Pato à moda do monte

Num caçoilo com tampa colocaram-se quatro tangerinas, das de cá do monte, com casca e cortadas em quartos, um fiozinho de azeite, uma cebola ou chalota descascada e cortada grosseiramente e o mesmo se diga de dois dentes de alho. Junta-se ainda um bom cálice de vinho do Porto, um pauzinho de canela e temperos de sal e de pimenta preta moída na altura.

Coloca-se o pato, limpo, no caçoilo, junta-se um copo de água, tapa-se e vai ao forno, a 170 graus, para estufar.

Uma vez cozinhado, retira-se o pato do caçoilo e deixa-se o molho arrefecer completamente para que a gordura solidifique à superfície e possa ser facilmente retirada. O molho já desengordurado é depois coado e levado a aquecer e apurar num tachinho, em lume brando.

O pato é levado ao forno numa assadeira para que a pele toste e fique crocante.

Serviu-se o pato trinchado com o molho e acompanhado com um puré de batata feito com
espinafres e queijo emmenthal. Para se fazer um puré rapidamente descascam-se as batatas, cortam-se em cubos e, depois de lavadas, vão a cozer em água temperada de sal.

Entretanto, numa frigideira, doura-se uma chalota, ou cebola, e dois dentes de alho, tudo descascado e cortado miudamente, num fio de azeite. Juntam-se espinafres em folha, mexe-se e deixa-se saltear rapidamente. Cozidas as batatas, escorrem-se, esmagam-se em puré, junta-se a este, em quente, uma boa porção de manteiga com sal e queijo emmenthal ralado. Mistura-se tudo para que manteiga e queijo derretam. Juntam-se, por fim, as folhas de espinafres no picado de cebola e alho, e mistura-se.

O vinho

Escolhemos um Glória Reynolds, o Cathedral tinto 2004. Para saber desta família inglesa (os Reynolds), em Portugal desde 1820, primeiro no Porto, mais tarde em Estremoz, visite o site

www.reynoldswinegrowers.com

Mesa para dois

A cozinha é de conforto, é das que aconchega, pelos temperos usados e modo de confecção. Por isso, pus mesa para dois com um pouco da nossa tradição, como os individuais feitos com chitas de Alcobaça e os pratos e taças, estas para o puré, da Fábrica Bordallo Pinheiro.

www.bordallopinheiro.com