
Para massa:
Hoje em dia o robot de cozinha é muito eficaz para misturar os ingredientes para uma massa de tarte, contudo, na falta deste electrodoméstico, poder-se-ão sempre misturar à mão numa tigela.
Mistura-se 1 chávena (almoçadeira) de farinha de trigo com ½ chávena (almoçadeira) de açúcar amarelo e raspa da casca de 1 limão pequeno. Juntam-se 2 gemas de ovo e um pouquinho de água. Uma vez obtida uma bola de massa, embrulha-se esta em película aderente e deixa-se repousar enquanto se prepara o recheio.
Para o recheio:
Descascam-se 6 maçãs “granny smith” e cortam-se em fatias finas. Regam-se com sumo de limão.
Retira-se a polpa de 4 maracujás.
Forra-se uma forma de tarte de fundo móvel, untada de manteiga, com a massa, previamente estendida (reserva-se uma parte da massa para a cobertura). Pica-se a massa com os dentes de um garfo. As fatias de maçã são dispostas na tarte, bem como se junta a polpa de maracujá, espalhando-a sobre a maçã. Pode-se polvilhar com um pouco de açúcar amarelo, se bem que a maçã seja doce.
Tapa-se com a restante massa estendida, fazendo aderir bem os bordos da massa. Pincela-se com gema de ovo batida e leva-se ao forno, pré-aquecido, a 180ºC.
Pode servir-se fria ou tépida, e acompanhar-se com nata batida ou gelado de baunilha.


