O meu Biso das Lezírias PSL

fotografia1

Vi o “Biso” pela primeira vez aquando da gravação do programa Masterchef, na Companhia das Lezírias. Enquanto os concorrentes se afadigavam na execução da prova exigida, era um dos cavalos que atrás se exibiam, com os respectivos cavaleiros, para a câmara ver. Apaixonei-me pela sua cor “russo avinhado” e sobretudo pelo seu porte altivo.

É filho do “Solar dos Pinhais” e da “Demente”, tendo por avós paternos o “Ninfo” e a “Cenoura”, e maternos o “Maravilha” e a “Valência”, que isto há toda uma genealogia a ter em conta, quando se fala de raças de cavalos.

Ontem fui vê-lo como quem vai a um colégio interno. Há três meses que ele está a ser ensinado na arte da Dressage (quando atingido um grande apuro técnico, a modalidade olímpica, da qual sou fiel espectador, revela-se como um verdadeiro bailado equino) na Herdade das Esquilas, sob a direcção técnica de Paulo Cateano e montado pela sua gentil filha Maria (celebrada e premiada cavaleira).

Foi muito bom vê-lo cooperante e feliz na relação que mantém com a sua cavaleira, e a forma como já evoluiu no passo, no “trote passagé”, nos galopes, curto e sentado, e nas piruetas. Ainda lhe falta  o “rassembler”. Mas a seu tempo lá irá. Perseverança, método e respeito pela escala de ensino, são indispensáveis. Também eu, apaixonado pela nobreza do animal, aprendo agora sobre a história do Lusitano, mais antiga que a nossa nacionalidade, sendo que já os romanos, ali nas redondezas, o criavam e exportavam.

Por isso também o almoço que se seguiu à mesa da família Cateano (magnífico na sua simplicidade e cuidado, e na delicadeza da anfitriã Dita Caetano) acabou por ser uma verdadeira lição. Sou amigo de Paulo Caetano há muitos anos e não me canso de o ouvir, erudito do Lusitano, a perorar sobre a sua história e qualidades.

Cada vez mais apreciado no mundo, o Cavalo Lusitano impõe-se pela sua energia, agilidade e versatilidade. Honrá-lo é honrar a nossa História.

fotografia2 (2)

fotografia3

fotografia4

fotografia5

fotografia6

fotografia7

Na Herdade das Esquilas:
Chão imenso e intenso.

fotografia9 fotografia10a fotografia10

fotografia12