Ontem ao ver o primeiro programa Masterchef comovi-me, de novo, com as lágrimas da Eva, ao perceber que cedendo à pressão não ganharia disponibilidade para nos apresentar uma receita capaz de honrar o pão enquanto ingrediente principal, que esse era o objectivo da última prova de selecção, e de reafirmar o seu talento e vocação para continuar na competição .
A Eva já antes havia chorado, em dois momentos distintos: no Terreiro do Paço, aquando do “mega-casting”, e na segunda prova de selecção. Lágrimas de emoção, de alegria, sustentadas por certo pela vontade em querer ir mais além, no sonho de competir no Masterchef. Bem diferentes destas outras de desalento e desespero. Terminadas as gravações só me apeteceu abraçá-la e não descansei enquanto não o fiz. Sem grandes palavras, que um abraço diz tudo, dado no momento certo. Também gosto que me abracem quando me sinto perdido. É aconchego. É abrigo. É chão.
Esta madrugada recebi esta mensagem da Eva. Ela que me perdoe a inconfidência mas se a partilho é porque ela é a prova de que depois de um vale há sempre uma montanha por escalar. Dizem os crentes que “Deus fecha uma porta para logo abrir uma janela”.
Obrigado Eva pelo que aprendi à custa das lágrimas. As suas.

“Olá, muito boa noite!
Manuel, já lhe agradeci no seu blog, mas não podia deixar de o fazer aqui. Agradeço-lhe de coração as palavras! Mais uma vez, aconchegaram-me o coração.
As lágrimas, essas, ainda andaram por cá mais uns tempos. Na verdade hoje voltaram, era inevitável!
Mas, uns dias depois levantei a cabeça e fiz-me à cozinha. Criei um blog que neste curto espaço de tempo já é um blog recomendado pelo 24kitchen. Recebi um convite da concorrência (sic) para participar num desafio deles e concorri a um casting do 24kitchen. O Masterchef só reforçou a paixão pela comida e mais, fez-me perceber que gosto de camaras de tv! E é tão bom descobrir novas coisas!
Um dia destes faço questão de lhe ir dar um abraço ao Você na TV.
Mais uma vez, agradeço de todo o coração todo o respeito e carinho que recebi de si!
Um beijo,
Eva”
Aqui fica o blogue da Eva:
https://aaventuraculinaria.blogspot.pt/


