Lembram-se dos dois pares de gansos que comprámos, há uns dois meses, no mercado dos sábados em Estremoz? Pois, lá andam felizes na barragem se bem que volta e meia tema por eles, que há javalis pelas redondezas a ver pelas tigelas em barro com comida que lhes deixamos nas margens e aparecem depois longe do local onde foram colocadas e sem semente que seja.
Também por isso decidimos mandar fazer uma jangada com espaço suficiente para lhe botarmos uma casota (tínhamos uma onde a “Azeitona” ficava, para se familiarizar com as ovelhas quando voltavam ao redil e que já não é necessária, uma vez que agora a herdade já é toda dela), os recipientes para a paparoca e onde podem estar em segurança. Presa no meio da barragem a jangada aguarda agora os emplumados habitantes. Vai levar algum tempo até que se habituem a tal flutuante aventesma.
Instalá-la foi divertido para começo de tarde, sendo que a tarefa ficou a cargo do Rui ajudado pelo Miguel, um funcionário da empresa a quem encomendamos sempre os trabalhos de carpintaria e que se tem mostrado exemplar naquilo que faz. Já este que escreve ficou a fotografar tudo para agora lhe contar como foi.
Esperam-se nos próximos tempos os devidos acasalamentos, que “apartamento” já têm e que a seu tempo estas águas venham a ganhar novos moradores.
E assim vai a vida cá no campo!









https://mpratesefilhos.pt/carpintaria


