Retrato de família à beira-mar

retrato_de_familia
“Portem-se bem que vem lá o senhor que emprestou este livro à mãe”. Lembro-me que foi assim que tanto eu como o meu irmão fomos apresentados àquele que viria a ser durante dezanove anos o nosso padrasto: o senhor Braga.

Lembro-me disto sempre que olho para estas fotos de família tiradas na praia da Figueira da Foz, porque foi naquela praia que a cena se passou. Do senhor Braga confesso que não tenho muito para dizer, nunca aceitei bem a sua presença e o facto de com ele ter de dividir as atenções da minha mãe, a ponto de nunca o ter tratado de outro jeito. Embirração da minha parte, porque de um bom homem se tratava. Passaram os anos, muitos, e eu já era homem feito, em Lisboa, a fazer pela vida, quando num sábado, numa das minhas idas à Feira da Ladra, percorrendo, como era meu hábito, as bancas dos alfarrabistas, dei de caras com um certo livro de capa azul e naquele instante o reconheci como sendo o que o senhor Braga havia emprestado à minha mãe. Décadas depois recordava-me do nome como se o tivesse lido na véspera: “Nem só de caviar vive o homem”: uma trama de espionagem onde a cozinha tem um papel importante. Desde então que o livro está na minha biblioteca, porém nunca o li, porque, para mim, a história dele é outra: é a dos risos na praia, a dos afectos à solta, a da infância… que é quando temos tudo à nossa espera.

livro

16 comentários a “Retrato de família à beira-mar

  1. Gilda Alves

    Manel Luis, principalmente a foto do canto superior direito não engana ninguém 😉 A sua carinha continua a mesma 😉
    Beijinhos e continuação de boas festas 😉

    Responder
  2. Antonia Quintas

    Boa noite sr.Carlos Jorge e sr.Manuel Luis obrigada por atenderem a minha curiosidade .

    Recordar e bom e traz saudades ha que aproveitar os momentos com os nossos queridos familiares que ainda estao comnosco enquanto ca andar-mos.
    Beijos
    Feliz Natal

    Responder
  3. Carla Paiva

    Desde pequena que gosto de ver fotos antigas nem sei bem explicar o porquê … Adorei ver as suas e agradeço desde já a partilha. Desde miuda que o admiro e nunca me desapontou nem como profissional nem como ser humano antes pelo contrário. Já estive consigo quando mudou para a tvi e fez os programas de rua por várias cidades e pude constatar que o que mostra perante as câmaras é a mesma pessoa que vemos todos os dias na televisão. Gosto muito de si. Desejo-lhe um Feliz Natal junto das pessoas que mais ama Bjs e continue a fazer parte da nossa vida.

    Responder
  4. Lucia

    Linda família, quero aproveitar para lhe desejar um feliz dia de Natal em especial um feliz dia de aniversário, que este dia se repita por muitos e muitos anos, são os votos desta pessoa que tanto o admira.
    Obrigada por ser quem é e da maneira que é « UM SENHOR »
    Um grande abraço
    Lucia….

    Responder
  5. Francisco Vasconcelos

    Boas
    Relembro bem todos os intervenientes desta foto. Tu e o Carlos o Sr. Braga que veio para Coimbra gerir um dos melhores Hoteis da Cidade logo a seguir ao Hotel Oslo e a Senhora tua Mãe D. Maria de Lurdes. Um abraço e VOTOS DE BOAS FESTAS.

    Responder
  6. Maria Elisabete Gavina

    Gostei que falasse dessa parte da sua infância, só que o seu irmão fica muitas vezes “esquecido”,não gosta de compartilhar? Respeitomuito a sua decisão,por isso peço desculpa por esta intromissão…
    Aproveito para lhe desejar um Sato Natal e uma viagem óptima, beijinhos.

    Responder
  7. Ana Bela Alfredo

    AMIGO .PERMITA-ME QUE O TRATE ASSIM,ADMIRO-O TANTO QUE AGORA AO ESCREVER ESTAS PALAVRAS SINTO BORBOLETAS NA BARRIGA ,NADA ACONTECE POR ACASO ESSE LIVRO PARECE TER A VER COM O QUE POSTERIORMENTE ACONTECEU NA VIDA , A LIGAÇÃO Á CULINÁRIA.AS FOTOS ESTÃO EXTRAORDINÁRIAS ,UM BEIJINHO CARREGADO DE MUITO RESPEITO POR SI

    Responder
    1. Carlos Jorge Sousa Goucha

      D. Antónia Quintas,
      Eu posse responder â sua questão. O Sr. Braga como eu o chamava na minha infância e adolescência, faleceu em 2003.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *