SEMPRE A APRENDER!

20130802-214830.jpg

Só agora entendi porque é o maracujá tido como fruto da Paixão (assim o chamam os franceses, por exemplo, e não são os únicos). Veja-se a sua flor, que é dela que nasce o fruto (foi o que fiz e pela primeira vez), para logo se perceber tudo. Verdadeira obra de arte, sendo o artista a própria Natureza, é nela que encontramos a simbologia necessária para justificar o baptismo: três estigmas, tantos os cravos que prenderam Jesus à Cruz, cinco antenas, tantas as suas chagas, e os tons de roxo, como símbolo do sangue derramado e por isso cor da Paixão. Magnífica e exuberante, a flor foi descoberta na América pelos missionários europeus e diz-se que o papa Paulo V (século XVII) ao recebê-la de presente, e impressionado que ficou com a sua beleza, logo a fez plantar nos jardins de Roma. Não é para menos!

Tenho tanto por saber. Esse é, para mim, o grande desafio da Vida!

11 comentários a “SEMPRE A APRENDER!

  1. Carla David

    Actualmente resido em França e realmente vê-se muito por aqui o Fruto da Paixão. A origem do nome é realmente muito interessante.

    Responder
  2. Ricardo

    Muitos parabéns pelo seu blogue! Descobri-o hoje através do Você na TV e parece-me ser um “lugar” bastante agradável. Ah, e a flor do maracujazeiro é das mais belas que conheço.

    Responder
  3. Sandra Góis

    Muito oportuno Manuel Luis. Eu também não conhecia a história desta flor. É tão linda e exuberante. Eu sou da Ilha da Madeira, terra encantada. De mistério, de cor e cheiros, de frutas e de flores. Quem já foi ao Mercado dos Lavradores, bem sabe como fica embriagado com os perfumes que nos envolvem logo á entrada. E um deles, senão o mais acentuado é o do maracujá, cheiro doce e forte que nos faz crescer água na boca. Adoro, principalmente, em pudim e na poncha hummmm uma delícia. Quem é que vem á Madeira e não prova a nossa Brisa Maracujá? Já estou a ficar com desejos 🙂 vou ali e já volto…

    Responder
  4. Maria

    Sabia que se chama “passion fruit” em muitos países mas não sabia a história do nome. Confesso que em vez da “paixão” religiosa, preferia que se tratasse da “paixão” entre seres humanos!!!! É que se trata de uma das flores mais bonitas e do meu fruto preferido.

    Beijos. Bom fds.

    Responder
  5. MariaEmiliaCunhaLopes

    Realmente só uma pessoa com um grau de cultura mt grande sabe dizer essas palavras maravilhosas,cada vez me encanta mais,é o maximo Manel, aprendo coisas lindas consigo. Bjo

    Responder
  6. Soninha Pancha

    Belíssimo essa flor é uma obra de arte da Natureza, e sua querida mãe também fez uma obra prima .Gouchinha Sempre com muito carisma e amor ao que faz um grande abraço com carinho direto do Rio de Janeiro.

    Responder
  7. Maria Chaves

    Que Interessante, Manuel Luís!!!!!Não sabia.Muito Obrigada por nos ensinar estas curiosidades, que contribuem tanto para aumentar a nossa cultura. Realmente, a vida é e deve ser, uma aprendizagem constante e isso é uma das coisas que a tornam tão fascinante.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *