TESOURINHOS “DEPRIMENTES”

É o que dá andar nos arrumos: descobrem-se coisas do “arco da velha”!

tesourinhos1

– Não me pergunte quando foi, que não me lembro, não me lembro… sei que foi há muito tempo, basta ver as caras, penteados e fatiotas. Gravávamos na Fonte Luminosa o hino do canal 1, numa promoção ao jeito de “We are the World”, com todos os nomes, da altura, da RTP. Foi uma tarde muito bem passada, entre dichotes e cantorias. Na foto eu, entre Valentina Torres e Isabel Medina. Ó p’ra nós tão jeitosos! Livra!

E se quiser gargalhar um bom pedaço veja o vídeo:


 

 

 

tesourinhos2

– Esta outra em pose e solitário sei que fez parte de um conjunto de fotos tiradas no atelier de António Homem-Cardoso e por ele próprio. Verdadeiro artista é o fotografo oficial de D. Duarte Pio de Bragança e de sua família (ah pois, que eu não faço por menos!). Tão sério e “chupadinho das carochas!”.

 

tesourinhos3

– Esta tem que se lhe diga: na altura, o Professor Cavaco Silva era Primeiro-Ministro e eu estava no Porto, a fazer o programa “Bom-Dia”, com o Júlio Magalhães. Encontrámo-nos no casamento da filha de uma amiga comum. E foi ali que consegui que Maria Cavaco Silva aceitasse ser, depois, a primeira convidada de “Olha que Dois!” (lembra-se?), um projecto de sucesso nas tardes de sábado da RTP, com a Teresa Guilherme.

tesourinhos4

– Ainda agora lhe falei do “Bom Dia”, o programa da manhã da RTP que começava às 7.30 e terminava por volta das 10.00. Foi este, aliás, que marcou a minha passagem dos programas de culinária, alguns dos quais da minha autoria, caso das séries “Sebastião come tudo!”, para os programas de conversa. Era director de programas José Eduardo Moniz e no Porto, onde o programa era emitido em directo, era Manuel Rocha quem liderava o centro de produção da RTP. Se para mim era uma estreia, também o era para o Júlio Magalhães. Foi um ano de intenso trabalho e, sobretudo, de descoberta. A amizade e o respeito por qualquer um deles mantêm-se inalteráveis. Quanto a este projeto não me é difícil dizer-lhe que é de 1990/91, dado que foi marcado por dois acontecimentos mundiais que entretanto ocorreram: a guerra do Golfo, com a invasão do Kuwait pelo Iraque de Sadam Hussein, e o Massacre de Santa Cruz, em Timor, pelas tropas indonésias. Também por isso o “Bom Dia” se revelou uma preciosa aprendizagem para qualquer um de nós, que não enjeito de forma alguma.

27 comentários a “TESOURINHOS “DEPRIMENTES”

  1. Catarina Duro

    ADOREI VER A MINHA AMIGA SANDRA NOBRE AO LADO DO MANUEL ,PORQUE SEI QUE TODOS SÃO MUITO BEM RECEBIDOS, CONTINUA A SER UM GRANDE SENHOR ,MAS ACHEI POUCO, ELA TEM TANTO PARA FALAR ,E NÃO SÓ NESTE TEMA .É UM CAMALEÃO.UM BEIJO DE AGRADECIMENTO POR SER A PESSOA QUE É.

    Responder
  2. Dalila Silva

    Adorei os “tesourinhos” Lembro-me bem destes e de outros! adorava os programas de culinária…(ainda tenho os livros ). Permita-me uma ‘correção’, na 1ª foto, penso que é a Fátima Medina, e não Isabel Medina!
    Gostei de ver, e sempre que possa, partilhe as suas receitas!
    Um beijo
    Dalila

    Responder
  3. Sonia Pereira

    Caro Manuel Luis sou uma fã do seu trabalho e gostei de ver estas fotografias que marcaram uma época.Concordo consigo quando diz que o futuro é que importa.Muitos parabéns pelo excelente profissional que é e também pelo seu amor aos animais que muito me emociona.Se me permite mando lhe um beijinho com muita admiração.

    Responder
  4. Berta Veiga

    oh mg!!ou melhor oh MLG…que dizer perante estas fotos???só digo uma coisa,lembro-me do Julio Magalhães assim e tantos anos que ele foi atendido por mim na papelaria dos pinhais da foz quando ia buscar os jornais para a radio onde trabalhava com outro colega que foi para a tvi e que não me recordo o nome.Os anos passam e são mesmo as fotos que nos fazem lembrar do passado. 🙂

    Responder
  5. Filipe Tavares

    Foi assim que em criança vi o Manuel Luis Goucha. Adorei o programa que fazia, não me recordo do nome. Falava com um boneco (engraçado), cujo nome era Sebastião (Sebastião come tudo…). Um abraço e muito sucesso como apresentador

    Responder
    1. Manuela pereira

      Sempre um grande profissional Manel Luís… acompanhei-o desde sempre : então a minha Santa mãe !!! nem se fala .que tenha tudo de bom na sua vida.

      Responder
  6. raquel guerreiro

    boa noite Manel Luis:a imagem e mesmo esto: engraçado ver as coisas que se faziam, como nos vestíamos ,as nossas figurinhas na altura, o máximo gosto de rever imagens antigas fazem-me voltar ao passado e eu gosto para dar mais valor ao presente e preparar-me para o futuro daqui a 50 anos como sera ?beijos

    Responder
  7. Vânia Ferreira

    Não posso recordar pois nasci em 1990. Só a cerca de um ano é que comecei a assistir ao Você na TV e fiquei viciada. É um gosto conhece-lo um pouquinho mais todos os dias através do programa e deste blog. Gostava de poder faze-lo pessoalmente… Um abraço

    Responder
  8. Maria Luisa Amores

    Claro que são tesourinhos, mas…..JAMAIS….deprimentes, serão sempre tesouros, guarde-os na sua memória e coração como algo precioso, e não é que são algo precioso?!….. O inicio da sua carreira….apenas o começo, o nascer de uma GRANDE ESTRELA.
    Obrigada pela partilha

    L.Amores

    Responder
  9. maria deolinda santos lopes

    O tempo pode ter-lhe trazido alguns fios de cabelos brancos,mas também lhe trouxe a maturidade para estar de bem com a vida,porque se reparar bem nos seus olhos ,até parece que que pairam neles uma certa tristeza que não existe hoje.Admiro-o pelo HOMEM que é.Sou sua fã desde que começou os seus passos na tv.Um beijo de parabéns pelo seu percurso!

    Responder
  10. Lucília Malhão Antunes

    É costume dizer-se que passado é passado. No entanto, eu acho que, passo a expressão, recordar é viver e quando nos recordamos de coisas agradáveis e divertidas, é muito bom ir de vez em quando ao baú das memórias.
    Goucha, gostei o rever com o visual que tinha, na época em que o comecei a conhecer. Deixe no entanto que lhe diga que, tal como o Vinho do Porto, está atualmente muito melhor e muito mais charmoso.

    Responder
  11. graça almeida

    Pois desculpe mas agora é muito mais charmoso, a vermos as fotos antigas eramos tão esquesitos mas daqui a uns anos trona-mos a dizer o mesmo, gostei dos tesourinhos muito bom

    Responder
  12. Maria Ascenção Fernandes

    Vou ser sincera, gosto mais de si agora. Acho-o “mais novo” do que na época do bigode! Mas é bom recordar esses tempos não é? Bjs

    Responder
  13. Manuela Henriques

    Francamente lembro-me bem desta época e via sempre o Sebastião.
    Fiquei satisfeita de recordar estes tempos, exceptuando a D. Maria….
    (não utilizo o novo acordo ortográfico)
    Cumprimentos

    Responder
  14. palmirapaulos

    Recordar é viver Manuel !
    E afinal eu recordei…se me lembro destes tempos!!
    E cá vamos todos vivendo destas recordações.
    Um abraço apertado
    PP

    Responder
    1. MLG

      Palmira não sou nada saudosista. O passado não dá futuro, mas encontrei estas e muitas outras fotografias e rapidamente me lembrei do que cada um delas pode contar. Achei divertido para o blogue. Apenas isso. Estou mais interessado no meu futuro. Um beijo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *