Esta ponte não me é estranha!
Estamos em Ervedal, bonita vila do concelho de Avis, sobre um braço da barragem do Maranhão. Esta ponte suspensa foi projectada por Edgar Cardoso, em 1957, e a sua construção é do inicio da década de sessenta. O tabuleiro da ponte original era de madeira de pinho, o que só complicou quando um pastor, vá-se lá saber porquê, decidiu ali fazer uma fogueira. Durante anos a ponte esteve interdita à passagem de veículos, devido a ter ficado parcialmente destruída, mas em 1998 foi finalmente recuperada com toda uma estrutura metálica. Ainda hoje continua a causar sensação, na paisagem alentejana, esta “ponte 25 de Abril” em miniatura. Acreditam os da terra que se trata, realmente, de uma maqueta da ponte sobre o Tejo. E quem sou eu para duvidar!
“Manjar das chagas”, assim se chama este doce que pode saborear na Pousada D. João IV, em Vila Viçosa. A herança é do receituário do que ali era, muito antes da Pousada, ou seja do Convento Real das Chagas de Cristo, mandado fundar em 1514 por D. Jaime (IV duque de Bragança) nas vizinhanças do seu Paço. Leva gemas de ovo, açúcar em ponto, miolo de amêndoa e, pasme, peito de coelho desfiado. O resultado é de babar. Aliás, não é a única receita da olímpica doçaria conventual portuguesa que conheço a fazer bom uso da carne. Faz parte das minhas lembranças e lambanças da adolescência o Manjar Branco do Convento de Celas, de Coimbra, este feito com peito de frango. Dada a sua forma mamilar, também era conhecido como Teta de Freira. Abençoada concupiscência!
Optimo artigo Manuel Luís. Gosto imenso de tudo o que escreves, e de te ver diariamente no Você na TV. És uma inspiração para mim, não só pelo teu comportamente e pela dignidade que dás a televisão portuguesa, mas também pela tua sempre perfeita escolha de roupa, especialmente de casacos!
Adoro-te Manuel Luís.
Um beijo enorme.
O teu maior fã!
Freddie
Nem sei por onde começar,porque tudo que o Manuel diz eu assino por baixo,só tenho pena de não ter o dom da escrita como o meu irmão,esse sim merecia dava uma boa resposta a toda essa gente invejosa,que era melhor meter a viola no saco e estarem caladas antes de dizer mal da Simone.Adoro essa senhora…pela sinceridade,e frontalidade.Tudo o que tem de bom já foi dito…concordo plenamente.(abraços que sei não ser muinto beijoqueiro)e um bj para a Cristina.,
Quero dizer , permita-me…um erro imperdoável mas q se deve a diário escrever em castellano!!
besos guapo!!!
Sou uma grande admiradora sua continue assim, o Goucha permite-me q o trate assim é ” Grande ”
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.
Carl Jung
Olá Manelito …como eu o adoro. Sou alentejana do Torrão do Alentejo e adorava ir na rua e dar de caras consigo. Venha até cá será recebido de braços abertos por esta gente. E se o vir vou pendurar-me no seu pescoço ( mas só se não vier de branco prometo).
Beijinho Manel =)
Bom dia Manel,gostava de saber,caso seja possivel, como faz para cozer castanhas?é k já li de uma sra k põe açucar e estrela de anis,será bom?se me puder responder agradeço mt.Um abraço desta velha amiga. M.E. E OBRIGADA
Manuel Luis Goucha amooooooooooooooooooooooo o seu blog parabéns, leitura diária obrigatória 😉
Que bom. Fico muito contente. Um beijo
Olá Manel o site esta lindo ta mais sofisticado gosto mais do site assim, tenhovisto o voce na tv e tem me partido a rir com o manel e a cristina a dançar o musica poe a mao na cabecinha musica pro roda voce acredite ja gostava da canção agora fiquei fã tou viciada nesta musica e mt divertida e fica bem no passatempo roda voce. Continuem assim manel e cristina com a vossa alegria e boa disposição! Bjs
MÓNICA! – 19 Anos – De Lisboa precisamente de Alfama!!
Boa tarde,
Os meus avós gostariam de ir assistir ao seu programa no dia 19 de Dezembro.
Como fazem para irem? Responda para o meu e-mail…
Obrigado.
Basta marcar através do 214346363. Abraço
Bom dia. No principio da semana falou que esteve no Alentejo e falou, em particular, duma carne de porco (penso que era da cara), que era prensada e parecia-se com um fiambre. Posso perguntar aonde é que encontrou esta iguaria? É que o meu marido é irlandês e há uma carne assim parecida e gostava de experimentar. Obrigada e felicidades.
É cabeça de xara. Dela vou falar no programa de terça-feira. Um beijo