

É difícil resistir aos petiscos do “Tola” (chef Joaquim Ramalho), por isso em estando no monte tenho de lá ir saboreá-los, uma vez que seja. É o Alentejo que se serve à mesa, de modo inspirado e genuíno, com a garantia de qualidade do produto. Já o seu filho Filipe oficia entre Monforte e Vaiamonte, naquela que é uma das mais bonitas unidades hoteleiras do país, “Torre de Palma”, e enquanto o pai se mantém orgulhosamente fiel às raízes, este procura inovar, respeitando a tradição, arriscando em casamentos improváveis ou desconstruindo a receita original. Imagine, em jeito de exemplo, que lhe servem de entrada pipocas alentejanas, que outra coisa não são, senão uma divertida e saborosa recriação do popular torresmo.

Mas voltemos ao “Tola” para lhe gabar ainda a excelente garrafeira que a sua “Taberna” exibe. Ali tenho provado dos melhores vinhos alentejanos e este fim-de-semana rendi-me ao carácter de um “Telhas”, um tinto de luxo da adega “Terras d’Alter”, com estágio de vinte e quatro meses em barrica de carvalho, fruto da casta Syrah (95%), do solo granítico e do saber de Peter Bright, enólogo australiano a viver em Portugal há mais de trinta anos, cujo lema é “experimentar mas não misturar estilos”.
Nem os amigos faltaram para que três dias valessem pelo dobro. A boa mesa e a pinga prodigalizam o convívio, mais a mais quanto tanto nos une: o amor a esta terra franca e aos cavalos. Por isso andámos pela herdade “Monte Barrão”, onde qualquer um pode montar, desde que saiba claro, que eu fico-me pelo passeio de charrete, outra alternativa, para tudo acompanhar e fotografar. Ainda houve tempo para ver o “Biso”, na Herdade das Esquilas, que é ali que o nosso puro lusitano aprende a ser campeão, pela mão de Maria Caetano Couceiro. Ouvir mestre Paulo Caetano é aprender toda uma linguagem encantatória sobre equinos. Janeiro corre agreste, gelando os campos, mas não o sangue, que sempre se me alvoroça na grandeza solitária da planície e no poente de ouro e púrpura.








Herdade Monte Barrão









Herdade das Esquilas – PCI
Taberna Tintos & Petiscos
Vaiamonte
Telefone: 960 248 138
Hotel Torre de Palma
Monforte
Telefone: 245 038 89
www.torredepalma.com
Terras de Alter, Companhia de Vinhos
Fronteira
Telefone: 245 098 067
Sociedade Agrícola Monte Barrão Lda.
Alter do Chão
Passeios a cavalo
Telefone: 245 612 167


