Gosto de hambúrgueres, mas dos caseiros, feitos de carne escolhida a preceito e limpa de misturas. Cá em casa, hoje foi dia deles e veja-se o desvelo com que foram preparados.
Hambúrgueres cá de casa!
Conte com 120 gramas de carne por pessoa (escolhi lombo de novilho, limpo de peles e gorduras). Peça no talho para que piquem a carne, com a máquina de picar devidamente limpa.
Numa tigela coloque a carne e tempere de sal, pimenta preta moída na altura, algumas gotas de molho inglês e 1 colher (chá) de mostarda. Junte 1 gema de ovo e um fio de bom azeite.
Misture todos estes ingredientes, com as mãos. Divida a carne em porções individuais e molde os hambúrgueres.
Frite os hambúrgueres numa frigideira de fundo antiaderente, com um pouquinho de azeite, de modo a dourar ambos os lados, e assim selar os respectivos sucos. Leve os hambúrgueres ao forno, a 180ºC. Deste modo os hambúrgueres ficam suculentos.
Como acompanhamento, sugiro uma boa salada de verdes. Hoje em dia, com o sortimento de verdes à nossa disposição, em qualquer supermercado, não entendo porque se teima na deprimente salada de alface e tomate.

Optei por folhas de alface iceberg, rúcula, canónigos, “cournichons” (pequenos pepinos de conserva) e tomates-cereja. Tudo temperado com uma vinagreta, feita com azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta e mostarda.


