Um palácio feliz

foto3

É a ideia que sempre tive do Palácio da Pena. Pelas cores, por sinal as originais, rosa velho para o antigo convento Jerónimo de Nossa Senhora da Pena, comprado, em hasta pública, por D. Fernando de Saxe-Coburgo Gotha, rei consorte, marido D. Maria II, e ocre para ala nova por ele mandada construir. Pelo seu estilo romântico, onde se casam elementos neogóticos, neomanuelinos e mouriscos, de forma aparentemente descontrolada. Palácio assim mais parece saído de um conto de fadas. E pelo que imagino do rei artista e culto, epicurista e das suas idiossincrasias. Nele me perdi pelo mão do seu apaixonado director (António Nunes Pereira, arquitecto de formação) percorrendo os mais exuberantes espaços,da cozinha, uma das três que outrora existiram, ao salão nobre, prodígio de estucaria e mobiliário, artes tão nossas ali bem preservadas, mercê de uma política de restauro promovida pela Parques Sintra, responsável pelo Palácio e pelo Parque, que merece gabação.

Sopram bons ares para os lados da Pena com a actual aposta na valorização do património edificado e paisagístico e não nos esqueçamos que este último também é da Humanidade, e nota disso são o, quase, milhão de visitantes alcançados este ano. Eu serei dos que à Pena não se cansa de voltar, de tão mágico que é o lugar.

foto1

foto2

foto4

foto5

foto6

foto7

foto8

foto9

foto10

foto11

foto12

foto13

foto14

foto15

foto16

foto17

Palácio Nacional da Pena

Sintra

Aberto todos os dias, à excepção do dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Aqui fico o vídeo:

8 comentários a “Um palácio feliz

  1. Clara Nunes da Mata

    Um lugar único de uma grande beleza. Um monumento que dá sempre gosto visitar. Obrigada Manel por servir de excelente guia! Continue… Bjs

    Responder
  2. Carla

    Manuel
    Precioso.
    A 1ª vez que o visitei andava na escola, já o visitei mais vezes é deveras mágnifico.
    Obrigada por partilhar a nossa cultura.

    Carla

    Responder
  3. Maria Isabel Belo Lima

    Parabéns Manuel Luís, por mais uma vez, nos mostrar belezas do nosso Portugal, já visitei o Palácio da Pena, há uns 40 anos, era uma jovenzinha, e fascinou-me! Lembra-me dessa deslumbrante Sala, e naquele tempo, consegui visitar o quarto de D. Manuel!… Penso, que não olhei, com os olhos que hoje vi, nas suas fotos! Obrigada, e gostava de lá voltar!

    Responder
  4. sandra

    Essas fotos cheias de glamour dão vontade de ser uma princesa por umas horas na visita ao palacio ,são cores tão vivas e apetitosas que não se ve em lugar algum… sim sim vai ser um local de visita na minha proxima visita a portugal!!!

    Responder
  5. sandra

    Olá Manuel adorei o documentario cheio de requinte e as fotos?… lindissimas … eu moro no luxemburgo e fiquei comnuma enorme vontade de visitar o tão belo e armonioso palácio da pena…. sertamente será um logar de visita na minha proxima ida a portugal.. um beijinho adoro.o

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *