MEDALHÕES DE PORCO À BULHÃO PATO

20131119-190641.jpg

8 medalhões com 1 dedo de espessura tirados do lombinho
3 dentes de alho descascados e cortados em lâminas
azeite
raspa e sumo de limão
miolo de camarão descascado e congelado
vinho branco
2 colheres (sopa) de manteiga
sal e pimenta preta moída na altura
raminho de coentros picados

Tempere os medalhões de porco com azeite, raspa e sumo de limão e alho laminado. Massaje a carne com estes ingredientes e deixe em repouso por uns trinta minutos.
Aqueça uma caçarola com tampa. Junte, na caçarola, os medalhões de carne temperados e deixe-os dourar de um lado.
Vire os medalhões de carne, tape a caçarola e deixe amaciar.
Junte uma mancheia de camarões congelados. Continue a cozinhar, com a caçarola tapada, por uns dois minutos. A água que os camarões vão largar é suficiente para criar molho.
Junte um pouquinho de vinho branco e o raminho de coentros picados.
Deixe levantar fervura.
Junte a manteiga e sacudindo a caçarola, deixe que o molho espesse.

20131119-191140.jpg

Acompanhamos com uma boa salada de verdes, temperada, no prato, mas numa taça à parte. Uma receita simples pode, assim, ganhar um outro visual no empratamento.

Pode acompanhar com batatas fritas, mas coloque-as também num recipiente à parte (uma tacinha, por exemplo) e este no prato onde vai servir a carne.

Ainda mais uma sugestão de empratamento: toste fatias de pão de mistura e coloque uma em cada prato. Disponha os medalhões de carne e respectivo molho sobre as fatias de pão.

18 comentários a “MEDALHÕES DE PORCO À BULHÃO PATO

  1. Patrícia Alexandra Martins Oliveira

    Boa noite, Manel se assim o poder tratar já que entra na minha casa todos os dias. hoje preparei esta receita, só que substitui os lombinhos de porco por peitinhos de frango.. e digo-lhe ficou DELICIOSO. Beijinhos

    Responder
  2. Sara Duarte

    Boa noite,
    Fiz esta noite, nao consegui que tivesse o mesmo aspeto mas tava muito bom… (sou novata na cozinha) uma ideia optima, ate o meu “rapaz” adorou… =) obrigado pelas partilhas amanha vou experimentar o mil folhas de frango e cogumelos… não sei como vou conseguir fazer aquelas batatinhas tao fininhas… mas amanha penso. Uma Boa Noite* Sara

    Responder
  3. isilda. raimundo

    Olá !!! estes lombinhos devem estar divinais. Obrigada Manel. A Arvore de Natal está linda, linda, sempre com gosto requintado. Adoro o conjunto de cores.

    Responder
  4. Vitor Santos

    Olá Manuel Luís é a primeira vez que abro a sua página e como curioso da cozinha, achei uma ideia excelente para esta época do ano. Como tenho a família reunida ao Sábado em casa, vou aproveitar a ideia e fazer o almoço do próximo, sim porque como o Manuel, eu também gosto de cozinhar.
    Obrigado é bom fim de semana.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *