Gente da “minha” terra!

No ano passado houve festa religiosa mas faltou a romaria que o tempo não esteve de feição, ficou para este ano a minha ida e assim foi. Como sempre na segunda-feira de Pascoela é dia de se ir à Senhora dos Prazeres, no cumprimento de uma tradição antiga de mais de duzentos e cinquenta anos, a fazermos fé em textos documentais que da romaria falam e da sua origem, podendo esta estar numa praga de gafanhotos que só acabou por intercepção da Senhora, escutadas as preces de quantos viram as suas colheitas afectadas. A tradição esteve interrompida durante muitos anos, devido à trágica morte de um jovem no decorrer da romaria, mas em boa hora a Câmara Municipal de Monforte por iniciativa do seu presidente, Gonçalo Lagem, a recuperou em 2006.

romaria1

romaria2

romaria3

romaria4

romaria5

romaria6

romaria7

romaria8

romaria9

romaria10

Cedo se concentram os romeiros à saída da vila para Elvas, monfortenses na maioria, ainda por cima sendo o dia feriado municipal, mas também vêm de Veiros, de Santo Aleixo, de Assumar, de Arronches e até de Campo Maior.
romaria11

romaria12

romaria13

romaria14

romaria15

romaria16

romaria17

romaria18

romaria19

romaria20

romaria21

romaria22

romaria23

A cavalo, em carroças e tratores agrícolas, tudo engalanado a folhas de eucalipto, palmas e ramos de giesta, dirigem-se os romeiros para os Prazeres, lugar da freguesia de Monforte, não sem paragem nas Alvarianas para abastecimento de comes e bebes, que os produtores da região fazem questão de oferecer os seus melhores produtos: queijos, enchidos, vinho…, para além das merendas que se levam de casa.

romaria24

romaria25

romaria26

romaria28

romaria29

romaria30

romaria31

romaria32

romaria33

romaria34

Segue a romagem em direcção aos Prazeres, que aos locais, a bem dizer uma vintena, muitos se juntam de outras terras próximas, até idos de Lisboa mas com o coração e raízes neste chão, para receberem os romeiros. É hora da celebração da eucaristia em honra da Senhora que há-de depois sair em procissão.

romaria35

romaria36

romaria37

romaria38

romaria39

A festa popular continua em “barracas” de muitos comeres. Açorda e porco no espeto na da Câmara de Monforte, ensopado de borrego na da Irmandade da Senhora dos Prazeres. E muito mais, que não faltam grupos cada um com a sua mesa farta e bem regada. Estalam risos e cantorias num abraço fraterno, sem preconceitos ou diferença de classes. E mais uma vez deixaram-me ser um deles!

A reportagem da romaria poderá ser vista na próxima sexta-feira, no Você na TV.