Só agora entendi porque é o maracujá tido como fruto da Paixão (assim o chamam os franceses, por exemplo, e não são os únicos). Veja-se a sua flor, que é dela que nasce o fruto (foi o que fiz e pela primeira vez), para logo se perceber tudo. Verdadeira obra de arte, sendo o artista a própria Natureza, é nela que encontramos a simbologia necessária para justificar o baptismo: três estigmas, tantos os cravos que prenderam Jesus à Cruz, cinco antenas, tantas as suas chagas, e os tons de roxo, como símbolo do sangue derramado e por isso cor da Paixão. Magnífica e exuberante, a flor foi descoberta na América pelos missionários europeus e diz-se que o papa Paulo V (século XVII) ao recebê-la de presente, e impressionado que ficou com a sua beleza, logo a fez plantar nos jardins de Roma. Não é para menos!
Tenho tanto por saber. Esse é, para mim, o grande desafio da Vida!
gostei muito tem muito bom gosto
Maravilhosa imagem!
Isa Sá
Actualmente resido em França e realmente vê-se muito por aqui o Fruto da Paixão. A origem do nome é realmente muito interessante.
Muitos parabéns pelo seu blogue! Descobri-o hoje através do Você na TV e parece-me ser um “lugar” bastante agradável. Ah, e a flor do maracujazeiro é das mais belas que conheço.
Nao sabia que o nome se referia a Paixao de Cristo.Vivendo e aprendendo, muito bem.
Muito oportuno Manuel Luis. Eu também não conhecia a história desta flor. É tão linda e exuberante. Eu sou da Ilha da Madeira, terra encantada. De mistério, de cor e cheiros, de frutas e de flores. Quem já foi ao Mercado dos Lavradores, bem sabe como fica embriagado com os perfumes que nos envolvem logo á entrada. E um deles, senão o mais acentuado é o do maracujá, cheiro doce e forte que nos faz crescer água na boca. Adoro, principalmente, em pudim e na poncha hummmm uma delícia. Quem é que vem á Madeira e não prova a nossa Brisa Maracujá? Já estou a ficar com desejos 🙂 vou ali e já volto…
É curioso as coisas que se aprendem!
Sabia que se chama “passion fruit” em muitos países mas não sabia a história do nome. Confesso que em vez da “paixão” religiosa, preferia que se tratasse da “paixão” entre seres humanos!!!! É que se trata de uma das flores mais bonitas e do meu fruto preferido.
Beijos. Bom fds.
Realmente só uma pessoa com um grau de cultura mt grande sabe dizer essas palavras maravilhosas,cada vez me encanta mais,é o maximo Manel, aprendo coisas lindas consigo. Bjo
Belíssimo essa flor é uma obra de arte da Natureza, e sua querida mãe também fez uma obra prima .Gouchinha Sempre com muito carisma e amor ao que faz um grande abraço com carinho direto do Rio de Janeiro.
Que Interessante, Manuel Luís!!!!!Não sabia.Muito Obrigada por nos ensinar estas curiosidades, que contribuem tanto para aumentar a nossa cultura. Realmente, a vida é e deve ser, uma aprendizagem constante e isso é uma das coisas que a tornam tão fascinante.