Um passeio na barragem do Maranhão

Um passeio na barragem do Maranhão!

Deram-se ao trabalho de procurar a herdade para numa das porteiras pendurar um convite, elegantemente dirigido aos dois, não sem um textinho incluso que os apresentasse: ”Somos o Ricardo Moutinho e a Inês Meneses, ambos de 25 anos. Chegámos à Vila de Avis, rendidos à beleza natural do Alto Alentejo, decididos a recomeçar da estaca zero rumo ao futuro que idealizámos: mais sustentável”.

Os próprios assumem que tiveram uma ideia com riscos: compraram um barco movido a energia solar fabricado em Portugal pela Sunconcept, e construído a partir de cascos em fibra de vidro, e puseram-se a fazer passeios três vezes ao dia na barragem do Maranhão, para quem quiser embarcar.

Foi o que fizemos e em boa hora, que se é inspirador testemunharmos o empreendedorismo de dois jovens que investiram numa vida diferente, trocando a cidade maior por Figueira e Barros, uma freguesia quase perdida no Alentejo Alto, a tarde não poderia ter sido mais agradável. Pela simpatia do Ricardo e da Inês e pelos encantos de um lago artificial com mais de 40 quilómetros, obra dos anos cinquenta com vista à rega da terra ardente, muito usado nos estágios das equipas de canoagem nacionais e internacionais, sobretudo do norte da Europa. Entre inconfidências soubemos que o nosso campeão, Fernando Pimenta, anda por cá!

Entre hora e meia a duas horas deslizamos sobre as águas, sem ruído de motor nem cheiro a gasolina, apenas o som dos risos, das informações que os nossos anfitriões partilharam do quanto já absorveram sobre a barragem e a região de Avis, e do “silêncio”. Não há outro como este! Ainda nos mimam com produtos da terra, fruta da estação, queijinho de meia cura, compota gulosa e vinho branco fresquinho!

Queremos repetir e há-de ser em Setembro quando voltar ao remanso por mais semana e meia, mas desta vez ao cair da tarde que é quando prometem um pôr-do-sol inesquecível.

Saudades de Lisboa? – pergunto-lhes, já adivinhando a resposta: “quando lá vamos, passados três dias queremos é regressar!”

Como eu os compreendo!

Contactos para que não perca um passeio memorável:
ALÉM TEJO
ECO BOAT TOURS
Clube Náutico Avis
918 146 835
geral.alemtejo@gmail.com