AOS “BERNARDINOS” E “BERNARDINAS” DESTA VIDA

Não gosto do calão, nem sei lidar com ele. Porque rude, grosseiro, fétido que nem vómito. Não o uso, talvez porque tenha levado pimenta na língua ao primeiro palavrão e tenha aprendido a procurar a polidez como meio de estar e comunicar com os outros. É tudo uma questão de educação. Gosto sim do que é belo, elegante e generoso, que só isso me desafia a ser melhor. Há um terreno interior que nasceu meu e onde semeio o que me possa alimentar e não destruir, infestando. Por isso aprendi (não serei da Vida um eterno aprendiz?) a relativizar, a dar às coisas a importância que elas, realmente, têm.

Aos dezanove anos, e já era há dois por minha conta e risco, tive uma demorada conversa com a senhora minha mãe para lhe explicar o caminho que havia escolhido para a minha vida. Ser ou não ser é sempre a questão, mas só a verdade inspira e liberta. Sempre me soube como sou e nunca quis ser o que outros quisessem que eu fosse. E o caminho não é a direito, há sucessos e fracassos, há altos e baixos. Mas só assim entendo o processo evolutivo, por isso quero mais para ser maior.

Estávamos conversados e não havia margem para outras alternativas: ou mantínhamos a relação mãe/filho ou cada um seguiria o seu caminho. A resposta surgiu pronta e luminosa: “só quero que sejas feliz!”, disse-me ela, como que a dar colo ao desassossego.

Até hoje tenho procurado não trair o seu gesto de grandeza e aceitação, ao permitir-me ser eu próprio, perante si e os outros, independentemente de concordar comigo ou não. Por isso a tenho, para sempre, como mãe.

Entendem agora porque conta pouco a opinião de quem não me conhece? De quem procura menorizar, através do motejo, o meu jeito de ser e de gostar? Digam o que disserem, a minha alma será sempre maior. E pobres os que se fecham em preconceitos, não dando, assim, espaço à surpresa.
Esta é a Minha Vida. A Vida que quis para mim.

Que os “Bernardinos” e “Bernardinas” também tenham a sua e que sejam tão ou mais felizes do que eu sou, em termos profissionais e pessoais.

A Vida é demasiado preciosa para a desperdiçar em minudências.

193 comentários a “AOS “BERNARDINOS” E “BERNARDINAS” DESTA VIDA

  1. Maria Irene

    Meu Querido Manuel Manuel Luís Goucha , não é a toa que gosto tanto de si pela pessoa fantástica que é… Adoro estar na sua companhia todas as manhãs e de ver o Sr na televisão , ver a sua cultura, e que sabe muitoooo bem do que fala e como fala… Sabia que os cães ladram e a caravana passa, então fez muito bem tomar a atitude que tomou… E só por isso dou-lhe os parabéns pela pessoa fantástica que é diariamente … Desejo-lhe muita feliciade, luz e Amor na sua vida…
    Receba um grande Beijinho com muito carinho

    Responder
  2. ana

    Boa tarde Manuel Luis !

    o maior problema dos nossos dias é decididamente a estupidez humana.
    Não haver reservas nem fronteiras entre o publico, o privado e o intimo ! A mim, e aos que me são importantes, interessa-nos o Bem estar de cada um, enquanto nucleo forte e coeso! Amar os nossso, é não julgar e muito menos sentimentos.
    As figuras publicas, são e tão sómente publicas. A vida privada delas é isso mesmo , PRIVADA!
    Gosto muito de si, e ainda bem que a tempo preservou e soube preservar os que lhe são importantes !
    São com eles que viveremos!
    o resto . . . decididamente. . não interessa.
    Bem haja, Ana

    Responder
  3. Fátima Gonçalves

    Manuel Luis Goucha. Aos anos que sou sua fã. Comecei por o seguir na tv, em todos os programas que fazia, comprava todas as fichas de culinária, todos os livors que publica… sempre o admirei, sempre segui a sua carreira e admiro-o muito. Tem sido tantas vezes a minha companhia, e foi durante os meus nove meses de gravidez de alto risco, que tinha que permanecer em casa, e o seu programa era uma lufada de disposição nas minhas manhãs. Ja tive até oportunidade de lhe dizer isso no lançamento de um dos seus livros no Corte Ingles , que aconteceu até no dia do meu aniversáro. Foi a prenda que eu quis . Ir lá e ter o seu livro autografado. E ali está ele, na minha cozinha onde passo bastante tempo, e no outro dia até reparei que o Manuel tá sempre a olhar para mim!! lol. Está na foto do livro claro.
    Isto para lhe dizer que o Manuel Luis é das pessoas que mais admiro, bem como o resto da familia, e cá em casa somos 4 de idades bem diferentes, eu e o meu marido (50’s,) a minha Rita com 24 e a Joana com 10, e que também é do seu signo! 😉 Bem haja Manuel Luis Goucha, por dar tanto de si a nós, ao país. Beijinho

    Responder
    1. maria jose

      boa noite concordo com tudo que diz do Manel luis pois e um grande Homem muito melhor que aqueles que se dizem Homens,tambem gosto muito de o ver tenho pena que não possa ver sempre pois trabalho mas nem que seja no pc venho espreitar os programas um abraço ao Manel e Cristina

      Responder
  4. Raquel

    Muitos não compreendem que eu, apenas com 29 anos :), tenha um carinho especial por si! Admiro essa liberdade de expressão e como Terapeuta da Fala que sou, sei reconhecer um bom comunicador…e sem dúvida que o Manuel Luís é excelente!

    Responder
  5. maria humberta de sousa jorge

    não se preocupe com aquilo que dizem as bernardinas pois não dá para melhor continu8e a ser o grande profissional que é realmente a casa dos segredos deixa muito a desejar é um programa de maus exemplos e mais se quisermos ver sexo há canais próprios a voz e a teresa são culpados pois só os incitam a isso por exemplo a joana jáa está na final faz-se muito santinha mas depois é o que se vê até a érica já ficou nua d cintura para cima façam programas musicais com crianças e adultos como já fizeram e não gastem mais dinheiro com coisas que só dão mau exemplo

    Responder
  6. Patricia silva

    Admiro muito o Manel desde pequenina pela pessoa bem formada, elegante e culta que é. O Sr. é um dos grandes do nosso país, um dos que contribuiram e vão contribuindo para a mudança. A prova disso é o público que o adora. Ser assim não calha a todos e certamente que a dona Bernardina não teve a felicidade de aprender a cultivar-se e o interesse por ser algo um pouco melhor. Um grande abraço. Quem me dera um dia poder conhecê-lo pessoalmente….

    Responder
  7. Maria Emilia Cunha Lopes

    O que eu queria dizer já foi dito.Só hoje li tds os comentários,estive um tempo sem nada para puder comunicar,só agora compreendi a polémica k houve,é triste,se o Manel le as minhas msgns,já sabe apinião k tenho a seu respeito e da Sra sua MÃE é o melhor k´há,sempre o defendo,embora o Manel o faça mt bem,mas fico revoltada,tenho 71 anos,tenho filhos e netos e sempre os apoiaria no k quer k fosse.BJO MANEL,é´preciso é k seja feliz e tds aqueles k façam a escolha em k se sintam melhor

    Responder
    1. otelinda candeias

      Amigo não sei o que se passou com as Bernadinas deste País mas calculo pelo seu comentario.aqui só é a inveja a falta de formação e educação mas como se costuma dizer os cães ladram e a caravana passa. A humildade e a educação já vem do nosso berço, e há muitas Bernadinas pelo mundo fora .Seja sempre o HHHHHome que tem sido eu já o acompanho á muitos anos e gostava de receber um grande abraço seu. Eu amo voçê( no bom sentido da palavra) Gostava muito de lhe dar um abraço pessoalmente mas quem sabe se isso um dia acontece.Beijinhos amigo

      Responder
  8. Cristina Marques

    Estou um pouco como a Cristina Ferreira – há anos que me lembro de ter o grande Manuel Luís Goucha a enrar-me casa dentro, sem pedir licença. Há anos que me lembro de rir até doer com piadas deixadas ao vento por si. Em má altura este País levou-me como tantos outros a uma situação de desemprego e por isso passei a ter tempo diariamente para acompanhar o programa, para esperar pelas receitas do chefe e ver se tenho tudo para experinentar logo naquele dia, para por a mão… na cabecinha 🙂 – onde havia de ser 😉 – vocês fazem parte do meu dia a dia – como profissionais admiro-os há muito – agora acompanhando pessoalmente de longe e rindo muitas vezes quando não havia grande vontade para tal! Admiro toda a gente que tem coragem para dizer o que pensa, o que sente, o que é! E pequenino é quem fala dos outros na falta de motivos próprios para falar – ataca os outros quando dá motivos mil para serem atacados… gente pequena que não merece se quer a preocupação de ninguém! Já houve alturas que achei o Manuel umm pouco duro com palavras que poderia ter… hoje percebo o porquê delas e o homem que está por baixo delas e que é amado por milhões! Bravo “Goucha” – bravo Morena de Portugal – continuem a lutar contra Bernardinos e Bernardinas deste País e a dar-nos motivos para rir, para chorar… Aplaudo de pé o vosso trabalho e tenho a certeza que a Senhora sua mãe tem o orgulho do tamanho do mundo no filho que tem! Até já… 🙂

    Responder
  9. Catarina Rodrigues

    Sr.Manuel Luís Goucha adorei o que escreveu para todos os “Bernardinos” e “Bernardinas”.
    Tenho a certeza que a sua mãe tem muito orgulho em si!
    Continue sempre assim pois é uma pessoa que admiro muito embora não o conheça pessoalmente!
    Abraços

    Responder
      1. Helena Martins

        Só tenho uma coisa a dizer… todas as “Bernardinas” e “Bernardinos” deste país, para além de serem incultos com pouca ou nenhuma inteligência, atropelando gravemente a língua Portuguesa, são uns pobres de espírito que não foram educados a respeitar o próximo, a respeitar a sociedade onde estão inseridos e para mim, essas pessoas são “os parasitas” da sociedade em que vivemos e tenho dito! os meus cumprimentos Manuel Luis Goucha e desculpe a minha revolta contra este tipo de pensamentos, de linguagem e de comportamento menos próprio dessas pessoas que haviam isso sim de voltarem para a escola primária!

        Responder
        1. Maria de Fátima Alves

          Não sei o que se passou,nem me interessa tão pouco,mas li tanto comentário sobre as bernadinas/os e em todos eles percebi desagrado, porquê comentar algo que não tem valor nenhum para o Manuel Goucha?
          Sabe Manel gosto de si e vou experimentar a receita do seu bolo rei. Continue assim com garra, ética, empenho e resiliência que o caraterizam tão bem! Bem Haja!
          Bjs Fátima

          Responder
  10. Rita

    O mais importante é sermos felizes! Não se pode dar valor a pessoas que pouco ou nada sabem de nós. Admiro-o muito pela coragem e humildade que tem, sempre foi um senhor e nunca esteve envolvido em qualquer tipo de escândalo. Desejo-lhe as maiores felicidades profissionais e pessoais. Espero que a vida sorria sempre para si 🙂
    Beijinhos de uma fã

    Responder
  11. Sabrina

    Mlg, quando existe pessoas mal formadas, não á efectivamente nada a fazer!
    E não me venham dizer que é uma miúda porque para outras coisas, já não o são!
    Manel, foque se em si e nem se dê ao trabalho nem gastar energias com “gente” assim, deixe me dizer que o amor não tem sexo, nem idades o povo Português tem Tabus mas somos um País assim ( pareçe que ainda estamos no tempo de Salazar)!
    Sei que é feliz e isso é o mais importante como tal , SEJA FELIZ!

    P:S: Bem haja por resgatar alguns dos seus 8 patudinhos!

    Beijinhos!

    Responder
  12. Rodrigo Palma

    A sua mensagem destinada aos “bernardinos” e “bernardinas” desta vida é de grande dignidade e a melhor resposta que lhes poderia dar (em especial, claro, à “bernardina”/Bernardina que despoletou a questão). Quanto a essa jovem, que, mais cedo ou mais tarde, será solicitada a ir ao seu programa da manhã, penso que deveria evitar falar do comentário reles que ela fez a seu respeito e dizer-lhe simplesmente, no início da entrevista, que lamentava não se recordar dela antes da sua entrada para a Casa, dado ela ter dito que sabia umas coisas de si (foi o infeliz comentário que a “menina” fez depois de outro concorrente a alertar para o que tinha dito antes). Permita-me que agora me refira à sua preferência (que partilho) pela elegância. Creia que não é elegante interromper sistematicamente convidados ao ponto de alguns até se esquecerem do que iam dizer; creia que os trocadilhos que usou quando apresentou e entrevistou uma funcionária das limpezas de uma localidade perto de Setúbal – Coina – estão deveras afastados do que é elegância; creia que proferir que iria para a cama/dormiria com a apresentadora de um dos telejornais, como uma vez disse, junto a Flávio Furtado, segundos antes de a mesma aparecer a anunciar as principais notícias da manhã, foi uma atitude bem pouco elegante. O que é que isto tem a ver com a Bernardina e eventuais futuros “bernardinos”? Talvez nada ou talvez alguma coisa: em televisão ainda (e sempre) deve haver lugar para o respeito. E o humor nunca deve “ultrapassar” o respeito!

    Responder
  13. Susana Figueiredo

    “Há um terreno interior que nasceu meu, e onde semeio o que me possa alimentar e não destruir, infestando.” Uma frase lapidar onde a busca do nosso território sagrado, nada exige ou hostiliza. A minha sincera e profunda admiração pela forma elevada e genuína como transmite Alegria e Amor aos Outros, o que vislumbro nos contrafortes da sua Alma, qual mensagem de respeito, integridade e urbanidade. Inefável, na expressão viva de uma gestualidade de partilha diária, encantador na expressão das palavras, sensível e verdadeiro no Sentir…Obrigada.

    Responder
  14. Ana Ferro

    Quero primeiro que tudo dr-lhe os parabéns por ter tido a coragem de se assumir publicamente, correndo o risco de sofrer na pele o preconceito dos Bernardinos e Bernardinas que há por todo o lado e em todos os extractos sociais. É para mim importante que cada vez mais as pessoas entendam que a orientação sexual de cada um é uma das muitas caracteristicas que definem a pessoa e até é uma das quais que apenas ao próprio diz respeito, e o Manuel tem um papel importantíssimo nesse campo. Quando as pessoas perceberem que o apresentador de TV, o homem do talho, a advogada, os vizinhos e outras tantas pessoas que admiram, amam de maneira diferente, creio que tenderão a respeitar a individualidade de cada um.
    Quero também dar os parabéns à Senhora sua MÃE e dizer-lhe que também ela é um exemplo a seguir. Tomara eu que a pessoa que me gerou (que têm idade para ser sua irmã) tivesse 1 milésimo da mente aberta e do amor que a sua mãe têm. Quando tive uma conversa com ela parecida com a que o Manuel teve com a sua MÃE vi-me na rua, apenas com a roupa do corpo e sem um tostão no bolso.
    Felizmente arregacei as mangas e fui à luta, hoje sou uma pessoa optimista por natureza e feliz, aliás muito feliz.

    Um grande bem aja para si e continue a ser a pessoa fantástica que é.

    Beijo de quem o admira muito
    Ana Ferro

    Responder
  15. Cátia

    Muito bom texto. É imensamente importante saber utilizar o mediatismo e alcance social que se tem para tornar a sociedade, e particularmente uma faixa etária não alcançável por todos, mais ampla e ainda bem que o Manel o faz. Gostaria, no entanto, de realçar a importância de distinguir opção de orientação sexual e que a opção reside no facto de se assumir a orientação e se permitir a viver segundo a mesma. Infelizmente esta distinção não está clara no texto, permitindo que esta ambiguidade e dúvida prevaleça.

    Responder
  16. Maria do Céu

    Parabéns pela a alegria de todas as manhãs pois não perco um programa!

    Muitos beijinhos para si e para a Cristina são os dois lindos!

    Maria do Céu.

    Responder
  17. octavio esteves

    grande resposta somente à altura de um homem com H grande um senhor em todos os aspectos um grande abraço MANUEL LUIS e mande essa gajapor definila de alguma forma para o sitio mais apropiado.para bom entendedor meia palavra basta

    Responder
  18. celia

    Obrigado Manuel Luis, por nos brindar com todas estas perolas de sabedoria! Somente pessoas especiais como o Manuel dignificam o ser humano…beijinhos para a senhora sua mae.

    Responder
  19. Diana

    Boa noite,

    Antes de mais os meus parabéns, como sempre um senhor !
    Mas dada a esta situação toda que se desenvolveu em torno de uma pessoa, penso que pessoas como esta, “medíocres”, não merecem tanta atenção por sua parte, ignorar seria o melhor. Mas, depois de ler o seu texto não pude deixar de o congratular.

    Cumprimentos

    Responder
  20. Sofia

    Olá M.L.G.! PARABÉNS pela partilha de vida! E a Senhora Sua Mãe como caranguejo k é, só podía responder assim..tudo pela Família! E eu ainda não tenho filhos! Bjs Obrigada por tudo!

    Responder
  21. Gertrudes da Luz Lopes Ferra

    Boa noite Manuel Luís.Só agora tive oportunidade de ler o texto que escreveu sobre os Benardinos e Benardinas.Nem mereciam tanta educaçao da parte do Manuel Luís.Nos meus 64 anos tenho vergonha dessas criaturas.Parabens por ser quem é .Nao fique triste, sao pessoas que expremidas nao deitam sumo.Nao teem educaçao ,sao pobres de espírito teem palas etc etc.Os meus respeitosos cumprimentos a si e ao seu companheiro.Um abraço.Gertrudes

    Responder
  22. irene

    parabéns Manuel, parabéns pela sua coragem e pela sua muito boa formação. Revelou ser uma pessoa íntegra,e muito bem consigo mesmo, além de um maravilhoso profissional, nota-se ser um excelente ser humano, mas tudo isso também o deve à Sr sua Mãe, bjos

    Responder
  23. Ana Catarina Rodrigues

    Sabia do comentário da Bernardina, mas desconhecia a sua resposta. Que classe!
    Para além de ter partilhado a sua resposta na minha página do Facebook, acabou de subir na minha consideração, ou seja, acho que acabou de rebentar com a escala. Para mim, pessoalmente, o Manuel Luís é um exemplo de vida. Partilho uma situação parecida e tenho tentado levar a vida com a maior franqueza e correcção possíveis.
    Os maiores cumprimento e muita admiração

    Responder
  24. Berta Veiga

    meu querido e amigo(sim,apesar de ser só de minha parte,considero-o um amigo),apesar de concordar com tudo o que escreveu ,espantou-me.SIM,espantou-me o perder tempo com um post aos comentários de alguém que, como disse, não o conhece e nada lhe diz.Gostei do texto que escreveu e que fala de quem lhe deu a vida a sempre lhe deu e continua a dar colo.O resto….para mim….qual resto?não interessa e vindo de onde veio não interessa mesmo………………………………

    Responder
  25. Vera Santos

    É por esta respostas e outras que o admiro! Sou mãe de dois meninos e se algum dia algum deles tiver a mesma conversa comigo, farei como a senhora sua mãe, pois apenas desejo uma coisa aos meus meninos: Que sejam felizes! Tudo o resto é ignorância de quem nunca amou ninguém! Parabéns!

    Responder
  26. iIdalina Fernandes

    Bernardinos e Bernardinas…….
    Vozes de burro não chegam ao CÉU.
    Santa ignorância.
    Parabens Manel , é um SENHOR.
    É com pessoas como você, que acredito valer a pena lutar, seguir em frente e
    ignorar o que não tem valor.

    Responder
  27. Sérgio

    Este texto mostra a coragem do Manuel, e acima de tudo o amor demonstrado pela senhora sua mãe, que o que quer é que o seu filho seja feliz. Prova de amor.

    Responder
  28. Maria de Fátima Araújo cerqueira

    Se já o adorava ,agora ainda mais deu a resposta a sua altura ,a Benardina que cresça e que vá aprender a ser educada .Um beijinho para si Manel e continue com esse seu bom humor que eu adoro ver todas as manhas 🙂

    Responder
  29. Um rapaz qualquer

    É com grande tristeza que assisto á destruição por completo, dos valores que são passados pelas nossas famílias, já não há respeito pelo próximo e já ninguém tem amor por ninguém, é triste viver em uma sociedade decadente como esta, eu venho de familia humilde, e nunca perdi os valores que me ensinaram, sempre cheguei ao meu “destino” sem nunca prejudicar ninguém, ás vezes pelos caminhos mais dificeis pois assim não tinha de empurrar or fazer tropeçar alguém, hoje em dia não é assim! Hoje em dia atropelam-te e deixam-te a morrer á berma da estrada !
    A sociedade está podre, temos perdido muita coisa como país e agora estamos a perder o que resta como pessoas!
    Desculpem agora a parte final….

    Eu gostava que quando a Bernardina saísse da casa estivessem varios grupos de pessoas e todas opinassem coisas da vida dela com as cameras a rolar! Do tipo : Lá vai a p0t@ que levou na patareca com 11 anos (os pais devem estar tão orgulhosos) , Lá vai a não sei quantas, era tão giro… 20 aninhos como tem deveria-se logo conter em lágrimas e ficar cheia de vergonha ! Levava a lição da vida dela e ERA MERECIDO.

    E quem vai para um programa daqueles sabe para o que vai ! O segredo do programa é mesmo esse… quanto tempo aguentam até saltarem para a cama.. kkk a casa do putedo deveria ser o seu nome.

    Por último quero dar os meu Parabéns á sra Cristina Ferreira, por ser fantástica, bonita e inteligente, um amor de pessoa. Um grande abraço ao Sr. Manuel Luis Goucha, você é uma pessoa divertida inteligente e só peca por se deixar afectar pela escumalha da sociedade!

    Você diz que decidiu o “seu caminho” com 17 anos e que caminho este ! Já viu o que já conseguiu realizar!? Portugal gosta de si não ligue ás “bocas foleiras”!!

    Abraços a todos

    Responder
  30. Andreia

    Um grande Senhor !
    Por estas e por outras é que ainda não perdi a esperança de um dia o conhecer pessoalmente.
    Um grande beijinho Manuel Luís da sua admiradora Andreia.

    Responder
  31. Gina Carvalho

    E eu, que não gostava do Manel no tempo da RTP, e agora, adoro a sua pessoa. Tenho 43 anos, casada com 2 filhos de 10 e 2 anos, é sem duvida estes valores que aprendemos com o Manel para passar aos nossos filhos. O Manel é uma força da natureza e um exemplo a seguir.

    Responder
  32. RDuarte

    Pouco acompanho programas de TV (seja qual for o canal) não apenas por falta de tempo já que só vejo alguma coisa à noite, mas também porque não gosto de ver todo e qualquer programa, pois com tempo limitado, prefiro seleccionar muito bem os programas que vejo. Mas programa que seja apresentado pelo Manuel eu tenho sempre certeza de uma coisa: é entretenimento garantido. Não vejo durante o dia porque trabalho, mas não perdia nenhum dos programas de Domingo à noite (A tua cara não me é estranha). É um homem com carisma, que se relaciona com o público de um modo impressionante, com um à vontade incrível, criando uma empatia tal que ultrapassa o trabalho de um mero apresentador. Por isso, o Manuel é diferente. Não basta ser-se apresentador, é preciso ser-se apaixonado por aquilo que se faz. O Manuel Luis Goucha, dá de si, aquilo que é na essência. Dá carinho, paixão, amor, alegria. É contagiante.
    Com isto, é natural que se gere depois o inverso: aqueles que, não tendo a inteligência e a capacidade suficientes para entender pessoas como o Manuel, o criticam. Têm uma mentalidade tacanha, pequena. Colocam a barreira do preconceito, e não conseguem olhar para além disso. E, se o preconceito já é mau, ser-se assim tão limitado, ainda é pior.
    Com luva de pelica, o Manuel dá uma enorme bofetada a quem não tem um pingo de educação ou cultura; a quem se enquadra dentro de um grupo de indivíduos para quem o tal calão, o brejeiro, a asneira, a arrogância, a má educação, é moda, é ‘in’, é um estilo (estilo… mal educado). Um dia, talvez não demore muito, poderá ter de engolir as palavras que disse. Veremos o dia.
    E, por esse país fora, existem mais como ela. Mas felizmente existem muitos mais daqueles que o ‘conhecem’ pela forma como se entrega em cada momento, em cada programa, em cada sorriso, em cada abraço que dá ao público.
    Porque o Manuel é daquelas pessoas que abraça quem o vê, o ouve, mesmo à distância. Cada gargalhada sua estende-se a todos como um braço que aquece.
    E isso?… Ah… tomara muitos conseguirem. Alguns levam a vida a tentar.
    O Manuel leva a vida a conseguir.
    Parabéns por ser quem é. Por ser como é.
    Ruth

    Responder
  33. Ruth Ferreira

    So posso dizer que é um grande Homem Manel Luis, continue assim, nao ligue a gente mesquinha que so estao constantemente a deitar nos abaixo. Sei bem o que isso é pois toda a minha vida fui sempre mt invejada, mas tudo me passa ao lado, é gente invejosa que nao procuram a feleicidade be vivem a vida por detras da propria sombra.
    Como diria Raul Solnado, Sejam Felizes!
    Um bj mt grande Manel que seja mt feliz junto daqueles que mais ama!
    Bjs Ruth

    Responder
  34. Maria Irene Barroqueiro

    Olá Sr Manuel sou sua fã desde a praça da alegria e agora também da Cristina quero dar-lhe os parabéns pelo modo como fala da sua srª Mãe e da alegria que nos transmite no vosso programa vocês são a minha companhia das manhãs beijinhos

    Responder
    1. Maria José Carvalho

      Olhe amigo Manel, permita que o trate assim… j´´a tenho alguns anos de vida, sou mais velha 10 anos que o senhor e considero-o e sempre o considerei um”senhor”…costuma-se dizer :” os cães ladram e a caravana passa”…por isso, a vida é sua, tem vivido como quer e deseja, o que é muio bom… e o resto não tem resposta, porque quem vive com sinceridade, humildade e alegria, não há quem nos deite abaixo…Força, amigo e gostei muito da sua atitude…um abraço amigo com muito amor

      Responder
    2. Paula

      Permita-me o tratamento:
      Manuel Luís.
      Depois de ler o seu texto achei que tinha que lhe deixar aqui uma palavra.
      Não vejo TV, nao vejo o seu programa tal como nao vejo nenhum outro. Se nao vejo nada – como disse – a minha filha que tem 15 anos chamou-me a atenção da cena e pós-me ao corrente e obrigou-me a ver no You Tube porque tinha ficado horrorizada com o linguajar…
      Tristes as Bernardinas desta vida…são muitas e muitos.
      O pior, é que se o leram, nao o entenderam…como tanta gente só o conheço por ser figura publica e gostei do que li. Da integridade, da coerência,da humildade, da frontalidade, do humanismo.
      Obrigada Manuel pelo testemunho franco e superior.
      Abraço,
      Paula

      Responder
    3. cristina ferreira

      O Manuel Luis é um grande Homem, e não é por ter uma orientação sexual diferente que deixa de o ser!
      Nos tempos que correm este assunto já devia estar mais que aceite na comunidade. Parabéns Manuel por ser quem é!!
      O mal desta sociedade é existirem pessoas sem educação, sem escrúpulos, que enfim, não teem maneiras de estar e falar.

      Só tenho a acrescentar que o Manuel é um senhor adorável, com uma educação que é linda de se ver e ouvir, e sim a sua Mae fez um excelente trabalho PARABENS

      Responder
  35. Pingback: Como receber um telefonema do seu ídolo! | A Televisão

    1. António

      Parabens , foi a resposta mais acertiva, face á mesquinhês do comentário proferido. Continuar a falar no assunto será dar demasiada importãncia a gente com grau de mentalidade muito baixa.
      Abraço
      António

      Responder
  36. La Salete Serrano

    Boa Tarde,
    Não gosto muito de comentar as publicações de alguém por quem tenho uma admiração. Tenho sempre impressão que nunca estou a ver a situação do lado certo, mas esta não posso deixar de comentar. A minha admiração é apenas pela forma como se apresenta à vida e pela forma como segue os seus ideais e felicidade. Parabéns pela resposta….mas vou “afiar” a língua, não me parece que a pessoa em questão tenha conseguido “Alcançar”….Como se diz “Temos pena”….

    Responder
  37. Céu Cunha

    De um grande senhor não se podia esperar outra resposta, é triste termos tantos jovens com esta educação degradante, sim, porque apesar de já serem adultos, o problema está na educação que tiveram. Parabéns Manuel Luis pela sua compustura.

    Responder
  38. susana felix

    acho que nem merecem credito para resposta, este tipo de gentalha….pena tenho eu que o País ainda perca tempo com programas daquele tipo……

    Responder
    1. margarida lima

      só lhe quero dar os parabéns pela sua forma de estar na vida admiro imenso a forma como liga com as criticas e desvalorizar as que não interessam sem nunca humilhar ninguém.A respeito da Benardina acho sinceramente que ela não diz nada com maldade é pura ignorãncia não aprende mais pessoas assim temos que tentar sempre ensinar o melhor caminho mas no fim ela é que decidefoi só um aparte beijo para si e desejo.lhe tudo de bom e seja feliz

      Responder
    2. Manuela

      Simplesmente um gesto de respeito e cordeal da parte de um Homem como o Manuel Luís Goucha respondendo á “garotice” de uma infeliz de espirito procurando a fama num gueto de injurias e má qualidade de formação pessoal e psicológica que não sabendo mais do que a própria mente capta dita no exacto momento é capaz de tentar atingir alguem que desde muito cedo soube traçar um rumo de sucesso e formação pessoal sem necessitar desta fama esfumaçada!!!
      Parabéns.

      Responder
    3. ana valério

      Estar bem conosco e com as nossas escolhas faz de nós pessoas iluminadas… Só quem o é consegue realmente ser feliz!`
      É um caminho onde há pedras grandes, buracos, muros altos … Só a vivencia nos leva até esse bem estar …
      É muito saber que alguém pode testemunhar essa conquista.
      Foi com alegria que li as suas palavras

      Responder
  39. Linda

    Eu não diria melhor 🙂 continue a ser quem é…quem nos quer mal nada mais é do que dor de cotovelo, por não conseguirem ser felizes…pessoas frustradas…nada mais do que isso e a melhor coisa a fazer perante estas é ignorá-las e só isso já é mais do que merecem de nós… 🙂 beijinhos

    Responder
  40. Helena Filipe

    É lindo ver como fala da senhora sua mãe, denota o verdadeiro afecto de filho. Hoje em dia, lamentavelmente muitos filhos não dão o devido valor aos pais, faltando ao respeito e usando palavras “menos próprias” que jamais eu faria com a educação que os meus avós e pais me deram. Pensam que tudo é fácil que é “só estalar os dedos” e aparece tudo feito à sua frente. Os pais “sacrificaram-se e sacrificam-se ” para dar o máximo e o melhor aos seus filhos e será sempre pouco o que lhes poderemos retribuir. A senhora sua mãe, aceita-o com muito amor e certamente nunca o condenará. Quem ama age assim. Esta vida sabemos que vivemos de certeza, façamos por vivê-la com prazer e com muito amor respeitando o próximo e fazendo com que nos respeitem igualmente. Como o famoso actor Raúl Solnado, que eu tanto gostava, dizia: “Façam o favor de ser felizes”. Com os melhores cumprimentos, Helena Filipe

    Responder
  41. Jorge Teixeira

    Manuel Luis so tenho a dizer uma coisa es um SENHOR a sua mae deve de ter muito orgulho em si.Muitas felicidades e continue com essa felicidade todas as manhas pois tem milhoes de pessoas que o adoram como pessoa.

    Responder
  42. Vera Gonçalves

    Bom dia 🙂
    Por estas e por outras é que admiro a pessoa que o Manuel é…quanto aos “Bernardinos e Bernardinas” só fala quem tem que se lhe diga…
    Gosto imenso de si 🙂
    Beijinho

    Responder
  43. Marco

    Desde já os meus parabéns por ser quem é.
    Li este artigo por acaso quando vi uma receita de bolo de chocolate húmido e descobri o blog.
    Não pude deixar de ser curioso e realmente a vida é como descreveu.
    ´´só quero que sejas feliz!“ foi o melhor que a minha mãe algum dia poderia me ter dito após tantas batalhas em casa com o meu pai e acreditem que hoje passados 23 anos arrepiei-me quando li esta linda, pequena, maravilhosa e grandiosa frase dos lábios da minha mãe.
    Para quem não entende o AMOR deviam ler o seu artigo. Um bem haja.

    Responder
  44. Mónica Coutinho

    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana.
    Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
    “Albert Einstein”

    Responder
  45. Paulo

    Cada pessoa deve ser aceite e respeitada, quem somos nós para julgar, como uma vez disse em relação a outro assunto, aqui ficam as minhas palavras para este triste tema: “A nobreza e/ou grandeza das pessoas, está muitas vezes no seu silêncio ou na forma como comunicam…”, continue a fazer e bem aquilo que nos traz todos os dias… Grande abraço

    Responder
  46. Ana

    O Manuel Luis é, na minha opinião, o melhor apresentador que temos. Gosto de si por ser como é, íntegro, educado, brincalhão e transparente.
    Continue a ser essa pessoa maravilhosa que é, que enche as nossas manhãs de alegria.

    Responder
  47. vania

    A primeira até tem piada mas a quarta serie acho que já começa a enfastiar ainda para mais quando aparecem mulheres e homens feitos capazes das piores cenas apenas para depois se tornarem mediáticos ultrapassam então os limites da educação ao ponto de comentarem e criticarem sobre pessoas que nunca sequer tiveram o prazer de se cruzar na rua, esta Bernardina é mesmo muito pequenina não em tamanho mas em alma falta-lhe tudo coração e cabeça coitadinha da rapariga e fico envergonhada com a produção da tvi não ter conseguido escolher uma figura feminina para representar o norte, nós não somos assim cresçamos no centro da cidade ou mais para interior isto é o que eu chamo falta de uns bons tabefes na altura certa, e juro que se estava la no dia que ela proferiu tais palavras em relação ao Manuel ao ate a Cristina (chamar pindérica a Cristina? Não existem espelhos na casa? Isso chama-se inveja pois jamais sera como esta linda mulher que tem presença, educação, beleza não só exterior como interior). Em relação a si Manel também sou mãe e todas as mães aceitam os filhos de qualquer maneira o importante é você ser feliz independentemente desses preconceitos tristes que temos na nossa sociedade, esta dita menina um dia também irá ser mãe será que estará preparada para todas as partidas e escolhas que a vida lhe poderá pregar? Beijinhos grandes Manel Luís e Cristina Adoro vê-los juntos.

    Responder
  48. Graça

    Manuel Luís,eu admiro muito a sua postura. Não é para qualquer um assumir as decisões que toma sem se preocupar com a opinião dos outros. Eu também sou assim, o que importa é que eu esteja bem comigo mesma, e quem me Ama de verdade a única coisa que quer é ver-me feliz, seja de que forma for. O que muitas pessoas falar, é a falta de coragem de viver a sua própria vida. Admiro-o muito como profissional e como pessoa.
    Nunca perca a sua identidade!

    Responder
    1. Transmontana

      Não sei do que se trata que o levou a ter esta opinião; nem isso interessa. Só sei que o Manuel Luís que me acompanha, todas as manhãs, desde há muitos anos, é “UM SENHOR” que eu muito admiro e respeito! “Palavras loucas, orelhas moucas”, como se diz na minha terra… Seja feliz e continue a fazer-nos felizes, a nós, que gostamos de si, tal como é!

      Responder
  49. Tânia

    Boa noite Manuel Luis,

    Não esperava outra resposta vinda de si. É a plena demonstração do maravilhoso Ser Humano que é… alguém que vive a vida na sua plenitude e que sabe muito bem o caminho que quer seguir. Infelizmente, este tipo de pessoas vão existir sempre. Mas, e segundo a sabedoria popular, “o que não nos mata, torna-nos mais fortes” e a verdade é que são também estas pessoas, este comentários menos felizes, que nos fazem crescer e enfrentar a vida, quaisquer que sejam os obstáculos que apareçam.
    Parabéns Manuel, e um grande OBRIGADO por ser a pessoa e o profissional que é 😉 Beijinhos!

    Responder
  50. Florbela Costa

    Querido Manuel Luís , como gosta que o tratem…Se soubesse o quanto o admiro, o quanto aprecio a sua humanidade… O quanto desejaria que fizesse parte dos meus amigos…aqueles amigos que no momento certo estão de ombro á espera como pilar e consolo…invejo no bom sentido, quem o tem presente na sua VIDA… E subscrevo na integra o que diz sobre a Vida…. Lamento que muitas pessoas não a vejam desta forma, vista de dentro para fora!!! se me permite um grande beijo de alguém que o admira de coração.
    Florbela de Carvalho Costa

    Responder
  51. Maria Clara Rego

    Olá Manuel Luís Goucha,tenho tanta admiração por si que nem sei explicar,gosto da sua maneira ser,da pessoa divertida que é ,acho que é uma pessoa maravilhosa.,Cada um procura o caminho para ser feliz,educação, postura, simpatia elegância são coisas que não lhe faltam e que muita gente desconhece.Obrigado por existir,gostaria de o conhecer pessoalmente.Um beijinho e continue a ser feliz…..

    Responder
  52. Coquinhas

    Caríssimo Manuel,

    Parabéns. É de uma grandeza enorme conseguir ignorar toda essa gente mesquinha e infeliz. Não entendo com em pleno século XXI ainda há gente assim. Mas há e vai haver sempre. O importante é sermos feliz, independentemente de com quem o sejamos.

    Beijinho.
    Ah, grande mãe a sua 🙂

    Responder
    1. Ana Sousa

      Como SEMPRE um grande SENHOR, que admiro como um todo, que é grandioso em todo o seu ser… Sempre o meu muito obrigado por o que me dá com a seu trabalho… Obrigada também à Senhora sua Mãe pelo LINDO filho que tem… Eu como gosto muito de abraços, um bem forte… Ana

      Responder
  53. Maria Martins

    Olá Manuel Luís
    Existe um ditado que diz…os cães ladram e a caravana passa!!!!!! e esses Bernardinos e Dinas nem classe têm para serem considerados cães!!!!!Você é superior!!!!!!!!!!!!!!!!!as pessoas ou os seres têm a impotancia que nós lhe damos!!!!!!!!!!!!! existem muito poucas pessoas que merecem que nós lhes demos importância. Mas felizmente que existem seres que merecem TODA a nossa importância!!!!!!!!!!!!!!!!Seja sempre como é!!!Quem não gostar…..temos pena!!!!!!!!!!!!beijinhos

    Responder
  54. Maria Elisa

    Olá Manuel Luís.Sempre gostei dos seus gestos,simples directos e brejeiros algumas vezes.Cada ser humano é livre de escolher para si o melhor da sua vida,o que não me compadeço é da falta de ética e cultura de alguns,só eles tem direito de dizer o que muito bem desejam,não tomaram chá em pequenos é o que dá.Meu amigo seja sempre feliz,só isso vale a pena,já que tudo é tão complicado para muitos.
    Beijinhos e sorrisos

    Responder
  55. mariajoaosimoes29@gmail.com

    Grande Manuel Luís Goucha!
    Gosto mt de si, dos seus sapatos maravilhosos e especialmente da maneira como leva a vida! Se houvessem mts Manueis Guochas este mundo era bem melhor, mais divertido, colorido e discontraído! Bem Haja! Que seja sempre assim!

    Responder
  56. beatriz marques

    Ola Manuel Luis , realmente eu tenho uma grande admiraçao por si voce é um grande homem com um ( H ) grande nao se admite estes palavroes e difamaçoes num programa destes muito menos numa menina, se é que ela o é ,a Cristina brincou com a situaçao, mas eu nao lhe admitia certamenta para mim ela ja tava marcada, parece que deve ter bebido pouco cha de pequena, ,,,,,um grande bjs para si, adoro ver o seu programa……………….

    Responder
  57. nelia mendes

    ola SR. MANUEL LUIS GOuCHA (desculpe o sr. mas a educação que tive foi tratar as pessoas por sr. e sra.) gostei do que escreveu e só lhe digo uma coisa SEJA MUITOOOOO FELIZ porque só isso é que interessa e digo mais ADOROOOOO ve-lo quando não estou em casa gravo sempre o vosso programa porque mesmo em dias que estou mais triste e sem vontade nenhuma de rir voces conseguem-me arrancar um sorriso e muitas vezes até gargalhadas e tem vezes que choro de tanto rir com voces muitas vezes puxo a gravação para tras e vejo vezes sem conta adoro o sr. como o profissional que é e não o conhecendo pessoalmente mas adoro-o como HOMEM E PESSOA que é …continue a ser o que é. beijos dessa terceirense que adorava conhece-lo pessoalmente

    Responder
  58. Ruben

    Manuel… Sempre o admirei é desde o momento que foi de conhecimento público que era homossexual, a minha consideração aumentou ainda mais.
    Realmente a casa dos segredos precisavam de pessoas com mais nível, mais cultura, mais brilho … Mas provavelmente essas pessoas não são tão interessantes para as audiências. Acho-o fantástico, adoro a forma como se dá para a vida e como lida com tudo isto… Li algures, sem conhecimento da veracidade, que um tribunal deliberou que as suas roupas era femininas… A isto ser verdade, estou completamente chocado como é que a justiça portuguesa, membro do poder supremo, pode de uma forma tão rude ir contra um dos princípios do direito humano, discriminando-o desta forma… Até porque a sua roupa em nada se encontra feminidade, vejo sim elegância e muito bom gosto, num grande homem!

    Grande abraço

    Responder
  59. Eva

    Bonitas palavras e sábias srº Manuel Luis Goucha,
    infelizmente há pessoas que só sabem criticar os outros.
    Continue a ser sempre o Homem que é!

    Como dizia este grande senhor:

    Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
    Oscar Wilde

    Responder
  60. HENRIQUE VALENTIM

    –Manuel, concordo e assino por baixo. Não sou de comentar mas como não havia nenhum homem, ….cá estou eu a representar a classe.
    Um abraço

    Responder
  61. susana

    Antes de tudo.. beijinho a sua mãe…. pena que nem todos os jovens tenham o apoio das “mães” ou qualquer outro apoio nas decisões da vida.
    Por vezes vasta uma palavra.

    Responder
  62. Kathy

    A sua resposta ponderada só mostra o quanto o senhor Goucha é uma pessoa que merece todo o respeito ! Fico feliz por ver que comentarios negativos nao o abalam. Uma optima continuacao 🙂

    Responder
  63. Maria Conceição

    Olá Manuel.
    Há muitos anos que o conheço, desde o tempo da Praça. Acho que é um Senhor e tomara muitos/as saberem tanto como a sua sombra, mas não passam da fina flor do entulho. Orgulhe-se do que é meu querido. Um abraço da São

    Responder
  64. paula

    um homem pelo qual tenho uma grande admiracao e respeito.com o qual me riu as vezes como uma tola sosinha com as suas palhacadas…………tem mais e que ser feliz com a vida que escolheu que so a si diz respeito……..continue como e bjinho

    Responder
  65. Andreia Magalhães

    Manuel Luís Goucha, cada vez o admiro mais, cada vez mais gosto da sua maneira de VER E VIVER e de como sabe fazer o seu caminho e a sua passagem nesta vida.
    “..Quanto mais amor temos, tanto mais fácil fazemos a nossa passagem pelo mundo…”

    Responder
  66. Fatima

    Boa noite Manuel Luís, sou uma grande admiradora sua e da Cristina, adoro o vosso programa são a minha companhia diária.
    Se já o admirava agora ainda mais, é um HOMEM com letra grande, parabéns e muitas felicidades.

    Responder
  67. graca almeida

    Olá boa noite senhor Manuel luís é um senhor continue e seja feliz como da melhor maneira for para si a bernardina e uma malcriada de primeira, por isso o aplaudo de pé e que continue muitos anos a ser e a fazernos mais felizes a todos. Muitos beijinhos

    Responder
  68. Conceição Pimenta

    Manuel Luís Goucha, sempre soube “estar” em situações complicadas e esta é mais uma prova da sua grande experiência de vida pessoal e profissional aliada a uma boa educação.
    Se a falta de educação e a ignorância pagasse imposto…

    Responder
  69. Maria Conceição

    Olá Manuel, já o conheço há muitos anos, do tempo da Praça. Sempre achei que se tivesse um filho gostava que fosse como o Manuel. É um Senhor e tomara muitos/as saberem 1% daquilo que ensina todos os dias a estes seres que não são mais que ‘ a fina flor do entulho’ . Beijinhos

    Responder
  70. Rosa Calisto

    Esta tudo dito Sr Manuel Luis Goucha ! ” Sr ” sim porque o acho um Sr ,ao pe de alguns ” ditos ” homens que eu e muitos de nos conhecemos ! Por norma trato-to apenas por Manel mas este comentário é diferente pla razão que é ! Parabéns Manel pla simplicidade pla sua audácia e pla sua frontalidade com que trata um assunto que so a si diz respeito . Acredito que deu mais uma lição de vida a algumas pessoas 🙂 Obrigada por existir na minha vida e por me fazer sorrir todos os dias ………Boa noite e bons sonhos

    Responder
  71. Lisete Nogueira

    Manuel Luis, antes de mais, receba um grande beijinho desta sua admiradora! Eu, (e a TVI que me desculpe) ODEIO programas como o SS4 e como tal, não ouvi em directo as palavras dessa Bernardina. E sabe o que eu acho? Faz muito bem em encerrar o assunto pois pessoas como ela, não merecem um minuto da sua atenção e como se diz na minha aldeia, …”quanto mais se mexe na m…., mais mal ela cheira!” Um abraço e … Seja feliz! 🙂

    Responder
  72. Paula Potes

    Manuel Luís, admiro a sua pessoa em todos os aspectos, tem sempre a resposta pronta para dar da maneira mais elegante e educada possível colocando assim no seu devido lugar quem tem a mania de falar sem saber do que fala e sem conhecer as pessoas e as suas vidas. Quero dar-lhe os parabéns pela pessoa que é, educado elegante, bem formado e que diz as coisas que tem que dizer na hora certa, doa a quem doer. Bem haja por ser assim e parabéns à Sra.D. Lurdes por lhe ter a educação e formação que lhe deu. Tal como o Manuel diz é uma Senhora muito à frente no seu tempo. Continue assim sempre e não mude só para fazer a vontade aos outros, seja sempre você mesmo porque é assim que nós seus fãs gostamos de si.

    Responder
  73. ana lopes

    caro senhor manuel luis goucha
    uma coisa tenho a dizer
    voce e um grande homem
    gosto muito e o ver a si e a cristina no voce na tv
    sao a minha companhia todas as manhas
    sigo os aqui bem longe de portugal
    estou na suica e sem voces as manhas eram aborrecidas
    um grande beijo para si para a sua mae que tambem sera uma grande senhora alem de ser um grande mae
    ate as minhas filhas gostam e o ver uma tem 2 e outra tem 6 vai fazer 7 dia 14 de novembro e chama se alexandra
    um grande beijo para si

    Responder
  74. Celia Almeida

    Gostei do que li sim senhor. Realmente o que falta a mto boa gente é “ter bebido cha” em pequenos. Cada um é feliz da maneira que quer e ninguém tem nada com isso. Tenho também uma filha e se ela um dia me dissesse que preferia mulheres a homens, apenas lhe diria que escolhesse então uma que a fizesse feliz. A felicidade dum filho é o maior sonho dos pais e o meu desejo é que ela o seja, escolha ela o que tiver que escolher.
    Parabéns por ter assumido a vida que desejou para si e não se preocupe com “as bernardinas” deste país. Falam o que falarem, comentem o que comentarem, o que é importante é que seja feliz, coisa que muitos daqueles que falam não conseguem ser.
    Como dizia um grande amigo já falecido…enfim, a vida é assim!!!!!!!!!

    Responder
  75. Fernanda Calçada

    Sou assim, quando gosto partilho, foi isso que fiz… Aprendi a ser mais tolerante em tudo, a ler o que os outros escrevem, acabo sempre por aprender alguma coisa. Desejo lhe muita saúde para continuar a ser a pessoa que é. FELICIDADES e tudo de bom!…
    FCalçada

    Responder
  76. Celia Costa Tavares

    Boa Noite Manuel Luís,

    De louvar a sua fabulosa resposta.
    Os seus gostos e preferências, sejam eles a que nível, só a si lhe dizem respeito, a si e os seus!.
    Da minha parte, apenas lhe digo que gosto imenso de si e das suas brincadeiras…sempre que posso vejo-o porque faz-me feliz 😉
    (a Cristina também é 5*)
    Continue sempre assim.
    Bem Haja.

    Responder
  77. maria rosa costa

    e assim mesmo SR Manuel e um grande homem para dar continuação a uma miúda que nem sabe nada da vida . Não deve dar importância a miúdas ignorantes .Muitos beijinhos gostava de um dia poder tar no seu programa

    Responder
  78. Celia Amaral

    Mto bem dito tb sou da opiniao k o k interesa e estarem felizes .e a sua mae uma grande mulher e grande nae mts psrabens continue sempre assim

    Responder
  79. Maria Anastácio

    Olá Manuel Luis

    Aplaudo de pé o senhor que você é e a vida que o faz feliz. Pessoas brejeiras
    e ordinárias como aquela menina(será que o é?)não interessam nem se incluem
    numa sociedade civilizada. Bem haja Manuel Luis Gocha

    Responder
  80. Noémi L.

    Realmente, concordo com o sr Pedro R, e digo, ha pessoas que em vez de dizer estas asneiras se olhassem para o espelho o mundo nao estava como está, nao há civismo, fala se da vida das pessoas, em público, como se tivessem a ter um bate papo em casa… E triste.
    Mas o mais importante e que há pessoas com nível que este tipo de comentário passa mesmo ao lado.
    É de tirar o Chapeu…

    Responder
    1. teresa silva

      ola manel as bernardinas desta vida não tem cultura só me faz nervoso alguns jovens de hoje serem uns ignorantes o manel para mim é um homem com H grande gosto muito de si e da cristina beijinhos

      Responder
  81. Maria Jesus Monteiro

    Cada um é o que é. O importante é sê-lo de corpo inteiro e de cabeça levantada.
    Um abraço a um excelente profissional que o Manuel Luis Goucha é.

    Responder
  82. Danieli

    Adoreiiiiii!! És um gentleman, se os tais “bernardinos(as) ” conseguirem ler e entender, vão perceber a grande diferença entre “eles” e você. E é isso mesmo, a opinião deles é secundária, há coisas mais importantes e de grande valor. Bjinhos

    Responder
  83. Sílvia Torres

    Boa noite!
    Acabei de ler o seu texto sobre os Bernardinos e Bernardinas e também vi o seu programa em que o Goucha e a Cristina falaram no assunto, em tom de brincadeira e realmente sem dar importância à infantilidade e falta de educação da dita “pessoa”, fartei-me de rir com vocês e gostei da maneira como lidaram com a situação!! Parabéns pela pessoa que é e continue sempre a alegrar-nos com o seu jeito sério e ao mesmo tempo brincalhão!
    Uma coisa é certa a sra sua mãe tem motivos para ter orgulho no filho que tem e na pessoa profissional e humana que é! Existem aí muitas mãmãs de bernardinas e Bernardinos que devem agora ter um saco na cabeça para não mostrarem a cara com vergonha das ordinarices dos filhos e muitas vezes nem culpa tiveram para os filhos serem assim. Bem haja e continue o excelente trabalho, beijinhos

    sempre gostei muito do seu profissionalismo e da sua descrição a nível pessoal e mais uma vez vem provar que não me engano com as pessoa

    Responder
  84. helena mendes

    Manuel Luis è um homem como ha poucos ademiro pessouas como o manuel cultas e enteligentes .continue o ser maravilhoso que è .so lhe posso dezejar muita saude e susseco para a sua vida beijinhus desta sua ademiradora helena mendes emigrante na alemanha.

    Responder
  85. Orlanda

    Olá Manuel Luis. Em relação a este assunto acho que nem merecia o tempo que perdeu a dar qualquer justificação. Utilize antes esse tempo a partilhar connosco as suas receitas e as viagens a lugares que nem sempre temos a possibilidade de visitar e que através das suas fotos e relatos conseguimos “transportarmos-nos” até eles, que nós agradecemos. Quanto ao resto, são pessoas sem formação e sem sensibilidade. E olhe Manuel Luis, como dizia uma pessoa de quem nós todos gostávamos: “”Faça o favor de ser feliz””. Beijinhos de uma fã.

    Responder
  86. Isabel Maria

    Olá Manuel Luís, parabens pela resposta às Bernardinas e Bernardinos deste nosso Portugal, não esperava outra coisa de si. Espero que continue a a alegrar as nossas manhãs (sempre posso aí estou a ver o vosso programa) e mais que continue a ser um Homem feliz porque de facto, e conforme dia a senhora sua mãe, o que interessa é que seja feliz.

    Um abraço Manuel Luís e conforme dizia o nosso querido e saudoso Raul Solnado “faça o favor de ser feliz”

    Responder
  87. paulinha velez

    cada vez o admiro mais…
    sabe o que me deu vontade ao ler as suas palavras? sabe aquele abraço
    apertado,apertado ate o Manuel Luis ficar vermelho..que adorava dar ja ha muito tempo..pois é..fiquei novamente com vontade..ja fui ao Voce na tv para o entregar mas na hora fiquei sem coragem….mas um dia acontece e podia ser hoje..parabens por tudo aquilo que nos transmite…

    Responder
  88. susana

    As pessoas esquecem-se de viver! Infelizmente ….
    Tenho enorme tristeza em mim quando vejo como são de fácil julgar os seres humanos!
    Bem mas na verdade e perante tudo, confesso que gosto mais de ver por ca receitinhas 😉 ansiosa que um dia me cruze co uma qualquer receita sem glúten…

    Quanto tudo resto que seja feliz, por si nao pelos outros! Que viva com sabor e alegria assim mesmo coo transparece dia a dia, alegre divertido e acima de tudo bem resolvido…

    Enquanto mulher tenho pena 🙂 pois seria pessoa ideal para eu ponderar relacionamento , assim sendo opto por me amar a mim própria :)…

    Beijinhos , que continue assim feliz mas acima de tudo um Fantastico ser humano..
    E não é isso que importa afinal??!!

    Responder
  89. Deolinda Rodriguest

    Boa noite Sr Manuel L, eu tenho 55 anos admito que por vezes ainda me custas aceitar certas coisas mas respeito ,vejo a casa dos segredos e digo lhe este grupo de gente jovem são do mais ordinário ,e sem vergonha,…

    Responder
  90. Fernanda Carvalho

    Manuel Luís…não sei, o que se passou, mas pelo telefonema da Cristina para a casa, apercebi-me que algo, de, muito mau gosto, tinha acontecido…
    Manuel Luís… eu, tenho um pedido de desculpas a fazer-lhe quando lhe enviei uma mensagem através do Facebook, dizendo que não achava bem, quando dizia que não via (porque não era culto) foi mais ou menos isso…..
    Hoje, penso que apesar, de trabalhar para a TVI, tem todo o direito de o dizer, já que aparecem, alguns cromos que não sabem o que é educação e respeito pelos outros
    Gostei do exposto… desejo, para si e Cristina toda a sorte do Mundo….a vossa boa disposição ( e não só) leva-nos a ligar a TVI todas as manhãs, também tenho apreciado muito a forma e sabedoria como tem descrito as terras que visita….congratulei-me quando falou sobre Coimbra cidade onde nasci.
    Pessoas, com o vosso nível, não podem de forma nenhuma ligar, aos comentários, menos abonatórios de terceiros que denotam bem a sua má formação
    Um beijinho para si e Cristina

    Responder
  91. Paula Trindade

    E mais nada…
    Muito bem, estou de total acordo com o facto de cada um procurar a felicidade, a vida é mesmo assim, várias escolhas, vários caminhos. Cada um escolhe o que achar melhor para si e ninguém tem o direito de julgar o que quer que seja. Mas a Bernardina é simplesmente uma miúda, que fala sem pensar, e como disse o Manuel Luís, nem se deve dar importância…
    Beijinhos.

    Responder
  92. Maria Palmira Santos

    Só uma grande Senhor como o Manuel poderia responder desta maneira.
    A sua maneira de ser e de encarar a vida fazem com que cada vez o admire mais e tenha por si um grande respeito.
    Obrigado Manuel por ser como é e pelas grandes lições de vida que nos tem dado.
    Não mude, porque o mundo precisa de muitos “Maneis” iguais a si…
    Fala sério quando é preciso, mas também nos faz rir e é isso que o torna um homem tão especial.
    Parabéns à Senhora sua Mãe pela maneira como o soube educar e pelo filho maravilhoso que tem.
    Aceite um apertado abraço com muita admiração.

    Responder
  93. angela leal

    Manel sei k ha mt gente e sempre vai haver a nao gostar das suas escolhas mas cm bem disse sao as suas escolhas a sua vida .. o importante cm sua mae lhe disse e ser feliz. Sentirse feliz com kem temos ao nosso lado e serlntirmonos orgulhosos de nos e das nossas benfeitorias. .. adoro e admiro-o continue a ser o k é ate hj o sempre e unico e maravilhoso MANUEL LUIS GOUCHA e sorria sempre…

    Responder
  94. Conceição Cipriano

    Parabéns Sr. Manuel Luís Goucha!
    Por norma não acompanho o referido programa, mas pelo pouco que tenho visto e ouvido calculo sobre o que seja.
    É um cliché mas bem verdadeiro,” a nossa liberdade termina quando começa a do outro”.
    Gostei particularmente “Esta é a Minha Vida. A Vida que quis para mim.”
    Tocou no busílis da questão…EDUCAÇÃO! Realmente e infelizmente tenho de concordar que, não é de todo para todos, mas nem todos a querem adotar.
    E termino plagiando-o “A Vida é demasiado preciosa para a desperdiçar em minudências.”
    Conceição Cipriano
    Ah… e faça o favor de continuar a ser como é!

    Responder
  95. Daniela Lima

    Querido Manuel..
    Não podia ficar indiferente a tal demonstração de integridade de sua parte. Infelizmente pelo nosso país e adiante existirão sempre pessoas que se acharão no direito de criticar as vidas e as opções dos outros. Acredito que todas as opiniões são válidas desde que sejam feitas com conta e medida, sem ferir os outros. Coisa que não aconteceu, e é a única coisa que me entristece. Admiro-o por ser quem é, independentemente de ser figura pública é uma PESSOA, que segundo me apercebo é uma pessoa íntegra, com carácter, bem resolvida e sobretudo FELIZ…. Coisa que nenhuma “BERNARDINA” lhe poderá tirar… E isso é o tesouro maior que uma pessoa pode ter….

    com os melhores cumprimentos
    <3

    Responder
  96. Elizabete Teixeira

    Gostei mt da resposta a esta “gentinha” porque isto já não é uma questão de geração ou de idade mas sim de educação!Aproveito para dizer que cada dia admiro-o mais.bjinho

    Responder
  97. paulinha velez

    cada vez o admiro mais,,,neste momento so me apetecia dar aquele abraço muito apertadinho ate o Manuel Luis ficar vermelho…mas um dia esse abraço acontece,ja fui ao voce na tv para o fazer mas…fiquei sem coragem…ao ler estas suas palavras deu vontade novamente…..
    parabens MLG

    Responder
    1. Isabel Belo Lima

      Manuel Luís, é pena que haja pessoas sem o mínimo de educação, porque não tem a ver com riqueza ou pobreza, mas sim com as facilidades que lhes dão em casa… Lamento que este programa seja de todos o que levaram pessoas com muita pouca educação e leva a que digam mal… e, lamento que tenham a representar o nosso NORTE, uma pessoa de tão baixo nível.

      Responder
  98. Sofia Vieira

    Querido Manuel Luis , cada um sabe que decisões tomar e o que é melhor para si e ninguém tem que julgar de forma nenhuma , muito menos com má educação e falta de carácter … Acho absurdo a forma como falaram de e da Cristina , mas infelizmente a ignorância ainda existe em abundância em muitas pessoas. Admiro o por ser como é em todos os aspectos. Um bem haja 🙂

    Responder
  99. Glaucia Pereira

    Olá, Goucha.
    Admiro-te muito pelo ser humano que és.
    Estas pessoas preconceituosas não merecem o nosso sofrer.
    Eu sou como tu, não me incomodo com a opinião dos outros.
    Bjs

    Responder
  100. Monica Fonseca

    Boa noite ,pois eu acho que o Sr.Goucha é Um Homen com H grande e tenho todo o respeito por voce ,e o que fez falta ás benardinas ou benardinos foi a pimenta na lingua . Continue a ser o grande HOMEM que tem sido ate agora e não deixe nunca de ser FELIZ!!!!!

    Responder
  101. Patricia

    Sr Manuel, tenho grande admiração por si,por vários motivos para ser ser sincera, e hoje mais um bocadinho ao ler este texto tão bem escrito e inspirador para a minha pessoa!
    Admiro o seu trabalho e a pessoa que é, pela coragem e a simplicidade com que fala de si.. espero um dia, vir a ser um pouco assim.. porque até agora, infelizmente vivo esganada com o “medo” de simplesmente mostrar quem sou…

    um muito Obrigada!

    Responder
  102. Ana Monsanto

    Adorei esta mensagem . Nao se deve julgar algo que nao se conhece, e muito menos quem nao se conhece. O importante desta vida e ser feliz, de mente aberta e nao julgando ninguem pelas escolhas que se faz. Sou uma grande admiradora . Desejo tudo de bom e que o manuel continue sempre com essa alegria a alegrar todos os portugueses.obrigado estes momentos que nos da. Seja feliz!!!!!!

    Responder
  103. Catarina

    Boa Noite Manuel,

    Parabéns por todo o seu trabalho.
    Realmente é fantástico e tem demasiada cultura.

    O que os outros pensam ou dizem não importa.

    Quem me dera um dia ter todo o sucesso que tem

    Continue assim.

    Responder
  104. Patrícia Bernardino

    Sou uma Bernardino… Mas só de nome, não me revejo de todo na descrição dos Bernardinos e Bernardinas! Revejo-me sim na sua decisão de ser feliz e de dar importância a quem a tem. Procuro dar importância aos que me são queridos e sempre disse que só quem me é próximo me pode magoar. Claro que a miúda não tem direito de ser mal educada consigo… Mas parece-me mais digna de tristeza do que de crítica! Tristeza pelo meio pequeno onde sempre viveu e sobretudo pela falta de vontade de ver mais, aprender mais e ter horizontes maiores que ela deve ter. Só uma pessoa assim poderá dizer o que ela disse e como disse… É a minha modesta opinião!

    Responder
    1. Bernardete

      Concordo com tudo o que disse menos com a parte da pessoa em questão ter vindo de um meio pequeno: Infelizmente quem vem de meios pequenos vem, de imediato, rotulado de pessoa com cultura inferior. O certo é que, mesmo nos meios pequenos ou na província há pessoas com sensibilidade e cultura que não merecem esse rótulo. Ser-se inculto vem da própria educação dada ou da falta de motivação para se manter informado ou atualizado no mundo.
      Venho dum meio bem pequenininho, bem transmontano, mas desde sempre aprendi a tratar todas as pessoas como seres únicos dignos de respeito. O Manuel Luís Goucha para mim é um ser mais que único. Não há quem não sorria com a sua forma divertida de apresentar. Por isso, o comentário da pessoa do Secret Story não é representativo de proveniente dum meio pequeno mas sim, alguém que deveria ter, pelo menos, metade da cultura e princípios do Manuel Luís Goucha. Quando ela crescer e olhar para trás verá que é necessário pensar antes de falar.

      Responder
  105. Sofia Vieira

    Manuel Luis Goucha concordo plenamente com o que aqui escreve, o importante é sentirmo-nos bem na nossa pele… E a opinião de quem nao nos conhece tem o mínimo de valor. Admiro o por ser como é e muito sinceramente acho absurdo a falta de educação de certas pessoas, acabam por ser ignorantes naquilo que dizem e na forma que se exprimem… Torna se uma falta de carácter … Nao mude em aspecto nenhum . Admiro o 🙂

    Responder
  106. Anabela Sá

    É bem verdade aquilo que acabou de escrever, Manuel L. Goucha. Nunca devemos dar importância às coisas que aqueles que o dizem e que nada são. São seres tão pequeninos que quase só se vêm com lupa, tal é a importância que têm!!!

    Responder
  107. Sofia

    Sinceramente prefiro uma boa receita que ter de o ver escrever sobre um assunto que não merece qualquer tipo de consideração! Continue o profissional que é e a ser feliz! Isso sim é importante. Um bem haja!

    Responder
  108. Jacinta

    Falou e disse tudo, com estas palavras mostra aquilo que ja todos sabemos !!!! É um grande senhor, com um grande coraçao, e grande personalidade, muitos beijinhos , gosto muito de si!

    Responder
  109. Carla

    Maravilhoso!!!!

    Nesta vida não somos nada individualmente, e por isso, tal como o Senhor, sim, porque com esta atitude é realmente um Senhor, também tomei decisões na minha vida que me fizeram duvidar da minha felicidade e se não ter a minha família seria o suficiente para ser feliz! Felizmente os meus tiveram a mesma atitude que a senhora maravilhosa sua Mãe! (apesar de ter estado um ano sem falara com eles…) Mas nem tudo foi como esperado, continuo a enfrentar obstáculos diariamente de gente ignorante e mesquinha que se esquece do mais importante… Ser feliz!
    Mais uma vez Parabéns pela postura demonstrada.
    Muito obrigada pelo exemplo.

    Cumprimentos

    Responder
  110. Carla monteiro

    Olá, Manuel Luis …. Não poderia concordar mis consigo, não tem de dar importância a quem não a merece. Comentários como o da tal menina, são idiotas. Eu não o conheço pessoalmente mas admiro-o muito, cada vez mais.
    Um beijo, se é que me permite 🙂
    P. S. Continue sendo a pessoa que é

    Responder
  111. maia pilar

    nao se deve ligar e uma verdade mas a falta de educaçao e enorme dessa menina e dizer aue ela e desbroncada nao e desculpa para tanta ordinarice e macriaçao . eu sou nervosa e faladora mas nao insulo ninguem muito menos os que nao conheço e mereçem respeito. aja bom censo .

    Responder
  112. Conceição Baiona Conceição

    Por este texto escrito com toda a dignidade e por muitas outras coisas que acompanho no seu dia a dia ( pois como muitos /as ) sou sua fã e o admiro. Já o disse várias vezes , é um SENHOR e sabe como estar na vida . os meus cumprimentos e a continuação de muito sucesso na sua vida !!

    Responder
  113. Teresa lourenco

    Acabei agora de ler o que o Manuel escreveu em resposta a Bernardina,a 2.500 kilometros( Osnabrück Alemanha) acabei de lhe dar uma salva de palmas,pela sua resposta,educada,e a pessoas como o Sr eu chamo GRANDES HOMENS.Bem Haja.Manuel.

    Responder
  114. Maria Filomena

    Sempre o entendi como sendo um homem com letra grande e hoje, ao ler o seu comentário corroborei a minha opinião sobre o Manuel Luís. De facto, só os pequeninos de espírito têm espaço para a mesquinhez. A mim, e do pouco que vejo da SS4, entristece-me ver que o futuro do meu País vai ficar nas mãos destes jovens tão pouco informados, tão incultos. tão sem uma conversa, enfim … tão vazios. Felizmente que ainda os há que contrariam o que se vê naquela casa. Ali os palavrões imperam e tão triste ver que uma “dor de cotovelo” levam uma residente a chamar de “pega” a outra colega da casa. Será que não haveria mais nenhum adjetivo? Enfim Manuel Luís, desculpe o meu desabafo e desejo-lhe que continue sendo como é e que a vida o presenteie com as maiores felicidades. Um abraço apertadinho.
    Filomena

    Responder
  115. Rosa Pereira

    Não esperava outra resposta da sua parte. Admiro-o muito. É lamentável existirem tantos Berbardinos/as, a esses chamo de pobres de espírito. Fique bem e continue sendo a pessoa que é, inteligente, alegre, bem disposto e assertivo sempre que é preciso.

    Responder
  116. Kirita

    Nem Mais, é um senhor, deixe falar quem fala, dor de cotovelo é muita. Concordo consigo quanto aos palavrões, sou transmontana e por lá dizem-se muitos, a minha mãezinha nunca nos deixou dizer palavrões. A educação leva-se em casa e não na escola, embora haja muitos pais que pensem o contrário. Continue lindo por dentro e por fora como até aqui. São a minha companhia durante a semana e gosto muito, quem não gosta tem o comando ao lado. Beijitos…. ai que já me esquecia que não gosta de beijos, por isso fica o meu abraço 🙂

    Responder
  117. Claudia N

    Que grande Senhor que o Manuel é. Tomara haver nesta vida mais Homens como o Manuel.

    Aprendo consigo todos os dias… sem saber já me ensinou tanta coisa.

    Obrigada por ser a pessoa que é 🙂

    Responder
  118. Rosa Maria

    Manuel,li o que escreveu e estou de acordo consigo,mas não posso dizer que a Bernardina não devia ter dito o que disse de si nem o que disse da Cristina.Será falta de educação ou infantilidade da miúda?Como com 51 anos não estou habituada a dizer palavrões pois a minha mãe assim me ensinou.Beijinhos

    Responder
  119. ana rita

    Eu queria dizer alguma coisa, mas não consigo o Manel já disse tudo. A Bernardina é minha vizinha e por causa das coisas que ela diz, pela primeira vez fiquei com vergonha de ser de onde sou. As mulheres do norte não são assim, felizmente. beijinhos Manel

    Responder
    1. Fernanda Calçada

      Não tenha Ana Rita, aquele rapariga não representa de forma alguma o norte nem as mulheres, ela ainda não teve ensinamentos da vida, que é como quem diz, ainda não passou por sofrimento algum, acho que não aprendeu nada do que os pais lhe passaram, pois acredito que eles não lhe ensinaram aquele forma de ser… E tontinha, por isso não fique triste.

      Responder
  120. Cristina

    Como disse a Sra sua mãe, independentemente do que outras pessoa pensarem, o que importa mesmo é ser feliz….. 🙂
    Um beijinho e nunca mude por certas e determinadas pessoas….
    Eu costumo dizer a certos comentários:
    -É para o lado que durmo melhor…até ressono….

    Responder
  121. Ana Paula Homem

    Como sempre um grande senhor, belas palavras Manel, cada vez gosto mais de sim.Uma estalada de luva branca, mas pouca gente entende, um bem haja.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *