Bem pode a Sónia fazer estes mimos (só de olhar já me babo!) e muitos mais, agora que concluíu o seu curso intensivo de um mês, em pastelaria, na mais famosa escola de alta cozinha do Mundo: “Le Cordon Bleu”, neste caso na de Madrid e na sequência de ter ganho o segundo lugar do concurso televisivo Masterchef.
Acompanhámo-la na cerimónia de entrega do certificado e presentes estavam muitos outros alunos, dois portugueses incluídos, alguns deles havendo tirado o grande diploma, em cozinha e pastelaria, após nove meses de aprendizagem. É o que espera a Rita Neto, a ganhadora do Masterchef Portugal, também ela ali, justamente na véspera de iniciar um ano lectivo de muitas aulas, teóricas e práticas, de segunda a sexta, seis hora por dia. Um curso completo no valor de 36.000 euros. Exige-se rigor, disciplina, dedicação mas, acima de tudo, paixão. Nesta escola “aprende-se a aprender” e desengane-se quem acha (até mesmo um Chef) que já sabe tudo. A cozinha está em constante evolução, e não revolução, e por isso há que estar atento e ir acompanhando com humildade e interesse todas as mudanças que façam sentido.
Para a Sónia é mais uma ferramenta de aperfeiçoamento, que lhe permitirá continuar na senda do que deseja alcançar a nível profissional. Para a Rita é um mundo novo, de saberes, sabores e técnicas, que se lhe abrirá, para que daqui a nove meses esteja mais apta a conquistar o futuro.
Ficam as fotos ilustrativas da emoção e da alegria sentidas, num dia marcante para as duas, mas tudo o mais, conversas incluídas, não cabe aqui, que se fui em trabalho até Madrid é para depois lhe mostrar tudo no “Você na Tv”. Digamos que aqui o que lhe servi foi, tão só, um aperitivo. Mas um aperitivo gostoso, para lhe fique a apetecer mais, como um gosto foi reencontrar estas duas concorrentes Masterchef, prova provada que o concurso muda vidas.
Sónia conversa com a Inês, uma portuguesa a viver em Espanha há 15 anos. Casou com um espanhol e tem neste momento uma empresa de bolos, a “Have a nice cake!”. Na última fila, o segundo a contar da direita é o Tiago Castillo, um jovem português de 24 anos com o curso completo de cozinha e pastelaria da escola, pronto a embarcar para o Dubai.
Boa tarde
Gostaria de lhe colocar uma questão. Sou profissional tanto de cozinha como de pastelaria e gostaria de fazer um curso intensivo em ambas as áreas, será que me pode ajudar facilitando-me algum contacto?
Obrigado e boa sorte na sua vida profissional
Antonio Fernandes
Obrigada por partilhar estas fotografias e fazer menção a tão improtante acontecimento que é a graduação destes talentosos Chefes de Cozinha.
Já sabe quando é que vai para o ar a entrevista do Cordon Bleu?
Foi um prazer conhecê-lo.
Olá Filipa
A reportagem vai para o ar a 16 de Outubro, no mesmo dia em que sai uma outra na revista Sábado. Gostei muito de os conhecer.
Obrigado Ana Rita pelo comentário.
Em Janeiro começaremos a gravar nova série.
Adoro cozinha e adorei o masterchef, estou ansiosa que haja outro… Já é tempo não? Um programa tão rico, com cultura e sentido como esse é que faz falta na nossa televisão ao invés da casa dos segredos que é um monte de pessoas sem nível sedentas de fama.