Gosto de muito de chá. Sou cházeiro, pronto!
A ponto de andar pela casa sempre de caneca na mão, bebericando-o e deixando demorar na boca o seu aroma e sabor. Preto… verde… branco… com ou sem outros perfumes que não o do próprio, gosto de o fazer companheiro de alvoradas e espertinas. Que nunca me falte o chá!

Chás Kusmi
140 anos de História
Filho mais velho de uma família de camponeses, Pavel Michailvovitch Kousmichoff deixa, aos quatorze anos, a sua aldeia natal e procura trabalho em S. Petersburgo. Encontra-o como marçano numa loja de chás. O dono da loja rapidamente percebeu as extraordinárias qualidades do jovem e logo o iniciou nos segredos da bebida e das suas misturas. Mais tarde é o próprio patrão quem lhe oferece uma pequena loja e assim nasce em 1867 a casa de chá P.M .Kousmichoff. Em 1901, Pavel já possuía onze lojas de chá. Em 1907, envia o seu filho mais velho, Viatcheslav, a Londres para que se familiarizasse com o chá. Londres era, na altura, o centro mundial do comércio do chá, o que permitiu que também ele se tornasse um grande negociante e especialista. Nasce assim a sucursal inglesa P.M.Kousmichoff & Sons. Um ano depois, após o falecimento do pai, Viatcheslav regressa à Rússia e toma as rédeas do negócio de família. Em 1916, e pressentindo tempos conturbados para a sua Rússia natal, Viatcheslav transfere grande parte da sua fortuna para Londres e abre em Paris aquela que seria a primeira casa Kusmi Tea. A família acabaria por deixar o país, fugida da revolução, e por se reunir na capital francesa.
A qualidade e tradição dos chás Kusmichoff acabaria, em 2003, nas mãos dos irmãos Orebi, descendentes de uma longa linhagem de negociantes em matérias-primas, que compraram a marca apostando na sua internacionalização.


