Um hotel guloso

fotografia 1

Para quem se perde por chocolate este hotel não poderia ser mais tentador. Em todo o lado (recepção, corredores, quartos, suites…), o chocolate, directa ou indirectamente, está presente nos mais pequenos detalhes e de forma, por vezes, surpreendente. Veja-­se o exemplo, e refiro apenas este por estar na suite onde pernoitei, de um candeeiro feito de garrafas de leite. Ali tudo faz sentido, mais a mais sabendo que o espaço é onde antes era, desde 1928, a Fábrica de Chocolates “A Vianense”. Digamos que a unidade hoteleira acaba por perpetuar todo um património afectivo de memórias que liga a cidade de Viana à magia do chocolate.

fotografia 2

fotografia 3

fotografia 4
Paredes meias e fazendo parte do conjunto, o Museu do Chocolate propõe­-lhe uma viagem sensorial pela sua história, desde a origem quando era moeda de troca, dizia­-se que o dinheiro crescia nas árvores (cacaueiro), até ao produto final.

Todo o museu surpreende pela qualidade com que foi pensado e criado, pela interactividade que propõe e pela riqueza de informações que fornece a quem, como eu, saliva de desejo só de nele (o chocolate, claro) pensar.

fotografia 5

fotografia 6

fotografia 7

fotografia 8
fotografia 9

fotografia 10

fotografia 11
De volta ao hotel, o chocolate continua presente na carta que a cozinha, garbosamente dirigida pelo chef Pedro Araújo, exibe. Conversando com ele é fácil percebermos que cozinha e chocolate amancebam­-se na perfeição ou não fossem eles um caso de paixão.

Todo o atendimento é doce e reconfortante, como se quer o chocolate. É caso para dizer que este hotel apetece “devorar à dentada”.

fotografia_final_1

fotografia_final_2

fotografia_final_3

fotografia_final_4

fotografia_final_5

Hotel Fábrica do Chocolate

Rua do Gontim 70 a 76
Viana do Castelo
Telefone: 258 244 000

www.fabricadochocolate.com

2 comentários a “Um hotel guloso

  1. Carla Paiva

    CHOCOLATE? Adoro! Sou dependente mesmo. De tal forma tenho que ter chocolate em casa e no trabalho. E como estou a trabalhar ( trabalho num hospital) e devido a estas maravilhosas fotos, lá vou eu ao meu cacifo buscar um quadrinho ou dois… E esperar que um dia possa conhecer esse maravilhoso hotel. Afinal do Porto a Viana não é tão longe assim Bjs

    Responder
  2. jose luis rodrigues

    Ola ManuelLluis Goucha parabens pela reportagem muito bonito na minha cidade natal mas tenho a confesar que tenho uma receita de rissoes com recheio de chocolate.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *