30 de Dezembro
Sob o signo do “Metropolitan”.
Parece que estou num claustro de um mosteiro, algures na Europa, mas não é verdade, já que me quedo deste outro lado do Atlântico. Mas tudo quanto aqui deslumbra o nosso olhar, foi realmente trazido, pedra por pedra, de mosteiros abandonados (?) de França, Espanha e Itália, por iniciativa de George Gray Barnard (1863-1938), escultor norte-americano, ávido coleccionador e vendedor de arte medieval. Através da generosidade de John Rockefeller Jr., o “Metropolitan Museum” adquiriu, em 1925, a colecção de claustros e todas as obras que compunham o espólio de Barnard, acabando por os reunir num edifício construído de raiz, há precisamente 75 anos, numa propriedade de largos hectares, a norte de Nova Iorque, doada à cidade, igualmente, por Rockefeller.
Relicários em bustos de santas
Bruxelas (?) século XVI
Bispo saudando
Itália, Umbria (?) século XIV
Virgem e menino
Notável escultura em madeira
França, século XII
Jesus montado num jumento
Alemanha, século XVI
Confesso que me perdi de amores por esta peça, em madeira de tília, muito popular no sul da Alemanha e na Áustria. Estas esculturas eram feitas em vários tamanhos, da miniatura ao tamanho real, sendo que estas últimas saiam em procissão no Domingo de Ramos, como que a simbolizar a entrada de Jesus em Jerusalém.
No “Metropolitan Opera House” (Lincoln Center)
Fundado em 1880, é o maior palco de ópera nos Estados Unidos e os seus critérios artísticos são dos mais exigentes de todo o Mundo. Por este palco já passaram os nomes maiores do canto lírico e aqui se vive de novo, um período pujante de criatividade. Esta noite vi “Falstaff”, a última das obras-primas de Verdi, dirigida pelo consagrado maestro James Levine. Magnífico!
Há um luar coalhado cobrindo o meu regresso ao hotel. A próxima manhã há-de cantar outros segredos.
Olá Manel! Fez boa viagem de regresso a Portugal? Já está no seu cantinho,ainda bem,pela primeira vez consigo escrever no seu blogue da minha pequenina tablet é um feito.Fiquei encantada com as suas fotos,se tiver mais vá pondo, só assim eu vou conhecendo um pouco o mundo,tb está a chegar o dia de eu ir,vou com saudades deste país e família.Um bjio meu amigo,pode ser? Um abraço é para qd está a trabalhar.
Realmente essa escultura em Madeira de tilia é linda,mais uma vez estou encantada com esses claustros esse trabalho magnifico,onde nao haviam màquinas para o fazer,eram as maos dos homens a trabalhar a pedra k davam resultados magnificos.Obrigada Manel,mais uma vez mostrou a sua cultura dando tds os pormenores,k mais ninguém estaria pronto a dar.Amanha é o seu regresso,k faça boa viagem,eu no dia 8 là estarei para o ver.Um abraço
Bom ano
Tá decidido só viajarei na “sombra ” do M.L.Goucha
Ele é que sabe e o resto sao tretas…sabe conciliar tudo numa viagem,regressar bem mais rico!Para a próxima por favor avise-me tá bom?:-))
Boa viagem
Há uma falha imperdoável nas suas andanças por Nova Iorque. Está aí há vários dias e ainda não foi assistir ao espectáculo que está a fazer sucesso off-Broadway e em que um português é protagonista! Mais informações em http://nothingtohidenyc.com.
Feliz ano novo!
Pois o tempo não da para tudo. Abraço.
Talvez na próxima vinda.
parabés luís goucha daqui de maputo! boas festas