
No passado dia 11 de junho, o Você na TV abordou um tema que afeta a vida de milhares de pessoas no nosso país: a psoríase. Tivemos em estúdio a Mariana Marques Guedes, que está a fazer um excelente trabalho no papel de Alice, na novela Jogo Duplo, e também o Dr. Paulo Ferreira, a representar a PSO Portugal – Associação Portuguesa da Psoríase.
Quando lhe aparecem várias lesões na pele, a personagem Alice entra em pânico por não saber do que se trata, e sofre com a incompreensão das pessoas à sua volta. Ela acaba por descobrir que sofre de psoríase, uma doença inflamatória crónica da pele com origem hereditária que pode surgir em qualquer altura da vida. A atriz que dá corpo a esta história contou-me que se inspirou numa série de casos reais, de pessoas que um dia se viram a braços com esta doença que muitos ainda desconhecem.
E como me disse o Dr. Paulo Ferreira, obter informação é fundamental para enfrentar a psoríase. É preciso esclarecer desde logo que a psoríase não é contagiosa nem tem qualquer ligação com o nível de higiene pessoal. Mas, como podemos ver com a Alice, muitos doentes com psoríase ainda sofrem nas suas relações pessoais, e por vezes correm o risco de perder o emprego por causa do preconceito.
Lembre-se: a psoríase não tem cura, mas tem tratamento. Hoje em dia os doentes com psoríase, quando recebem tratamento adequado ao seu caso, podem chegar a ter a pele limpa de lesões. Os doentes com psoríase podem viver de forma feliz e realizada. E o exemplo da Alice, que encontrou na música a força para enfrentar a doença, dá-nos esperança a todos. O tema “A Pele que Tenho em Mim”, que a atriz Mariana Marques Guedes cantou ao vivo no programa, é um verdadeiro hino para esta personagem e para todos os doentes com psoríase.
https://apele.pt/index.php/a-pele-que-tenho-em-mim
Continue a acompanhar a sua história, informe-se, procure ajuda… E veja para além da pele.


