
4 peitos de frango limpos de pele
azeite
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho descascados e cortados em lâminas
folhas de espinafres
para o molho de estragão:
folhas de estragão fresco
1 colher (sobremesa) de manteiga
4 dl de natas
para acompanhar:
massa a seu gosto
Pré-aqueça o seu forno a 180ºC (4 no termóstato)
Comece pelos peitos de frango: tempere-os de sal e de pimenta.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os peitos de frango. Deixe-os dourar de um lado. Vire-os e leve-os ao forno para acabarem de cozinhar.
Entretanto, coza a massa em abundante água temperada de sal. A massa deve ficar “al dente”, ou seja, cozida mas rijinha ao trincar. Dizem os italianos que deve ficar com “alma dentro”.
Enquanto a massa coze, prepare os espinafres. Aqueça uma colher (sopa) de azeite num tachinho e junte o alho. Deixe dourar. Junte as folhas de espinafres e deixe-as murchar um pouco. Conserve-as em local aquecido.
Tratemos, agora, do molho: num pequeno tacho derreta a manteiga e junte algumas folhas de estragão fresco. Deixe-as suar e junte as natas. Deixe ferver, mexendo volta e meia, para que o molho espesse.
Tempere de sal e de pimenta.
Empratamento:
Junte as folhas de espinafres à massa cozida e escorrida. Junte um fio de azeite, mexa com um garfo e rectifique temperos de sal e de pimenta.
Distribua a massa pelos pratos.
Fatie os peitos de frango e distribua-os, igualmente, pelos pratos.
Regue o frango com um pouco de molho de estragão.
Bom apetite!
Tome nota:
Da próxima vez que for ao supermercado, dê especial atenção à secção de plantas aromáticas. Lá vai encontrar, por certo, muito mais que salsa e coentros. Olhe, por exemplo, vai encontrar estragão. É ideal para molhos para acompanhar carnes vermelhas e de aves. Gosto, particularmente, do seu sabor levemente anisado.


