Flores o ano todo!

O seu nome científico é “Limonium sinuatum” porém popularmente é conhecida como “estátice”, ”lavanda do mar” ou ainda mais como “sempre-viva”. É uma planta de vida curta e apresenta flores de cores vibrantes, entre o amarelo ocre, o rosa e o azulão, por isso, nos jardins, é indicada para maciços e bordaduras. Pode ser plantada a partir de sementes ou de mudas, em locais com bastante luz natural. O mais interessante é o facto das suas flores manterem-se coloridas, por muito tempo, depois de secas.
Lá no monte tenho-as por todo o lado. Compro-as a uma senhora que vende no Rossio de Estremoz, em sábados de feira, e os arranjos persistem por largos meses, posso mesmo dizer que de um ano para o outro. Assim a casa apresenta-se sempre num triunfo de cor.

17 comentários a “Flores o ano todo!

  1. Helena Loureiro

    Olá.

    Cada recanto mais lindo que o outro. Também gosto muito e tem anos que também salpico a minha casa com elas.

    Continue a mimar-nos com as fotos desse monte tão lindo.
    Mantenha essa alegria de viver que nos contagia.
    Helena

    Responder
  2. Dalila

    Olá Manuel Luís, cá pelo Ribatejo são conhecidas por flores de papel, mas também como flores de cemitério, exactamente por isso, porque duram muitíssimo tempo bonitas. Apesar de na minha zona só se usarem no jardim ou no cemitério e por vezes haver um bocadinho de preconceito em relação às mesmas por isso, confesso, fiquei com vontade de fazer uns arranjos cá para casa. .. Acho que destas os meus sphynx não devem tentar comer. Obrigada pela bonita partilha.

    Responder
  3. Ana

    Adoro essas flores.desde criança que as conheço como flores de papel,os meus avós já as possuíam nas hortas.a pouco tempo fiquei a conhecer o seu verdadeiro nome.oriunda e orgulhosa do Alentejo , ainda hoje as compro e faço lindos arranjos …que duram meses e meses. São bastante acessíveis e nunca perdem a sua beleza. Pode colocar se água ou não,ficam sempre lindas.

    Responder
  4. Maria Jose Ribeiro

    No mes passado fui ao masoleu onde se encontram aqueles que amo e nao estão presentes e fiz um arranjo florar com as ditas flores de papel e ficou muito bonito…

    Responder
  5. gracinda alves

    São lindas essas flores a minha mãe cultiva campos delas para vender para floristas. Tanto chamamos de “estátice “ou flores de papel. Manuel Luís sou sua fã e da Cristina também, adoro-vos, todos os dias almoçam comigo, beijinhos….

    Responder
  6. Carina Serra

    😉 por aqui, beira baixa, ainda lhe atribuem outra designação, para além das que referiu, são ainda conhecidas por flores de papel… Eu também as admiro pela suas cores e duração 😉 Por curiosidade, coloca água para que perdurem no tempo?

    Responder
    1. MLG

      Olá Carina
      Não coloco água e deixo-as secar naturalmente. Obrigado por me informar do nome pelas quais são conhecidas na Beira Baixa. Faz sentido pois parecem de papel quando secas.

      Responder
    2. Fernanda Calçada

      Para que se aguentem bonitas por mais tempo, devem ser secas, ou seja não levar água… eu compro e seco-as com a flor para baixo (chamo de cabeça para baixo) o pé fica sempre bonito… se meter em água o pé têm tendência a ficar castanho e com bulor e ganha cheiro a choco. Depois de secas é que as coloco em jarras sem água, duram meses e meses e não perdem a cor.

      Responder
  7. Maria de Fátima Tomás da Silva

    O senhor é mesmo um SENHOR .
    O meu PAI, que já faleceu não perdia um programa seu . A minha FILHA, com 22 anos, desde a fase de “aborrecente” que adora seguir as suas viagens nas redes sociais! ( É uma filha fantástica, mas com gostos muito belos e especiais ) . ” Aí Mãe o Goucha agora está ali, aí agora…” Bem haja SENHOR pela partilha dos seus gostos pessoais . Muitas felicidades.

    Responder
    1. Lucia Emiliano

      Adoro os seus programas e os seus posts adorei estas flores estou no Canadá mas gosto muito de ver os programas e a Cristina felecidades .bjs.

      Responder
  8. Paulinha Velez

    MLG

    Flores de papel ….é assim que as conheço,adoro aquela mistura de cores.Duram muito se nao fosse o pó…era para a vida toda.

    Beijsss

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *