Ou um belíssimo pão levemente doce, muito agradável para ser servido ao pequeno-almoço ou ao lanche, aquecido e barrado de manteiga ou compota.
4 chávenas (chá) de farinha de trigo s/fermento
1/2 chávena (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
110 grs de manteiga à temperatura ambiente e cortada em cubos
1 ovo grande
1/4 chávena (chá) de leite coalhado
raspa de 1 laranja
passas e corintos q.b.
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato.
Pré-aqueça o seu forno a 180 C
Comece por preparar o leite coalhado. Junte a uma chávena e um quarto de leite o sumo de um limão bem espremido e deixe que o leite talhe. Serão necessários uns dez minutos.
Enquanto isso, comece a preparar a massa do pão:
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar e o ovo.
Misture a farinha com o fermento e o bicarbonato. Junte passas e corintos a gosto.
Junte a farinha à mistura de manteiga, alternando com o leite coalhado.
Misture bem todos os ingredientes.
Polvilhe de farinha a sua mesa de trabalho e molde a massa em forma de pão.
Faça uma cruz, com a mão, no cocuruto da massa.
Leve ao forno, num tabuleiro, para cozer entre 30 a 40 minutos.
Tome nota:
– Use a mesma chávena de chá como medida para todos os ingredientes que a pedem.
– Pode talhar o leite com sumo de lima em vez do sumo de limão.
Sr. Manuel Luís Goucha fiz este pão e é bom demais. Obrigada
Caro Manuel Luis o meu muito obrigada por partilhar conosco as sua deliciosas receitas, e digo deliciosas por já ter experimentado algumas,e a última foi este pão que ficou magnífico. Adorei.
Bjs Celeste
Bom dia Manel 🙂
Este pão maravilhou-me, fiquei com uma vontade de o experimentar já 😉
Tenho apenas uma dúvida, nos ingredientes refere 1/4 de leite coalhado e na descrição refere uma chávena e um quarto de leite coalhado. Pode dizer-me a quantidade correta? Obrigada por tudo Manel
Beijinhos
Manel já fiz mtas vezes isso ao leite porque gosto de requeijão,mas depois passo o leite por um passador para tirar o soro,então o k se poe na massa é tudo o soro e o leite coalhado? obrigada.O pão deve ficar bom,eu tbm gosto mt de scones e deve ficar o genero não?Então o k vão fazer esta segunda? a seguir á PÁSCOA o k há?FÉRIAS?O 25 DE ABRIL? Pois mas com isso não se brinca. gostava de ir ao programa fazer uma pequena homenagem a 2 irmãs k me ajudaram a criar desde os 6meses até aos12 anos,a mãe e elas não me são nada,mas deram-me amor e td o k se pode dar a uma criança.UMA delas tem 87 e a outra85 eu vou fazer 73 e o meu medo é não as ver mais ou agradecer-lhes o k fizeram por mim.Não é para elas irem ao programa,porque uma de certeza não ia sente-se mal a viajar.TALVEZ escreva uma carta ao programa ,mas como tbm me custa andar não sei.SOU uma velha aborrecida não sou?bjios
Manuel Luis adoro-o… tirei a receita do Pão Irlandês amanha vou fazer, a cozinha é onde passo a maior parte do tempo . Tenho graves problemas de saúde que me limitam muitas vezes, pois há dias que só me consigo levantar e com dificuldade perto da hora do almoço . E quem é a minha companhia todos os dias? quem é?!!!!! o Manuel e a Cristina que eu adoro ,vocês fazem-me rir e chorar são o meu Balsâmo . Não o enfado mais ,obrigada pela receita.
Tem um aspecto verdadeiramente delicioso. Deve ficar perfeito com um chá! 🙂 Obrigada pela partilha.
Parece-me uma delicia! Anotei a receita, vou fazê-lo assim que tenha a visita dos meus filhos, o meu filho faz anos este mês , calha bem fica muito bem ao pequeno-almoço, obrigada pela partilha. Beijinhos uma boa semana cheia de brincadeiras e muito sucesso. um beijinho à Cristina Ferreira.
Manuel , o meu marido e eu vamos esta tarde de domingo , fazer este pão doce que nos parece delicioso …ele já foi até a nossa cozinha adiantar o processo de talhar o leite …eu fiquei mais um pouco para lhe dar os nossos parabéns por ser aquilo que é …passamos bons momentos convosco ( Manuel e Cristina ) agora que ele jubilou …O seu blogue é riquíssimo …quando não nos é possível viajar , vimos “aqui” e viajamos consigo …Um grande beijo …ahhh um grande miau para a Faneca ,que hoje está um “must “
Gosto muito deste pão Irlandês costumo fazer para os lanches de inverno adoro as suas receitas o Manuel Goucha bem haja pelas suas publicações bjs e bom fim de semana.
Que apresentação!!
Um abraço