Teria sido perfeita a minha breve estada em Amarante fosse ainda viva a Lailai, a bem dizer a primeira e mais doce das lembranças que tenho da cidade, já são idos vinte e tal anos. Era António, o seu homem pachorreiro que um dia, em se vendo de barriga grande, raptou para com ele viver. Recordo o seu riso contagiante, próprio de quem sempre soube, e corajosamente, tirar proveito da vida. Uma vida de trabalho que lhe valeu a fama de melhor doceira de Amarante. Louvados eram seu mimos (papos de anjo, pães-de-ló, brisas, lérias, foguetes…) que mais pareciam saídos de mãos aconventadas. Pena que nem a sua confeitaria tenha resistido, dizem-me que por não se entenderem os herdeiros, o que não me custa a acreditar. Sobra a “…da Ponte”, a “Tinoca” e a do “Mário”, todas com doces de babar.
Gosto do centro histórico dominado pelo mosteiro onde se evoca São Gonçalo, o tal que muitas solteironas desejam casamenteiro. Diz a tradição que é tanta a ânsia de maridalho, que vão, em rancho, puxar-lhe o baraço e que o santo à força das abanações há-de mexer a cabeça, como que a tomar boa nota das pretensões. Ali a seus pés corre o Tâmega, berço de poemas e sonhos, vindo da Galiza para mais adiante se entregar ao Douro. Corre manso, a deixar-se navegar por gaivotas e barcotes.
Regalo-me com o casario aristocrático, respeitado e preservado com desvelo e bom senso. Fora do centro a cidade cresceu sem nexo ou bom gosto. Mas isso são “outros quinhentos”, que o país está quase todo assim, e hão-de dar para prosa mais acutilante.
Ali nasceu Pascoaes, poeta do Marão, mas aquele chão é também de Amadeo e de Agustina e não faltam, no concelho, marcas que perpetuem os seus talentos, seja em bibliotecas ou museus (Museu Municipal de Amarante Amadeo de Souza-Cardoso, casa-museu Teixeira de Pascoaes…)
Fiquei na Casa da Calçada, propriedade dos irmãos Mota, feito hotel único por vontade do pai Manuel, e inscrito na celebrada e exigente cadeia “Relais & Châteaux”, mas a história da casa-mãe remete-nos para António do Lago Cerqueira, homem elegante, daqueles que se conhecem à légua, que haveria de ser presidente da câmara no advento da República e mais tarde exilado em Paris, aquando da ditadura sidonista. De gabar todo o ambiente e acolho e, mais ainda, o seu restaurante, cuja qualidade foi estrelada pelo guia Michelin e que continua a ser uma das mais almejadas distinções.
Resta-me saudar todos os gentis amarantinos(as) com quem me cruzei, com uma flute de espumante, do verde que ali se produz, luz de perfume e espírito. À vossa!
CONVITE
VII Edição da Feira à Moda Antiga
Amarante revive o início do século XX
29 e 30 de Junho, e 1 de Julho na Baixa da cidade de Amarante
Desafio: Apareça vestido à época dos anos 30/40
Venha com o Seu Automóvel desta época !
Lojas decoradas e comerciantes “vestidos” com trajes alusivos aos anos 30, arruadas, jogos tradicionais, comes e bebes “à antiga”, cantigas populares, pasteleiras e charretes de tração animal.
São só algumas das iniciativas que se podem encontrar nesta edição da Feira à Moda Antiga de Amarante, organizada pelo “O ARQUINHO COMÉRCIO VIVO”.
A Organização da Feira convida-o a expor o seu automóvel!
Estão todos convidados, apareçam vestidos a rigor e participem !
O objetivo é recriar o ambiente amarantino na década de 1930, acompanhado por um programa cultural e várias animações. O programa da Feira integra ainda um Baile de S. Pedro, no sábado, dia 30 , onde vão atuar vários grupos musicais de ranchos folclóricos da região.
Estão também confirmadas as presenças de vários grupos de teatro, de bombos, concertinas, cantares ao desafio e Bandas de Música
Teremos ainda uma mostra de gado, onde é retratada a forma como os animais estavam também presentes na nossa Vila, na época.
Ao longo dos três dias da iniciativa serão comercializados inúmeros produtos típicos de artesanato, tais como, tamancos, fumeiro, doçaria conventual e vinho verde.
A gastronomia amarantina será posta à prova.
Visitem e participem na 7 ª edição da Feira à Moda Antiga na baixa da cidade, no Largo do Paço, nas ruas 31 de Janeiro, António Carneiro, Olivença e Avenida Alexandre H
bonjour! UN souvenir ” doux et inoubliable” de ma jeunesse ; “lailai”: l’esplanade, la vue… les gâteux… et les baisers de mon amour… de mes 20 ans…!!! AMARANTE EST TOUT cela…
Boa Tarde!
Obrigada pelo simpático post sobre a minha cidade, só queria dizer que os “barcotes” do rio por cá chamam-se Guigas.
Bem haja
Olá Manuel Luis, como amaratina que sou estou muito contente que tenha gostado de visitar a cidade mais bonita de Portugal.
Quando estava a mer reparei que se esqueceu de um nome de uma das confeitarias, chama-se “Confeitaria da Ponte” que fica mesmo em frente ao Hotel da Calçada.
Obrigada por descrever tão bem esta linda cidade. Tenha um bom fim de semana!
Olá senhor Manuel hoje deparei-me com este seu poste sobre a minha querida terra está lindo e descreveu a cidade melhor que eu que vivi 18 anos lá,hoje estou longe da cidade e da família que toda ela e amarantina hoje vejo Amarante com outros olhos, as saudades são muitas mas derivado a crise fui obrigada a vir para franca pais que o senhor conhece bem não me arrependo e aqui que tenho o meu ganha pão..um dia voltarei ao nosso pais e a minha queria Amarante…um dia eide conhecer o senhor que tanto ademiro por tudo pelo proficional 5* mas principalmente pelo humano…um grande beijo de Paris
Boa tarde Manuel Luís Goucha
Uma vez que é admirador de Amarante, vimos por este meio dar a conhecer o evento que estamos a preparar na linda cidade de Amarante.
Consulte p.f. o link supra mencionado.
Aguardamos a sua opinião, pois é nossa intenção, mostrar o que de melhor há na nossa cidade, cujo legado que nos foi deixado pelos nossos antepassados e nomes como Amadeo de Souza Cardoso, Teixeira de Pascoaes, Conselheiro António Cândido,.. das Artes á Política, mostrar os novos talentos, enfim… Dar Futuro ao Passado.
Obrigado.
Melhores Cumprimentos
Berta e Lourenço
Olá Manuel Luís,
deixe-me utilizar um termo que você detesta e eu também, mas invejo-o!
Tem a vida que eu gostaria de ter: uma casa que parece fantástica, porque é rodeada de espaço verde, um prazer em criar receitas novas (o meu companheiro só aprecia a comida tradicional portuguesa), recebe amigos com gosto e requinte e sobretudo tem cães e uma gatinha com quem brinca como uma criança num espaço que lhe permite tal diversão.
Até no que diz respeito à leitura: creio tê-lo ouvido dizer que Isabel Allende
é a sua escritora favorita…também é a escritora que mais admiro. “A filha da fortuna” é dos livros que mais amei ler, em especial a parte que se passa na Califórnia e muito em particular as cenas em que a escritora descreve a heroína a cavalgar sozinha, saboreando a liberdade que o disfarce masculino lhe dava.
Embora seja uma escritora que descreve de uma forma perfeita as emoções e sentimentos dos personagens, a parte a que me referi anteriormente era de tal forma visual que sempre achei que esse livro estava destinado a passar para a tela cinematográfica.Esperemos que esse dia chegue, mas nunca será como o livro. Nunca é…
Um abraço!
Ângela
Ola o Manuel foi a cidade mais linda do MUNDO
as fotos estao excelentes ,AMARANTE e linda…..tantas Saudades
Beijinhos Tudo de bom
Ola eu gostava de um dia poder ir ao vosso programa tenho uma coisa que gostaria de contar na tv vivo com essa magua a muitos anos roubaram-me uma filha e eu não queria falecer sem por a publico o que me fizeram deejo ao Manuel goucha um bom final de semana bjs
Ola,
adorei as fotos, ate fiquei com vontade de ir a Amarante ver se reconheço os locais escolhidos 🙂
Já agora, quando é que nos dá o prazer da sua visita aqui no Marco de Canaveses?
Eu adoro velo no programa da TVI juntamente com a Cristina, mas de tanto gostar ate perco a noção do tempo e não faço nada cá em casa 🙂
Eh,eh!! bjinhos e muitas felicidades
Belíssimas fotos.
Obrigada “SIR” Luís Goucha pelas lindas fotos que aqui nos deixou…
É muito linda a minha Cidade, o seu Post está excelente.
Volte sempre e será sempre muito bem-vindo e recebido.
Um abraço e as melhores felicidades do Mundo:)
Mais uma vez demonstrou a sua sabedoria em história,aliás em td,estou a escrever e a ver o voce na tv estou a ver a menina se lá estivesse a minha neta de 5 anos nao lhe ficava atrás,o Manel já conhece a Rafaela.Mas falando de Amarante deve ser lindo,já há mts anos k gostava de lá ir,nao foi possivel e agora ainda menos, vou vendo pela tv as nossas paisagens lindas.Qd for lá para cima, vejo td e assim fico a conhecer bem o nosso Potugal .Bom fim de semana, vá escrevendo e mostrando mais coisas ,terá sempre esta velhota á sua espera Bjiho e um abraço
OLA MANEL QUE BOM PODERMOS VER AS NOSSAS RAIZES AS FOTOGRAFIAS ESTÃO ESPETACULAR OBRIGADO POR PARTILHAR COM OS SEUS FÃS
Sei que é uma pessoa de quem se gosta facilmente, é muito acessível, segundo o meu amigo Adérito ( TASCA). Gosto de como fala da minha linda terrinha denoto “paixão” o que me faz simpatizar mais consigo… um dia gostava de ir ao seu (vosso) programa e mostrar como se vive por amor a 3 pessoas especiais…. pf veja http://www.nunomeireles.net. Obrigada e até qualquer dia. Bj
O meu obrigado pelos vossos comentários. Apenas estive um fim de semana em Amarante, sendo que todo um dia foi passado em Vila Chã do Marão acompanhando Marinho Pinto numa viagem sentimental pelas recordações de infância que o ligam à terra. Poderão ver esta reportagem quinta-feira no Você na TV.
Olá Manuel! Que bom ouvir falar da minha cidade! Agradeço-lhe ter mostrado o lado mais bonito e do qual me orgulho, lamento apenas que não possa ter visto, uma cidade ainda mais bela, do que aquilo que ela actualmente está e que merecia estar. Potencial não falta, apenas falta boa vontade de de saber gerir o rico património, cultural e natural que temos. Venha mais vezes…..
SIM AMARANTE E LINDA…A MINHA TERRA…TERRA DOS POETAS …DOS GRANDES POETAS….E NAO SO VENHAM VISITAR AMARANTE…..NAO SE VAO ARREPENDER
Gratos pela visita Manuel Luís!
Esperamos que tenha gostado da nossa humilde mas acolhedora freguesia, tanto quanto nós, gentes de Vila Chã do Marão, gostamos. Esperamos voltar a vê-lo por cá.
Um abraço!
Não sou de Amarante, mas tenho uma casa lá perto. Herança de família. Conheço bem a cidade, a Lailai o mosteiro o museu ……
Quánto à Lailai, enquanto existiu, foi sempre paragem obrigatória para lanchar e comprar os doces maravilhosos. Quando saíamos entravamos na lojinha em frente, de fumeiros caseiros e queijos. Eram as duas paragens obrigatórias.
Segundo me dizem familiares de Amarante, uma (ou mais) doceira da Lailai, foi trabalhar para a Confeitaria da Ponte. Já lá fui comprar e realmente são muito bons. Se melhores ou piores, o gosto de cada um o dirá, mas agora, quando vou a Amarante, a paragem passou a ser ali e, claro, na casa dos fumeiros.
Beijinhos
Inês
Lindas fotos
Bom dia como sempre adorei as fotos,estou quase a reformar-me como eu gostaria de fazer parte do seu elenco,são formidáveis deve ser muito divertido,era mesmo uma terapia.Beijinho
ola Manuel como e bom rever minha terra natal já tenho tantas saudades dela eu gostava de regressar de vez para Amarante só que já meus filhos e marido não querem mas a vida também não e fácil em portugal. meus filhos já gostei mais da suíça Portugal só para ferias mas eu sou sincera nunca gostei da suíça mas e ela que nos da a outra parte da vida que e o pão de todos os dias e por cá fiquei minha filho-ta cá nasceu e e por eles que me prende aqui gostei de ver você em Amarante cidade linda e gosto muito de ver você no programa com Cristina faz uma dupla formidável parabéns .obrigado você e um amor de pessoa um abraço e beijinho para si e deia a Cristina um abraço desta família obrigado Manel .
Bom dia Manuel adorei todo o conjunto de fotos ,no final fazem a história de Amarante q é linda ,Adorei .bjs …
Boa noite
precisava lhe perguntar uma coisa
no natal durante um programa voce na TV, o Manel falou de um armazem onde compram as decoraçoes para o cenário do programa. precisava de saber o nome desse armazem ou um contato/site.
Obrigado
Belíssimas fotos dessa bela cidade de Amarante.As suas descrições são muito elucidativas. A cidade está muito bonita.Já fui há anos lá para visitar o Museu A.S. Cardoso bem como a Casa M. T. de Pascoaes.Admirei ñ ter falado na Igreja de S. Gonçalo pq. teria arranjado matéria para dar azo às suas brincadeiras. Aproveite a vida. Chau
Olhe que falei da igreja de são Gonçalo.
Lindas fotos,como sempre. Cada foto a sua descrição,assim ficamos a conhecer .Espero um dia poder visitar Portugal Continental…. Um abraço.
Gostei muito dos seus comentários sobre Amarante, terra em que vivi 10 anos, e onde nasceram 3 dos meus filhos. Também conheci a Lailai, e fui lá várias vezes, comer e comprar os maravilhosos doces. Fechou foi pena, mas a confeitaria da PONTE também tem excelente fabrico. Amo AMARANTE, costumo dizer que é a minha segunda terra, passei lá os melhores anos da minha vida. Adoro a minha terra que é MOLEDO do MINHO a mais linda PRAIA do NORTE, mas tenho AMARANTE no meu <3
A linda cidade de Amarante! Obrigada Luis Goucha pelas lindas fotos que aqui nos deixou…
Belas fotos e sábias palavras. Aprendi a ser seu fã. Que a vida lhe seja longa.
É muito linda a minha terra…muito obrigada….
O Manel sempre em viagem… faz bem!
Eu gostava imenso de ir a Londres.
Abraço!
Não tive a alegria e oportunidade de me cruzar consigo. Gostaria muito. Sempre a demonstrar bom gosto. Obrigada pela visita a Amarante. Volte sempre e será sempre bem vindo e recebido.
Manuel Luís, parabéns pela reportagem! Não o trato por Senhor porque sei que não gosta. Além disso, como está comigo todos os dias da semana pela hora de almoço já faz parte da família, logo faz muito mais sentido Manuel Luís.
Não tive o gosto de o encontrar (vivo numa freguesia – Travanca) mas como era de esperar, foi muito bem acolhido pelos meus conterrâneos e é o que importa!
Pode ser que num próximo fim-de-semana queira vir visitar o Mosteiro de Travanca.
Um beijo
Olá Manue! Adorei as fotos…assim como a sua descrição.
Um abraço de admiração
PP
Gosto muito de Amarante mas já lá não vou à meia dúzia de anos, passei boas férias na minha juventude, bons banhos no Tâmega e conhecia bem a Lai Lai fiquei triste mas é o que está a acontecer por todo lado. Obrigado por me fazer recordar Amarante e o que bom lá me aconteceu.
fotos lindas é uma cidade muito bonita.
Como é bom viajar com os olhos de alguém culto e interessado.
Amei Amarante e a sua história sem ainda lá ter ido,fiquei curiosa em conheçe-la,obrigada por nos mostrar o melhor que este cantinho tem.
Boa noite Manuel, obrigada pelo completa descrição da sua viagem, nunca falta nada , você vai a todos os pormenores, obrigada por tudo o que nos da sua, beijinhos e bem haja , miminhos para si.:-)
A minha avó paterna era de Amarante. Conheci, por isso, alguns locais de Amarante que revi nas sua fotografias. A que melhores e doces recordações me trouxe foi a da Lai-Lai. Lanchei muitas vezes no terraço sobre o rio que existe nas traseiras da pastelaria. Tardes maravilhosas… Obrigada Manuel Luís por ter trazido esta lembrança doce…
Linda reportagem de mais uma cidade maravilhosa do nosso País. Sabe bem aproveitar os fins de semana, para ver ou rever belos recantos. Obrigada por estas informações apensas, pois algumas não conhecia. Um abraço reconhecido
Como sempre uma descrição completa,da cidade e arredores,toca a aproveitar.
Boa noite Manel: e sempre um gosto lelo ,escrita impecável com saber e elegancia ,mais uma vez a partilhar o que deve ser partilhado ,as nossas raízes ,a nossa terra, para mim continua a ser o meu orgulho” a terra e Manel beijos