Cascais está em festa e assim será por um ano inteiro, para celebração dos seus seiscentos e cinquenta anos enquanto vila. Não faltarão os mais diversos festejos, mas importa aqui dizer-lhe que a partir de amanhã pode ali visitar a Fortaleza Nossa Senhora da Luz, a mesma que durante largas décadas esteve encerrada ao público.
Entre pelo passeio Dona Maria Pia, abaixo da Cidadela, que só por si também merece a sua visita, e conheça este exemplar do património militar, diria que quase único, que assim de traçado triangular, em Portugal, só se conhece outro, o Forte de Santa Catarina, na Figueira da Foz.
Em entrando nas salas abobadadas, no interior dos baluartes, deixe à solta a sua imaginação, que se a história nos diz que ali existiram prisões ao tempo das lutas liberais, havendo ainda pedaços das grades originais, outras estórias se ouvem, sem confirmação, como, por exemplo, a de achados macabros, como o cadáver de uma mulher…
Depois, em subindo ao topo da fortaleza, de onde se abarca a baia de Cascais e a barra do Tejo, demore o olhar nesse imenso azul que outros desbravaram à conquista do Mundo.



