Sempre gostei de reparar nos pormenores pequenos, aqueles que quase ninguém nota e que mudam tudo. Não trago verdades absolutas, trago apenas o meu olhar e aquilo que fui recolhendo pelo caminho. Por isso mesmo resolvi escrever sobre «Um almoço no monte», sem rodeios e sem grandes pretensões.
Coisas que aprendi
Deixo-me ficar, às vezes, apenas a observar. Nada disto é complicado, mas tudo isto me importa. Sirvo em travessa larga, para que todos se possam servir sem cerimónia. Um bom pão quente resolve metade de qualquer refeição.
Um fio de limão ou um raminho de salsa mudam completamente o resultado final. Prefiro o forno ao micro-ondas e tenho paciência para esperar. Não me arrependo de nada, e isso já é uma boa notícia. Não desanimo quando algo não sai bem: na vez seguinte fica melhor.
O que mudou desde então
Se sobrar, aproveito no dia seguinte com outro acompanhamento e parece novo. Gosto de usar o que há em casa e de inventar a partir do que está no frigorífico. E quando a mesa fica cheia de gente, percebo que valeu a pena o trabalho. Aprendi com quem cozinhava para muita gente e nunca media nada por balança.
Cá em casa, ninguém recusa um prato simples feito com cuidado. Compro os produtos da estação, porque sabem melhor e custam menos. Na cozinha não há milagres: há ingredientes honestos, tempo e atenção ao que se faz. A vida é feita destas pequenas coisas que se somam.
Na mesa, o que conta é a companhia e o tempo que se passa a conversar. O cheiro que se espalha pela cozinha é, para mim, o melhor anúncio do que vem a seguir. Há pratos que sabem melhor no dia seguinte, e isso é uma vantagem para quem tem pressa. O azeite a aquecer devagar é meio caminho para um bom resultado.
Dos sobejos se faz a festa
O que sobejos ficam, transformam-se quase sempre numa boa surpresa. O tempero faz-se com o gosto, provando e corrigindo até estar à nossa medida. Vale a pena guardar estas coisas num canto da cabeça. É bom quando conseguimos nomear aquilo que sentimos.
As melhores receitas são as que se ajustam à nossa casa e à nossa gente. Ensinaram-me que a cozinha não é obrigação, é conversa. Há sempre um detalhe novo que me escapa na primeira vez. Um pouco de manteiga a derreter é sempre um bom começo para a manhã.
Talvez seja simples, mas é verdadeiro. Depois de pronto, deixo repousar uns minutos, que é o passo que quase todos esquecem. Prefiro olhar para a frente sem esquecer o que ficou para trás. Uma pitada de pimenta acabada de moer vale mais do que qualquer molho comprado.
- Uma travessa larga para servir
- Azeite, alho e um pouco de sal
- Um raminho de salsa acabada de colher
- Um caderno para anotar o que resultou
- Um limão para avivar o sabor
- Pão do dia, de preferência caseiro
Olhando para trás
Aliar o salgado e o doce é uma arte antiga, e basta um gesto certeiro. Fico com a impressão de que tudo se encaixa quando paramos para pensar. Deixo apurar em lume brando, mexendo de vez em quando, sem pressa nenhuma. E assim o tempo passa sem que a gente dê por isso.
Sou pessoa de hábitos, e isso traz-me alguma serenidade. Cozinhar para alguém é uma forma discreta de dizer que gostamos dela. Não vale a pena complicar: os melhores pratos nascem de poucos ingredientes bem tratados. Guardei num caderno as quantidades, mas confesso que raramente as respeito.
Começo sempre por preparar tudo em cima da bancada, para não andar à procura a meio. E é assim, entre tachos e conversas, que o dia passa depressa. O azeite a aquecer devagar é meio caminho para um bom resultado. Há pratos que sabem melhor no dia seguinte, e isso é uma vantagem para quem tem pressa.
| Ervas frescas | Frescura |
|---|---|
| Alho | Aroma |
| Ingrediente | Função |
| Sal | Equilíbrio |
| Limão | Contraste |
Erros que vale a pena evitar
Vale a pena guardar estas coisas num canto da cabeça. Gosto de usar o que há em casa e de inventar a partir do que está no frigorífico. E assim o tempo passa sem que a gente dê por isso. Não vale a pena complicar: os melhores pratos nascem de poucos ingredientes bem tratados.
Um bom pão quente resolve metade de qualquer refeição. Cozinhar para alguém é uma forma discreta de dizer que gostamos dela. Um pouco de manteiga a derreter é sempre um bom começo para a manhã. Prefiro olhar para a frente sem esquecer o que ficou para trás.
Deixo apurar em lume brando, mexendo de vez em quando, sem pressa nenhuma. Na mesa, o que conta é a companhia e o tempo que se passa a conversar. Fico com a impressão de que tudo se encaixa quando paramos para pensar. É bom quando conseguimos nomear aquilo que sentimos.
Um detalhe que me marcou
Deixo-me ficar, às vezes, apenas a observar. O cheiro que se espalha pela cozinha é, para mim, o melhor anúncio do que vem a seguir. Cá em casa, ninguém recusa um prato simples feito com cuidado. As melhores receitas são as que se ajustam à nossa casa e à nossa gente.
Não me arrependo de nada, e isso já é uma boa notícia. Prefiro o forno ao micro-ondas e tenho paciência para esperar. Aliar o salgado e o doce é uma arte antiga, e basta um gesto certeiro. Se sobrar, aproveito no dia seguinte com outro acompanhamento e parece novo.
Mais uma nota
Aliar o salgado e o doce é uma arte antiga, e basta um gesto certeiro. Cá em casa, ninguém recusa um prato simples feito com cuidado. Se sobrar, aproveito no dia seguinte com outro acompanhamento e parece novo. Na cozinha não há milagres: há ingredientes honestos, tempo e atenção ao que se faz.
Fica a receita e, sobretudo, fica o convite para a experimentar.



