Hoje Cristiano Ronaldo é herói da Nação porque deu três à Suécia. Agora, por uns dias, os do nosso contentamento, deixa de ser o arrogante, o vaidoso, o que não sabe falar, o que ganha obscenamente (como se não desse muito mais a ganhar) o que gasta balúrdios… De “besta” elevou-se à condição de bestial… e no olimpo ficará até que os mesmos que hoje o endeusam decidam, de novo, vilipendiá-lo. Esse é fadário de quantos se destacam da mediania pelo trabalho, pelo mérito, pelo talento, pelo génio. Nada percebo de futebol, nem faço questão, não conheço o nome da maioria dos jogadores, não vibro com vitórias algumas, nem as da selecção e não me venham com a treta de que isso é antipatriótico, mas jubilo sempre que há um português ou portuguesa que o Mundo conhece e aclama. Assim é com Mourinho, Maria João Pires, Paula Rego, António Damásio, Álvaro Siza Vieira, entre muitos outros e nas mais diversas áreas. São os melhores de nós e isso é que conta. O resto é pasto para os invejosos do costume. Confesso: nunca fui à bola com a mediocridade.
Partilho inteiramente o seu ponto de vista. E sempre pensei por que raio não temos orgulho no que é nosso? Sempre gostei do Ronaldo, não gosto apenas hoje. Mesmo quando as coisas não lhe saem bem, não deixa de ser o Ronaldo! Muito talento, mas acima de tudo muito trabalho, porque sem trabalho o talento morre.
Sublinho o que escreveu. E já agora, deixo aqui em jeito de elogio, que sempre que posso, vejo o vosso programa, sim porque você sem a Cristina e vice-versa são já indissociáveis. Parabéns fazem-me rir muito. Por vezes choro a rir, e eu adoro rir, obrigada!
sempre assim foi, nem vale a pena acrescentar mais nada, as suas palavras espelham aquilo que penso. Em todas as áreas, mesmo as que não têm notoriedade, as pessoas são assim. abraço até amanhã
Plenamente de acordo, Manuel Luís,sempre muito pertinentes as suas apreciações!
Não entendo, juro que não… Não entendo como é possível seres que partilham quase tudo, se proclamem superiores ao seu semelhante. O pais é o mesmo, e educação também, problemas , dificuldades, partilhámos tudo isso. Como posso dizer “os portugueses são assim…” assado, cozido, grelhado, mas eu não. Não será hora de dizer “Se é nosso é o melhor do mundo”? Ronaldo é o melhor do mundo, o Goucha é o melhor do mundo, o nosso governo é o melhor do mundo, os nossos médicos, os policias, os padeiros ,etc e até o meu vizinho de cima é o melhor do mundo, (apesar de fazer um pouco de barulho na cozinha a altas horas da manha. Mas tem de ser, acabou de chegar a casa, depois enfrentar uma vida que já de si é dura, não vou eu critica-lo nem dificultar-lhe ainda mais a vida) Valorizar o que é nosso, não só a perfeição, mas também o erro e o insucesso. Deixando de lado comentários e afirmações menos felizes, dando-lhes a importancia que realmente tem, nenhuma… Não posso mudar uma sociedade criticando-a, apontando os seus erros se eu proprio não identifico os meus, irei varoliza-la e ajuda-la a progredir. Decerto que será bem mais agradavel para mim o retorno.
Irei hoje idolatrar Ronaldo, com a mesma convicção que o fazei quando me servirem um bom café, e se esse não sair tão bom como de costume, não crucificarei o seu autor mas dizei, “não se aborreça, o café de amanha será melhor, porque você é o melhor do mundo…”
Também não sou apreciadora de futebol…..mas falando de Ronaldo ( pode ser que me engane ) mas no Mundial se tiver o azar de perder nos primeiros jogos , assim como o endeusaram ….rapidamente o vão deitar ás feras …Sim é verdade que a maioria das pessoa não gostam dele por inveja e é isso que me revolta a inveja dos que nada fazem para ser alguém ; ele lutou trabalhou pode fazer do seu dinheiro o que quiser e pelo que sei também é generoso . Como o Manuel fico feliz quando algum Português se destaca no estrangeiro mas o futebol tem mais força e muitos com grande valor não são reconhecidos .
Como gosto de ler as suas palavras cheias de sabedoria e bom senso! Continue a dar-me o “gosto” de as poder ler, nas madrugadas, como a de hoje, em que o sono foi embora. Gosto de si como é, como quer ser, como um senhor, enfim…
Eu André adorei o post do outro André o do vale xD se todos tivessem esse tipo de pensamentos eu adoraria este mundo.
Obrigado
Olá MLG!
Sim, é verdade que a maioria das pessoas eleva determinado profissional de “besta a bestial” ou vice-versa. Eu fiquei muito orgulhosa e contente por Portugal ter conseguido a participação no Mundial de 2014. De facto, é um jogador de alta qualidade e acho que se lhe deve dar o devido valor sempre e não recriminá-lo quando um jogo lhe calha menos bem. Fundamentalmente, neste caso, devemos dar valor a toda a equipa. Parabéns!
Como eu entendo este texto, e completamente de acordo em relação ao Cristiano Ronaldo, tanta gente que ontem passou a dizer que ele era o maior, quando até ali só dizia mal, não só o povinho, como pessoas com alguma projecção a nível publico.
Enfim somos um povo com muita inveja, por isso é que não somos felizes, claro que temos excepções graças a Deus.
MLG nunca deixe de ser como é… obrigada.
Quando se trabalha com afinco amor dedicação e em equipa,temos várias coisas de volta,o prazer com aquilo que fizemos,o orgulho de o termos feito,a cumplicidade,de o fazermos em equipa,mas também a inveja do mundinho de quem por incapacidade de suportar quem o fez, e por não conseguir fazer nada que se aproveite. Ser VENCEDOR dá MUITO trabalho, mas para o caso«Quem corre por gosto não cansa» e cada vez faz melhor,Deus abençoe quem assim é………….Abraço forte Manuel Luis……….
É bem verdade que infelizmente este nosso povo tem por hábito desvalorizar o que é nosso,mas neste caso em particular vai muito além disso.Este leva-nos a entrar no mundo do futebol e das rivalidades que por culpa de uma tal “clubite”,doença que faz com as pessoas deixem de enxergar a realidade,os leva a terem atitudes e comentários menos dignos e fora da realidade.O problema de muitos reside no facto de este não provir do seu clube tendo medo que este venha a destronar um dito “rei” que foi grande outrora.Este Ronaldo foi e é grande naquilo que faz e quem não lhe reconhece o devido valor não é com certeza português de alma e coração.Esqueçam as rivalidades clubísticas e deem o devidor valor aquele que já é considerado por muitos como o melhor jogador do mundo,e o melhor jogador português de sempre.
Colocou, como sempre, o dedo na ferida. Completamente de acordo consigo, especialmente na parte em que não gosta de futebol. É pena que os portugueses sejam, no geral, tão pequeninos nesta oisa tão grande de reconhecer o talento alheio e enaltecer o que é nosso. Parabéns, Manuel. Por mim, também tenho muito orgulho em que seja português. O Manuel, claro. E todos os que mostram além fronteiras que Portugal não é apenas um rectângulo à beira-mar plantado.