O(s) meu(s) presidente(s)

O(s) meu(s) presidente(s)

Começo por dizer que não sou especialista em nada disto; escrevo apenas como quem conversa com um amigo. Pode parecer pouco, mas para mim é bastante: é assim que se constrói uma opinião com paciência. Daí este apontamento sobre «O(s) meu(s) presidente(s)».

Um ponto de partida

Defendo que se pode discordar com firmeza e ainda assim manter o respeito. Reconheço que sou exigente, mas exijo primeiro de mim. Fico incomodado com a indiferença, que é talvez o pior dos sentimentos coletivos. Prefiro o silêncio à frase de circunstância que não significa nada.

Tenho mudado de opinião algumas vezes, e considero isso sinal de que estou acordado. E assim o tempo passa sem que a gente dê por isso. Não é uma questão de esquerda ou de direita, é uma questão de bom senso. Insisto na ideia de que o essencial é tratar bem as pessoas, dentro e fora das instituições.

O que me preocupa é a pressa com que se julga antes de se conhecer os factos. É fácil apontar o dedo, mais difícil é olhar para dentro e admitir as nossas próprias contradições. Da minha parte, fica o compromisso de continuar a pensar com a minha própria cabeça. Não tenho procuração de ninguém, falo apenas por mim e pelo que vou observando no dia a dia.

O que mudou desde então

Talvez esteja enganado, e não tenho problema em admiti-lo. Escrevo isto sem raiva, apenas com a vontade de arrumar as ideias. Fico com a impressão de que tudo se encaixa quando paramos para pensar. Aprendi a desconfiar das certezas absolutas e dos discursos demasiado perfeitos.

Vale a pena guardar estas coisas num canto da cabeça. Prefiro olhar para a frente sem esquecer o que ficou para trás. A liberdade de dizer o que se pensa implica também a responsabilidade de o saber dizer. O bom senso não é uma moda passageira, é uma ferramenta de trabalho.

A vida é feita destas pequenas coisas que se somam. Há sempre um detalhe novo que me escapa na primeira vez. Deixo-me ficar, às vezes, apenas a observar. Vejo demasiada gente a repetir o que ouviu sem nunca o ter questionado.

Notas à margem

Se cada um fizesse a sua parte com rigor, muita coisa seria mais simples. Acho que perdemos o hábito de discutir ideias sem levar tudo para o lado pessoal. Nada disto é complicado, mas tudo isto me importa. Ninguém é dono da verdade, e quem diz que é merece, no mínimo, alguma desconfiança.

As opiniões formam-se devagar, com leituras, conversas e alguns erros pelo caminho. Gosto de ouvir quem pensa diferente, porque é aí que aprendo mais. Há uma diferença entre ter razão e ser razoável, e nem sempre andam juntas. Acredito mais em exemplos concretos do que em grandes declarações.

  • Separar factos de opiniões
  • Evitar o julgamento apressado
  • Assumir quando se está errado
  • Respeitar quem pensa de outra forma
  • Ouvir antes de responder
  • Argumentar com exemplos concretos

Como vejo isto

Não me interessa ganhar discussões; interessa-me entender melhor as coisas. O que peço é apenas um pouco mais de lucidez e de paciência. Talvez seja simples, mas é verdadeiro. Prefiro o argumento simples e honesto à retórica complicada que só serve para impressionar.

É bom quando conseguimos nomear aquilo que sentimos. Sou pessoa de hábitos, e isso traz-me alguma serenidade. Há temas que exigem mais do que uma frase feita partilhada nas redes sociais. Não me arrependo de nada, e isso já é uma boa notícia.

ConfrontoPrefiro o diálogo
AparênciaPrefiro a substância
AspetoA minha posição
PromessasPrefiro resultados
RapidezPrefiro a reflexão

Um olhar mais demorado

E, no fim, o que conta é a coerência entre o que dizemos e o que fazemos. A minha experiência diz-me que as soluções raramente são simples. Não é uma questão de esquerda ou de direita, é uma questão de bom senso. Prefiro olhar para a frente sem esquecer o que ficou para trás.

Defendo que se pode discordar com firmeza e ainda assim manter o respeito. Talvez seja simples, mas é verdadeiro. E, no fim, o que conta é a coerência entre o que dizemos e o que fazemos. É fácil apontar o dedo, mais difícil é olhar para dentro e admitir as nossas próprias contradições.

Não me interessa ganhar discussões; interessa-me entender melhor as coisas. Acredito mais em exemplos concretos do que em grandes declarações. Tenho mudado de opinião algumas vezes, e considero isso sinal de que estou acordado. Talvez esteja enganado, e não tenho problema em admiti-lo.

Aquilo que faz a diferença

É bom quando conseguimos nomear aquilo que sentimos. Acho que perdemos o hábito de discutir ideias sem levar tudo para o lado pessoal. Não tenho procuração de ninguém, falo apenas por mim e pelo que vou observando no dia a dia. Escrevo isto sem raiva, apenas com a vontade de arrumar as ideias.

O bom senso não é uma moda passageira, é uma ferramenta de trabalho. Não me arrependo de nada, e isso já é uma boa notícia. Há sempre um detalhe novo que me escapa na primeira vez. A liberdade de dizer o que se pensa implica também a responsabilidade de o saber dizer.

Mais uma nota

Ninguém é dono da verdade, e quem diz que é merece, no mínimo, alguma desconfiança. Fico incomodado com a indiferença, que é talvez o pior dos sentimentos coletivos. Tenho mudado de opinião algumas vezes, e considero isso sinal de que estou acordado. Fico com a impressão de que tudo se encaixa quando paramos para pensar.

E continuarei a pensar por mim mesmo.