
Em catraio escrevia a carta era ao Menino Jesus, garantindo-lhe o meu bom comportamento ao longo do ano, para assim ser merecedor de prenda no sapatinho. Outros tempos! E já me contentava com livros e jogos, como o do “Sabichão”, e era feliz com uma simples mascarilha do Zorro, logo me imaginando em arriscadas aventuras de capa e espadachim. Não me lembro de como o Pai Natal entrou na minha história, tenho uma vaga ideia de achar que era uma espécie de tarefeiro, às ordens do Menino, para a distribuição dos presentes, que era impossível que o pobre Jesus, acabado de nascer, desse conta do recado. Mas a verdade é que o velho de barbas brancas foi ganhando espaço e acabou por roubar a cena.
Até eu passei a alimentar o sonho de o conhecer, numa noite de Natal, na sua aldeia lapónica e todos os anos digo que é desta, acabando depois por não o ser, por isto ou aquilo. A imagem que espero lá encontrar é a de um homem anafado, de longas e imaculadas barbas, riso escancarado, bem ataviado, de vermelho, cor da ”coca-cola”, é certo, que é asabida a história de como a marca tem a ver com a vestimenta, mas também cor da vida, da felicidade e do luxo, em nada semelhante com esses outros, pífios, que em chegando o Natal aparecem, que nem cogumelos, em tudo o que é centro comercial, a fazerem de conta que o são, magricelas, de barbas postiças e fatiota em feltro manhoso.
Isto pensava eu até à semana passada, que foi quando recebemos no programa, Severino, o Pai Natal. Já o é há muito e gosta de ser, pela alegria que dá às crianças e pelo que escuta delas. Por sentir que nesta quadra a sua vida ganha outro encantamento, outro norte. Pela primeira vez vi um Pai Natal com o olhar da criança que ainda mora no meu coração. E gostei do transbordante vermelho da sua fatiota, dos seus luxentos adereços, do sorriso, que até ajudámos a conquistar, e da sábia ternura e lucidez com que tempera as suas palavras. Agora que conheci Severino, Pai Natal, já não sei se quero ir à Lapónia. Outros passos marcados na alma, hei-de-saber dar.







