sempre de o ler e de o ouvir. Respeito-o muito, tenho muita admiração por si. Gostava de poder cruzar-me novamente consigo nos corredores da TVI… 14anos depois tenho a certeza que seria diferente… Obrigada pelo ser humano e profissional que demonstra ser!!!! Obrigada!!!!

    Responder
  17. Isabel

    Cada dia k passa tenho mais vergonha de ser portuguesa !
    Quem somos nos para julgarmos sem conhecer os motivos de alguem que faz um trabalho de excelencia na televisao portuguesa ,quem nunca teve um desentendimento com um colega de trabalho ?
    Urgente :mais humildade e compreensao por favor!
    Vamos parar de julgar,de desprezar de envenenar pequenas coisas que acontecem e so prejudicam quem nao merece e faz por nos um trabalho meretorio de trazer ate nos a informacao!

    Responder
    1. Pedro Vasconcelos

      Eu acho que não havia necessidade de tanto alarido por causa de uma coisa tão normal e insignificante como esta que por vezes acontece entre colegas independentemente quem possa mandar porque sendo assim as pessoas que falam só estão a mandar mais lenha para a fogueira e essas pessoas deveriam era estar bem caladinhas

      Responder
  18. Azucena Dias Arroso Vieira

    Meu querido Tio Gocha
    Acho que voçe descreveu beim o que acotezeu e uma pena que en lugar de dar valor a nosa gente ,sempre estejamos a criticar e dizer comentarios cheios de enveja .Mesmo uma pena este tipo de gente triste .Voçe como sempre un Senhor un grande Senhor a tentar que o ponto de vista de este tipo de gente seja mais positivo.
    ADORO O SENHOR MANEL

    Responder
  19. Miguel P.

    Goucha, acho que está a ser muito parcial. A Judite parece uma histérica, descontrolada. A forma como ela fala com o colega é desprezível.

    Responder
  20. Maria Augusta Pereira Ribeiro

    Eu gosto da Judite é uma grande jornalista. Mas já vi cada comentário que faz doer alma. Essa gente se calhar nunca se chateou com os colegas. Como é possível esse vídeo passar para as redes sociais? Só mesmo de quem tem ivenja do trabalho desta grande ssnhora. O ser humano quando quer é tão mau. Se passassem um bocadinho o que a Judite já passou, fechavam a boca. Beijinhos e boa noite Manuel Luís. Adoro o Senhor!

    Responder
  21. Vânia

    Como é que se dá tanta importância a este momento de trabalho, junto a tensão, e se esquece a profissional que é a Judite!

    Gosto cada vez mais de si Manuel, goste o ver, ouvir e de o ler!

    Responder
  22. Ana Cristina

    Vi por 2 vezes o vídeo e o que me apraz dizer é que concordo com o conteúdo. Não concordo nada com a forma.
    Não se fala daquela maneira com ninguém. Numa situação de stress podemos ser mais duros, incisivos mas nunca perder a compostura e a educação. Achei que a dada altura a Judite de Sousa , que admiro muito como profissional, descompensou um pouco.

    Responder
  23. Ruben Silva

    A Judite de Sousa é uma grande profissional. Amo o seu trabalho e vejo nela uma referência da televisão do jornalismo. Não é qualquer um jornalista que faz o que a Judite já fez. É uma profissional de mão cheia. Parabéns

    Responder
  24. Paulinha Velez

    MLG
    Sabe o que gosto mais em si…além do ar traquina 😉 é o seu sentido de justiça…
    Redes sociais precisam deste veneno pata sobreviver..
    Enfim estranho sim do este que ja não vive sem dizer mal…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *