Confesso que não sou de ir em Carnavais, não faz o meu género, mas não deixo por isso de me interessar pela celebração no que ela comporta de elementos e significações. Não se pense que o ciclo do Carnaval se circunscreve apenas aos três dias que vão do Domingo Gordo à Terça de
todas as folias, tudo começa, em vários pontos do país, ilhas incluídas, com os dias “dos Compadres” e das “Comadres”, sempre à quinta, nalgumas localidades é ou, pelo menos, era logo a seguir aos Reis, com uns e outros feitos bonecos de palha e roupas velhas.
Até nos manjares a quadra tem que se lhe diga, que os há fartos e melhorados, com prevalência da carne e sobretudo da de reco. Aprendi no Porto, quando por lá me quedei com agrado, que a orelheira é obrigatória, por isso de venda exibida em tudo quanto seja talho, e o ideal é cozinhá-la com feijão branco, mas também pode ir a focinheira, o rabo ou o pé. Todos os excessos são permitidos, até os da mesa, ou não fosse do povo o dito que “no Entrudo, se come tudo”.
É o adeus à carne, que enterrado o Entrudo, logo sobrariam quarenta dias de abstinência para se levar a sério, e com devoção, até aos repiques de aleluia. No que toca aos doces são dias de se fazerem filhoses e outros fritos, isto consoante a região. Terá toda a festança, diz quem sobre isso estudou, a ver também com práticas antigas de expulsão das malignidades do Inverno, quando o tempo novo não tarda(va).
Também as folias são diversas, consoante as localidades, e se algumas importam modelos mais tropicais e que nada têm a ver com a nossa tradição, outras mantêm-se fieis às mascaradas e trapalhices. Pena que entretanto muito se tenha perdido, como as cegadas da capital.
Torres Vedras diz ter dos Carnavais mais antigos e a atestá-lo há documentos do tempo de D. Sebastião que já falam das brincadeiras populares. Com o surgimento da imprensa local, em finais do século XIX, passaram a ser habituais as noticias sobre o Carnaval de Torres, ainda que longe do que é hoje, cartaz turístico que atrai forasteiros de toda a parte.
O Carnaval de Torres tem sempre um tema escolhido atempadamente e divulgado à cidade através de um monumento alusivo que se inaugura com festa rija semanas antes do começo da folia. Este ano o tema é “Figuras e Figurões”, da política, do desporto, da sociedade em geral e tanto me falaram do monumento que quis ir ver com os meus próprios olhos.
Reconheci Cavaco e Mário Soares, na ala do reumático, lado a lado com Salazar ou, melhor, com o seu fantasma. Olha o António Costa, lá no alto junto ao Presidente da autarquia, a “gozar o pratinho”, que cá em baixo Coelho e Portas acertam o passo, como que a dizerem “tão
felizes que já nós fomos”. Que ao PAF deu-se um PUF, como quem leva chá de sumiço. E até Angela Merkl se faz presente, talvez para controlar os gastos, com Hollande e Sarkozy à ilharga.
No palanque, que domina a Praça da República, reconhecem-se outras figurinhas, como José Castelo Branco e sua Lady, isto no domínio do dito jet-set ou coisa que o valha, porque no que diz respeito ao desporto é um ver-se-te-avias de figurões: Pinto da Costa, Jorge Jesus, Luis Filipe Vieira, Bruno de Carvalho, José Mourinho… todos sem “tugir nem mugir”, que é coisa nunca vista.
Só não consegui perceber quem é este que se apresenta ao centro, de calças azuis, a fazerem pandã com as lunetas, casaco rosa, borboleta feérica e cabelo eriçado. Por certo um cromo… mas dos que não há para a troca!
E viva o Carnaval de Torres Vedras!
Poderá ver amanhã a reportagem no Você na TV.
E não +e que desta vez vai lá mais algum boneco com um ar familiar???não percebi bem quem era….mas tem um ar estranho….tem ar de manhãs,ahahahhahahahaha.
MLG
Benvindo ao mundo da alegria e fantasia!!
Tudo haver com a sua pessoa,,,agora vir a Torres Vedras e não avisar a população….
O Carnaval de Torres Vedras é o acontecimento do ano,por aqui nesta cidade o carnaval é vivido seis dias,,,sim seis dias sem parar,,,uma loucura.
Quando cheguei aqui ha tres anos foi precisamente na altura do Carnaval,,,e tive vontade de voltar para trás,,tal não era a confusão,,,mas com o passar do tempo que são pessoas unicas,,genuinas e que o Carnaval trás há terra muito mais que festa e folia.
Uma Camara que sabe trabalhar para as pessoas,com o lucro faz obra e se não fosse o Carnaval não havia nem um terço de tudo aquilo que o cidadão precisa.
Este ano pessoalmente,não há carnaval…tenho a sua amiga Luna muito doente ,mesmo muito doente…um abraço para si e tenha orgulho na sua estátua pois é a mais comentada e tem um lugar muito importante não só no conjunto de´´ figuras e figurões´´mas no coração destas pessoas simples e genuínas de Torres Vedras!
um abraço
Paulinha Velez
Goucha ( desculpa tratar-te assim… não andamos na costura juntos…mas e que somos da mesma idade 59+2 …)
Obrigada por teres vindo a minha terra ( TORRES VEDRAS) e falares no teu blog no nosso Carnaval, festa muito importante para nos Torrienses !!
Mas penso que vieste cá para veres se a tua “figura” correspondia ao teu verdadeiro perfil…que achas?? Estas favorecido???
Pois eu acho que estas muito bem e que os Torrienses ate foram muito simpáticos com a tua “figura”…e que eles as vezes fazem cada “FIGURÃO “…ahahahahh….
Brincadeiras a parte…OBRIGADO por ter dado a oportunidade da nossa terra fazer parte dos seus sempre tão lidos, comentários!
Aproveito para lhe agradecer a companhia , juntamente com a Cristina, que me fazem todos os dias….as vezes estou em “baixo” e são vocês com a vossa alegria e “maluqueira ” que me fazem rir…..obrigada por serem assim…..de gente convencida e armada em drs , esta o mundo cheio…..
Tal como o nosso Carnaval se ri de si próprio e brinca com todos sem maldade , assim vos vejo a fazer o mesmo…….bem hajam!!!
( Um dia mascara-te e vem ate cá, ao nosso Carnaval, podemos fazer uma aposta em como vais gostar….ahahha…)
Sem dúvida o melhor de todos
Nao acreditooooooo….esteve aqui na terra do carnaval …já lhe tinha enviado a foto da sua estatua …so grandes figuras estao no carnaval de Torres Vedras ….e voce é a mais querida.mas este ano nao posso ir brincar ao carnaval..a sua amiga luna esta muito doente e temos passado uns dias muito complicados ..mas fiquei feliz de o ver em Torres Vedras. um obrací
Simplesmente fabuloso! Que este ano ” S.Pedro” seja simpático e que possam fazer a mostra do trabalho.