Arrasto-me para a mesa do pequeno-almoço (fruta, iogurte, sumo e chá) sob um sol, até que piedoso, e o canto das cigarras (como cantam!). Dali para uma aula de ginástica, para castigar os músculos pela mandriice de tantos anos.
Depois umas braçadas, que volta e meia repito, para logo a seguir me entregar, avidamente, à leitura do último romance de Miguel Sousa Tavares. Não tarda é hora de almoçar: peixe ou carnes brancas e saladas, muitos verdes, que jurei que hidratos de carbono só quando regressar a casa e há-de passar a ser apenas uma vez por semana. Doces nem vê-los… (quem diria deste lambareiro confesso!), guardados ficam para o dia de pecar.
Mais umas horas de leitura, de papo para o ar, até à caminhada ao final da tarde por entre vinhas e olivais, que é quando eles são aspergidos de ouro e se revelam mágicos, convidando à quietude e reflexão.
Só não digo que é uma espécie de “sunset party”, como agora se usa, porque me recuso a ser colonizado por outra língua quando tanto me orgulho pela nossa ser tão rica. E depois gosto da expressão “pôr do sol”, como que a anunciar a sua deita, sabendo que nesse momento se estará a levantar noutra dobra do Mundo. Mas que é festa, e dos sentidos, lá isso é. Tantos os aromas que inebriam, como o do alecrim, o da alfazema, o da camomila ou o do jasmim. Tão longes os horizontes onde pousamos o olhar e acalmamos a alma. E logo eu que me tenho como pouco contemplativo.
É que o tempo é mais tempo, quando se está longe da confusão. É nestas alturas que prometo não me perder em sentimentos menores, ser melhor do que fui, para ganhar, de novo, o caminho.
Não falta muito para a lua se apoderar da noite. Calam-se as cigarras e é, agora, a vez dos grilos afinarem seu canto. É a natureza a triunfar.
Depois destes últimos cinco dias de “dolce fare niente” (será mesmo?), sigo amanhã viagem para a cidade aberta, de tão desmesurada que é em tudo e sobretudo na Arte. É nela que morro para renascer!
Olá Manel, onde é esse lugar Fantástico?
Alentejo?
Itália? Hummm….
Beijinhossssssss para si e para os 4patas todos lá de casa!!!!!!!!!!
obrigado goucha por seres assim contibuiste muito na minha cura conseguiste que eu pusesse toda a medicação de lado e visse a vida de outra maneira sou tua fa a muitos anos e adoro te nunca deixes de ser quem es mjs ju
Fez-me lembrar o Alentejo. Muitas semelhanças mesmo.
Também me fez lembrar o nosso Alentejo. Um beijo
Manuel Luís, o não fazer nada é maravilhoso com a quietude do campo, das côres da natureza, os cheiros com a música do vento nas copas das àrvores e o chilrrear dos pássaros tudo se torna numa calmaria que não conseguimos ser indiferentes. Adorei as fotos, e os textos tão bem escritos que nos levam para dentro delas por alguns instantes, porque na real estamos em frente de um PC, mas vale a pena sonhar. Obrigada.
Bom dia Manuel
Está (esteve) no paraíso?! É que as fotos e as palavras que usa para descrever o sitio onde descansou, transportam-nos á ideia que temos do Éden.
Volte renascido!!
Abraço
L.Amores
Procuro sempre fazer uma semana ou um pouco mais assim. Gosto de férias em grandes cidades,pela oferta cultural, mas nos meses mais quentes, preciso de uns dias assim em pleno contacto com a Natureza. Descobri coisas maravilhosas. Um beijo Luisa.
Bom dia Gouchinha !!
Adorei as suas fotos ,adoro-o a si …como a sua vida mudou e como lutou para a mudar ,como se tornou a pessoa maravilhosa que é …orgulho-me de existirem pessoas assim que mudam …
Acho o um apresentador maravilhoso ,mas acima de tudo um Homem com M grande …tenha isso o significado que tiver …
Obrigada por partilhar um pouquinho da sua vida com todos nós ,tenho 37 anos e confesso que para mim é um dos maiores exemplos ,obrigada por isso
Beijinhos recheadinhos de chocolate
Olá Manuel Luís !
Sempre o admirei pela sua frontalidade,pela cultura,pela educação,pelo bom gosto que tem.É um ser maravilhoso de enorme sensibilidade e humanidade que tem!Hoje pela primeira vez, vi li e reli o seu Blog.
Simplesmente maravilhoso!!!É um homem talentoso sem dúvida.
Parabéns!
Beijinhos
Maria Ricardo
Fico contente por ter gostado. Este é um lado meu menos conhecido mas intenso. Um beijo
Olá Manuel Luís! Provavelmente não se lembra de mim, já tive ocasião de estar consigo num dos programas do”Voçê” devido a um concurso que participei! Gostei muito de o ter conhecido e dos minutos que conversámos! É uma pessoa que admiro muito mesmo, pelo profissionalismo, boa disposição e humildade 🙂
Adorei as fotos, está com um ar tão tranquilo e feliz! São as coisas boas que as férias nos fazem! Aproveite os últimos momentos e bom regresso!
Beijinhos
Claro que me lembro de si. E de termos falado sobre a Grécia. Um beijo e bons doces. Obrigado.
Olá Manuel Luís, sou sua fã e da Cristina há muito tempo. As suas fotografias são lindas e como sempre tem tudo a condizer, os óculos e o relógio com a roupa e os sapatos. Adorei a sua atitude para com a andorinha é pena não a poder trazer consigo.
Boas férias
Bjs
Olá Manuel
Lindas as fotos,maravilhosas as paisagens mas o que me enche o coração são as suas palavras,que nos levam a viajar consigo.Sempre o admirei pela classe e cultura,mas acima de tudo compartilho o imenso amor aos animais. Hoje fiquei emocionada ao ver no facebook a sua foto com a pequena andorinha,e por alterar o seu programa por aquele pequeno ser. As suas roupas de verão são um arco irís maravilhoso. Boas férias e um beijinho.
Lindas fotos, esse lugar é magnifico! Sou suspeita, porque adoro o campo, os barulhos do mesmo, ou seja, pássaros, o das árvores, quando há um pouquito de vento…. É maravilhoso sentir por vezes o barulho do nada! Já deve ter sentido isso alguma vez… Um grande abraço da Maria Fernandes.
Obrigado Dulce por gostar de nós. Beijo
ola tio goucha está tudo bem notasse que sim lindas fotos nunca me atrevi a fazer comentários mas hoje apeteceume pronto para lhe dizer que está lindo muito cheio de cor um abraço continuação de boas férias
Fizeste bem. Um beijo
ola MANUEL LUIS estive agora a dar 1 olhadela e adorei esta tudo lindo e com muita classe;volte depressa para as manhas da tvi porque sem você não é a mesma coisa!!!!!!!estou na CORSE e você e a minha companhia todas as manhas assim sinto-me mais em casa!!!!!!!!!!!beijinhos
Um dia publicarei aqui recordações de ferias na Córsega. Um beijo
Como é possível que posts tão bem escritos e cheios de alma tenham poucos comentários! E escrever um livro? 🙂 Não precisa de netos para contar as suas histórias quando tem os netos do Mundo inteiro 😉
É natural que haja poucos comentários. As pessoas comentam no facebook onde são colocadas chamadas de atenção para os textos aqui postados. Um beijo e obrigado pelas suas palavras.
Olá Manuel, que bom vê-lo com esse sorriso maravilhoso sob esse sol radioso! As cores airosas que veste e as palavras prosaicas que escreve são uma delícia e ficam-lhe tão bem 🙂
Desejo-lhe umas férias descansadas, despreocupadas, durante as quais possa rir, passear, aprender e mostrar-nos todo esse esplendor que irradia 🙂
Beijinhos*
Manuel Luís, tenho crescido com os seus programas matinais. Durante muito tempo acompanharam-me enquanto tinha as minhas manhãs livres de aulas. Agora que já me licenciei e tento encontrar algo fora do país, vejo os vídeos do programa no site da TVI. Tenho uma admiração profunda por si e partilho consigo alguns valores e ideais. Espero que continue sempre rijo e divertido como só o Manuel pode ser, mantendo sempre a elegância e o bom gosto. Um beijinho enorme de admiração para si e para a Senhora sua Mãe.
Carolina
Desejo-lhe o melhor. Obrigado por me acompanhar há tanto!
Manuel Luís, sou sua fã desde muito pequena sempre gostei de si da sua presença e principalmente da sua maneira honesta de se apresentar na vida bem como na televisão.
Espero que as suas férias estejam a ser tudo de bom e que venha com mais energia e felicidade.
Um beijinho,
Paula Félix
Desejo-lhe o melhor da Vida.
Manuel,
Parabéns pelo blog, com muito bom gosto como não podia deixar de ser.Adoro as fotografias!
Bjs
Obrigado. Um beijo.