
Gosto do Miguel, do que escreve e do que diz. Gosto de acompanhar a sua análise todas as semanas na televisão, por ser dos que pensa pela sua cabeça e, assim, se manifesta como homem livre que é. Lê-lo é sempre um prazer, por isso ter escolhido “Madrugada Suja”, o seu último livro, como companheiro de viagem. É daqueles livros que não apetece largar mas também não apetece acabar, para não me sentir fora da trama à última das frases. Através dele o Miguel acaba por voltar a um tema que lhe é caro e contra o qual há muito o ouvimos, qual Felipe Madruga, um dos protagonistas, com o seu quê de quixotesco: o da corrupção. A mesma que vai da base ao topo, entenda-se da autarquia ao governo, arrebanhando políticos, advogados, empresas de comunicação, jornalistas… A mesma que subverte a essência de um regime democrático. Só quem ama verdadeiramente o seu país escreve assim. Só quem se rege por valores de lisura e honestidade escreve assim. Se assim não fosse já há muito que tinha sido apanhado “na curva”. Gosto do Miguel e a melhor forma de lho dizer é continuar a lê-lo e a ouvi-lo, com o respeito que me merecem os que não mentem. Lido o livro, vou deixá-lo na biblioteca do hotel para que, porventura outro português, ou alguém que fale o mesmo, se deixe seduzir. Não tarda a lua vai tomar conta de mais uma madrugada, possivelmente suja, mas sei que logo depois há-de nascer uma outra manhã lavada. Como eu gosto de manhãs! Sempre o disse!
Frases esparsas, descontextualizadas da acção e suas personagens, mas que, mesmo assim, dão que pensar:
…”Achas que neste país alguém faz fortuna só a trabalhar? Conheces algum rico que não faça batota de alguma maneira, quanto mais não seja nos impostos?”
…”Os comícios são para os já convencidos: provavelmente não se ganha um único voto com os comícios. Mas são essenciais para criar um ambiente para as televisões, para criar uma imagem de dinâmica, de caravana que passa a caminho da vitória”
…”Há duas coisas na vida que não se pode deixar de ter, quando se quer ir longe: bons amigos e bons advogados” (advocacia de tráfico de influências).
…” A vida é feita de pequenas vitórias… são elas que antecipam e compensam as grandes derrotas”


