Para a pannacotta:
8 dl. de natas
150 gr. de açúcar
Vagem de baunilha
3 folhas de gelatina transparente
Para as cerejas em calda:
400 gr. de cerejas descaroçadas
150 gr. de açúcar gelificante
2,5 dl de água
1 cálice de ginjinha
Poejo q.b
Leve as natas a levantar fervura com o açúcar e a vagem de baunilha.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Esprema as folhas de gelatina e dissolva-as na nata bem quente. Mexa e deixe arrefecer antes de distribuir este creme de natas por taças ou copos individuais.
Leve ao frigorifico para prender.
Num tachinho, leve ao lume as cerejas com o açúcar, a água, a ginjinha e um pouquinho de poejo embrulhado numa gaze. Deixe ferver em lume brando, de modo a amaciar as cerejas e a calda espessar um pouco. A meio da cozedura retire o poejo.
Deixe arrefecer antes de guardar no frio.
Antes de servir a pannacotta, distribua nas taças ou copos as cerejas em calda sobre o creme de natas.
Tome nota:
Tenha cuidado na utilização do poejo para não usar em excesso (1 colher de sobremesa será suficiente). Na falta de poejo experimente com hortelã fresca.
Na falta do açúcar gelificante use açúcar normal e pode espessar a calda com 1/2 saqueta de pectina (também se vende em alguns supermercados). Se não tiver encontrado pectina junte às cerejas em calda, em quente, 1 colher (chá) de fécula de batata dissolvida num pouquinho de água fria.
Para além de belíssima, deve saber muito bem. Parabéns.
Olá Manel, adoro pannacotta e mal posso esperar para experimentar esta sua receita! Parabéns pelo blog, está um máximo, gostei muito de o conhecer em pessoa!
Também gostei de o conhecer. Um abraço.
Manel, já fiz a pannacotta: sublime : )
PannaCotta, uma sobremesa magistral, e dói de tão simples! Natas fervidas como a IO diz no seu livro. Tenho no meu blog várias receitas pois é uma sobremesa muito consumida cá por casa. Obrigada pela partilha.
I.M.
Maravilhoso …. Tenho pena de não ter jeito para fazer estas sobremesas apetitosas.
Parabéns tem um óptimo aspecto!
Adoro tudo o que faz, o que mostra…
Ainda no fim de semana passado comi pannacotta, num jantar com amigos. Não tenho qualquer duvida que esta, deve estar uma delicia, hummm
ola manel esta panacota deve ser muito boa mas eu gostaria de ter a receita da tarte de chocolate gelada obrigado beijinho tudo de bom