Pato à moda do monte

Pato à moda do monte

Começo por dizer que não sou especialista em nada disto; escrevo apenas como quem conversa com um amigo. Faz parte daqueles temas sobre os quais volto sempre, mesmo quando julgo que já disse tudo. E é precisamente «Pato à moda do monte» que me traz hoje aqui.

Um detalhe que me marcou

Gosto de usar o que há em casa e de inventar a partir do que está no frigorífico. O tempero faz-se com o gosto, provando e corrigindo até estar à nossa medida. Talvez seja simples, mas é verdadeiro. Não desanimo quando algo não sai bem: na vez seguinte fica melhor.

Sou pessoa de hábitos, e isso traz-me alguma serenidade. Um fio de limão ou um raminho de salsa mudam completamente o resultado final. E quando a mesa fica cheia de gente, percebo que valeu a pena o trabalho. Aprendi com quem cozinhava para muita gente e nunca media nada por balança.

Um bom pão quente resolve metade de qualquer refeição. É bom quando conseguimos nomear aquilo que sentimos. Deixo apurar em lume brando, mexendo de vez em quando, sem pressa nenhuma. A vida é feita destas pequenas coisas que se somam.

Olhando para trás

O cheiro que se espalha pela cozinha é, para mim, o melhor anúncio do que vem a seguir. Prefiro olhar para a frente sem esquecer o que ficou para trás. E assim o tempo passa sem que a gente dê por isso. E é assim, entre tachos e conversas, que o dia passa depressa.

Começo sempre por preparar tudo em cima da bancada, para não andar à procura a meio. Nada disto é complicado, mas tudo isto me importa. Guardei num caderno as quantidades, mas confesso que raramente as respeito. Deixo-me ficar, às vezes, apenas a observar.

Prefiro o forno ao micro-ondas e tenho paciência para esperar. Cozinhar para alguém é uma forma discreta de dizer que gostamos dela. Não me arrependo de nada, e isso já é uma boa notícia. Fico com a impressão de que tudo se encaixa quando paramos para pensar.

Fica a promessa

Compro os produtos da estação, porque sabem melhor e custam menos. Depois de pronto, deixo repousar uns minutos, que é o passo que quase todos esquecem. Não vale a pena complicar: os melhores pratos nascem de poucos ingredientes bem tratados. Aliar o salgado e o doce é uma arte antiga, e basta um gesto certeiro.

O que sobejos ficam, transformam-se quase sempre numa boa surpresa. Ensinaram-me que a cozinha não é obrigação, é conversa. O azeite a aquecer devagar é meio caminho para um bom resultado. Há pratos que sabem melhor no dia seguinte, e isso é uma vantagem para quem tem pressa.

Sirvo em travessa larga, para que todos se possam servir sem cerimónia. Na cozinha não há milagres: há ingredientes honestos, tempo e atenção ao que se faz. Há sempre um detalhe novo que me escapa na primeira vez. Vale a pena guardar estas coisas num canto da cabeça.

  • Um raminho de salsa acabada de colher
  • Azeite, alho e um pouco de sal
  • Pão do dia, de preferência caseiro
  • Um caderno para anotar o que resultou
  • Um limão para avivar o sabor
  • Paciência para deixar apurar em lume brando

Um ponto de partida

Na mesa, o que conta é a companhia e o tempo que se passa a conversar. Uma pitada de pimenta acabada de moer vale mais do que qualquer molho comprado. As melhores receitas são as que se ajustam à nossa casa e à nossa gente. Se sobrar, aproveito no dia seguinte com outro acompanhamento e parece novo.

Um pouco de manteiga a derreter é sempre um bom começo para a manhã. Cá em casa, ninguém recusa um prato simples feito com cuidado. E quando a mesa fica cheia de gente, percebo que valeu a pena o trabalho. Ensinaram-me que a cozinha não é obrigação, é conversa.

E assim o tempo passa sem que a gente dê por isso. Nada disto é complicado, mas tudo isto me importa. Aprendi com quem cozinhava para muita gente e nunca media nada por balança. Deixo-me ficar, às vezes, apenas a observar.

LimãoContraste
IngredienteFunção
AlhoAroma
Ervas frescasFrescura
SalEquilíbrio

Por outras palavras

Não vale a pena complicar: os melhores pratos nascem de poucos ingredientes bem tratados. Aliar o salgado e o doce é uma arte antiga, e basta um gesto certeiro. Cozinhar para alguém é uma forma discreta de dizer que gostamos dela. Há pratos que sabem melhor no dia seguinte, e isso é uma vantagem para quem tem pressa.

Há sempre um detalhe novo que me escapa na primeira vez. O que sobejos ficam, transformam-se quase sempre numa boa surpresa. Sirvo em travessa larga, para que todos se possam servir sem cerimónia. Sou pessoa de hábitos, e isso traz-me alguma serenidade.

Dos sobejos se faz a festa

Começo sempre por preparar tudo em cima da bancada, para não andar à procura a meio. Prefiro olhar para a frente sem esquecer o que ficou para trás. Um fio de limão ou um raminho de salsa mudam completamente o resultado final. É bom quando conseguimos nomear aquilo que sentimos.

O tempero faz-se com o gosto, provando e corrigindo até estar à nossa medida. Uma pitada de pimenta acabada de moer vale mais do que qualquer molho comprado. Não desanimo quando algo não sai bem: na vez seguinte fica melhor. O azeite a aquecer devagar é meio caminho para um bom resultado.

O cheiro que se espalha pela cozinha é, para mim, o melhor anúncio do que vem a seguir. Não me arrependo de nada, e isso já é uma boa notícia. Guardei num caderno as quantidades, mas confesso que raramente as respeito. Se sobrar, aproveito no dia seguinte com outro acompanhamento e parece novo.

Depois diga-me se não valeu a pena.