Por caminhos reais

tapada de mafra1

tapada de mafra2

tapada de mafra3

tapada de mafra4

tapada de mafra5

tapada de mafra6

Foi uma tarde daquelas para mais tarde recordar. Ando em maré de “descobertas”, por vontade própria ou por trabalho para o “Você na TV”, que se há coisa de que gosto é esta de dar a conhecer o que temos de melhor em património histórico e natural. Na Tapada Nacional de Mafra casa-se a história com a natureza em toda a sua riqueza de fauna e flora, e se por um lado percorremos caminhos usados por D.João V, o criador da Tapada, para seu belo prazer, da sua corte e de quantos monarcas se lhe seguiram, com especial relevo para D.Luis e seu filho D.Carlos, por outro embrenhamo-nos no verde e num jogo único de sombras e luz, fazendo com que o tempo pare. Carro eléctrico, comboio, cavalo ou charrete qualquer meio serve para entrarmos na floresta encantada, mas é a pé, vagarosamente, entre bosques, matos e linhas de água que melhor apreciamos este sortilégio da Vida, num êxtase de espanto e algum receio do que se possa encontrar.

tapada de mafra7

tapada de mafra8

tapada de mafra9

No pavilhão de caça usado por D.Carlos para receber convidados e almoçar, antes ou depois das caçadas, a mesa está posta com um serviço completo da antiga Fábrica de Alcântara (fundado em 1885, inicialmente como “Fábrica de louça inglesa”) decorado com uma pintura de D.Amélia, representando o pavilhão e parte do espaço envolvente.

tapada de mafra10

tapada de mafra11

tapada de mafra12

Em frente, um pequeno espaço museológico onde se concentram alguns veículos de tracção animal, com particular destaque para a “jardineira” em verga usada pela rainha D.Amélia nos seus passeios pela Tapada e nas suas idas à praia das redondezas.

tapada de mafra13

Diz-se que neste tanque de pedra terão os infantes Luis Filipe e Manuel (futuro rei D. Manuel II) apreendido a nadar.

tapada de mafra14

tapada de mafra15

tapada de mafra16

tapada de mafra17

tapada de mafra18

tapada de mafra19

tapada de mafra20

Revelar-se-ia infundado qualquer receio, já que não houve encontros indesejáveis. Ao caminho saltam-nos apenas javalis, gamos e seus parentes veados, habituados à curiosidade de quantos visitam a Tapada.

tapada de mafra21

tapada de mafra22

Francisco e Maria são actualmente os reis do pedaço. Dão pelo nome e, com jeito, até vêm comer à nossa mão. Ocupado que andei em gravar tudo para lhe mostrar, em breve, no programa da manhã, esqueci-me de captar o momento da lambança mas para que não me tomem por trafulha acrescento o registo do momento em que, na Tapada por outras razões, fui apresentado ao gentil casal de cervídeos.

tapada de mafra23

tapada de mafra24

tapada de mafra25

Regozijo-me por ver que está bem entregue a direcção da Tapada, sob a tutela do Ministério da Agricultura, tal o entusiasmo e paixão com que Paula Simões fala do seu trabalho e do muito que tem para fazer, convocar e incentivar. Com ela não há vícios instalados que resistam, a bem de um património de que nos devemos orgulhar.

tapada de mafra26