
Entre tantas fotografias tiradas com talento pelo Fernando Branquinho
(www.facebook/fernandobranquinho), foi esta a escolhida para a capa e contracapa do meu novo livro de receitas, sim, que a mesma dá para as duas, apresentando os autores de forma engenhosa, mérito maior do Pedro Marques Antunes (www.pedroantunesdesign.blogspot.pt) criador de todo o “design” gráfico.

“As receitas cá de casa”, assim se chama o livro porque, efectivamente, são receitas do nosso dia-a-dia, repetidas com alguma regularidade, fáceis, saborosas e de execução rápida. A maior parte delas não leva sequer trinta minutos de confecção. As sobremesas, sim, exigem um pouco mais de tempo, até porque de maior meticulosidade, mas ainda assim nada de mais no que toca à preparação. A ideia que presidiu a este livro feito a quatro mãos, uma vez que cá em casa somos dois e com este gosto comum pela cozinha, ainda que em áreas distintas, o Rui nos salgados e eu nas lambarices, remete-nos um pouco para os antigos cadernos de receitas de serventia diária, afinal aquilo que pretendemos que este livro seja também para si, por isso as notas de pé de página que, por vezes, acrescentam ou propõem alternativas, pelo que a mesma receita pode ganhar outros sabores, deixando uma meia-dúzia de linhas em aberto para as anotações, a seu gosto, que queira juntar. Não faltam ainda conselhos esparsos sempre no sentido de privilegiar uma alimentação mais equilibrada, variada e saudável, contudo, sem qualquer tipo de restrição. É como se estivesse a cozinhar connosco, a ponto de ter sido eu próprio a tirar as fotografias à medida que as receitas se foram fazendo, usando tão só a câmara do meu telemóvel e optando em termos gráficos como se “polaroides” fossem, completando o receituário.
A partir de amanhã o livro será seu e estará à venda em todas as livrarias e nas grandes superfícies (Continente, Jumbo e Pingo Doce) ou poderá ser comprado através da internet em www.portoeditora.pt ou www.wook.pt. Faça bom uso dele, acrescentando a sua alma. Cozinhe como se fosse para uma paixão e não para um estafado casamento.



