2 peitos de pato (se forem grandes dão para 4 pessoas)
1 cálice de vinho do Porto
1 cálice de vinho Madeira
1 cálice de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta preta moída na altura
para acompanhar:
batatas assadas no forno (veja a receita de “carré de borrego”, aqui http://cabaredogoucha.pt/carre-de-borrego-com-batatas-no-forno/)
espargos verdes salteados na gordura dos peitos de pato
Pré-aqueça o seu forno a 180ºC (4 no termóstato)
Tempere os peitos de pato de sal e de pimenta.
Numa frigideira, doure os peitos de pato na sua própria gordura, com o lado da pele virado para baixo.
Vire os peitos de pato e leve-os ao forno para acabarem de amaciar. Os peitos de pato devem ficar rosados.
Transfira-os para um prato aquecido e deixe-os repousar por uns breves minutos. A gordura que fica na frigideira, e apenas essa, é usada para saltear os espargos verdes.
Para o molho:
Leve os vinhos do Porto e Madeira, mais o vinagre balsâmico e o mel ao lume, num pequeno tacho. Deixe ferver até reduzir, de modo a obter uma consistência xaroposa. Junte, então, a manteiga e mexendo deixe-a incorporar no molho de modo a que este ganhe um outro brilho e veludez. Os peitos de pato, enquanto repousam, largam suco que pode ser acrescentado a este molho.
Tempere de sal e de pimenta.
Tome nota:
Usámos mel de medronho na preparação do molho. Poderá não ser fácil encontrá-lo, confesso que o comprei a um produtor alentejano de meles. Não há problema, use o mel que mais apreciar ou que tiver à mão.
Luis sou mesmo principiante, e o incrível é que me arrisco a fazer muitas das suas receitas, porque…..são simples!
Acho que por aqui também anda aquela coisa de, ser preciso, saber muito para tornar o assunto simples.
Uma pergunta os vinhos são secos, doces ?
Obrigada e bem haja.
Isabel
Que apetitoso,esta imagem vale por mil palavras!! pelo aspecto delicioso de todas as receitas que coloca aqui no blog, o “restaurante” aí de casa é 5 estrelas com toda a certeza!!
Isabel Sá
http://www.brilhos-da-moda.blogdspot.pt
Boa noite Manuel Luís, como vocês estavam lindos no meio de aquelas coroas de Natal esta manhã, continuem assim animados.
Peço desculpa em usar este meio para lhe mandar mensagens é que sou fã das suas receitas e não tenho facebook então aproveito o Cabaret do Goucha.
Um abraço e obrigada por partilhar as suas receitas comigo e por entrar todos os dias na minha casa.
Lucia…..
Com tal requinta na apresentação dos seus pratos, não tenho dúvida que MasterChef terá o melhor dos chefs na sua apresentação.
Só de olhar para esta fotografia fiquei com fome! Coisa q me acontece com praticamente todas as suas receitas. Simples e deliciosas, algumas já constam no meu livro pessoal de receitas. Obrigada por partilhar estas iguarias de “comer e chorar por mais”.
E mais receitas, muitas mais se hão-de seguir. Um beijo e obrigado
Manuel muito agradecida por tantas receitas tão boas e simples de fazer, já fiz algumas e estas ultimas vou fazer também, vão fazer parte da minha consoada .Muito obrigada por me fazer rir e descontrair todos os dias o Manuel e a Cristina fazem parte do meu dia. Bem hajam.
.
Obrigado pelas suas palavras. Um beijo