A Sul

Tem património religioso de fazer inveja a outras cidades mais badaladas. Entrei em meia dúzia de igrejas, sendo que muitas mais ficaram por ver,  no casco histórico e fora dele. A da Misericórdia é tida como a mais fulgurante expressão renascentista do Algarve. Sabendo-se a quem pertence,  não se estranha, de todo, o cuidado,que salta à vista,  na sua preservação. Até dá gosto! Na Matriz de Santa Maria do Castelo, muito apreciei os retábulos em talha barroca, para na de Nossa Senhora das Ondas me terem ficado os olhos nas notáveis pinturas rococós dos tectos da capela-mor e de toda a nave.

foto4 foto1 foto2 foto3
(Igreja da Misericórdia)

foto11

foto5

foto6

foto7
(Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo)
foto8

foto9

foto10
(Igreja de Nossa Senhora das Ondas)

Tem palácios e casas senhoriais, marcas de um passado glorioso, muito ligado, nos idos de quinhentos, à importância estratégica do seu porto. Com as suas cantarias lavradas e telhados de tesoura, os célebres de “quatro águas”, diz-se que de inspiração oriental, de formato piramidal, em telha de canudo e com beiral revirado.

foto15 foto12 foto13 foto14

Tem ponte de vetusta origem, romana ou românica, cada cabeça sua sentença, sabe-se é que há séculos ela liga as suas duas metades. E lá posei o melhor que pude, para provar que por ali andei. E tem gente vaidosa dos pergaminhos da urbe, sempre pronta a ajudar. Melhor fora que assim não fosse ou não estivéssemos a falar de Tavira, uma das cidades a sul, de que mais gosto.

foto18 foto16 foto17

17 comentários a “A Sul

  1. Carina

    Olá Manuel, ainda bem que gostou de estar por Tavira e arredores. Sou de Lisboa, mas já vivo em Tavira a quase 16 anos,não troco esta paz por nada,vou a Lisboa ver a familia,mas no 2° dia já quero voltar ao meu recanto,à minha cidade de coração. Tavira é sem duvida alguma um lugar pra onde queremos sempre voltar… Bj

    Responder
  2. Cristela

    Passou por cá (Tavira) e fez muito bem!! Uma cidade maravilhosa, começando pela serra e acabando na praia, umas paisagens lindas!!! Mas não provou o meu polvinho, que se pode comer de tantas maneiras (assado no forno, grelhado, com arroz ou com massinha ou simplesmente em salada) enfim não provou o melhor da nossa terra!!
    Fica aqui o convite!

    Continuação de boas férias!!

    Responder
    1. MLG

      Obrigado Cristela pela sua mensagem. Cada um puxa a brasa à sua sardinha, mas realmente para mim o melhor de cada terra é o seu património artistico, nãobquerendo com isso menosprezar o gastronómico. É uma questão de prioridades. Um beijo e até à proxima.

      Responder
  3. filipa Trindade

    Sem duvida que a Igreja da Misericórdia é das mais belas igrejas de Tavira, com os 18 painéis de azulejos que retratam as 18 Misericórdias.
    Tavira é sem dúvida uma cidade cheia de encanto, cheia de história e estórias, onde é bom passear e essencialmente viver.
    Os telhados, as chaminés e os brancos perdem-se no azul do céu e do mar.

    Linda a cidade de Tavira

    Responder
  4. Tiago

    Estamos desencontrados… O Goucha já foi ao mercado de campo de ourique, quando a algaraviada por lá andava, e não nos encontramos. Agora a Algaraviada está na Rua da Liberdade, 64, mesmo ao lado das escadinhas do Castelo e também infelizmente não tivemos o gosto da sua visita 🙁
    Desta ou para a próxima, visite-nos, pode levar pão da serra quentinho à tarde 2ªs, 4º e 6ªs ou pão tradicional de cacela velha. E aproveita e bebe um cafezinho acompanhado do “mestre andré”, o nosso shot de chocolate e medronho 🙂
    Abraço e aproveite muito este algarve especial!
    Tiago
    P´la Algaraviada

    Responder
  5. Elisabete de Andrade ferreira

    Santa Luzia (praia da terra estreita) e a maravilhosa Tavira são a minha eleição para ferias a sul não troco por nada se pudesse vivia sempre a í bom peixinho a bela da conquilha que ao fim do dia se apanha, as gentes como o Manuel diz sempre prontos a ajudar povo muito hospitaleiro nunca mais me esqueço vinha eu e a familia a sair do barco e comentamos onde vamos comer e tal e o que vamos fazer ao jantar e a caminho do carro estava um casal já com umas belas de umas sardinhas assadas no terraço de sua casa e eu disse que cheirinho tão bom acho que vamos comprar sardinhas o senhor houviu e disse venha cá sentem se aqui que chega para todos e assim foi conheçemos um casal de idosos super simpaticos que gosta de acolher turistas e partilhar historias de vida uma vida de mar dificil tendo passado pelo Canadá o senhor José carrega no rosto a tristesa da situação actual dos pescadores dizendo nos que muitas vezes mata a fome a quem não tem que dar de comer aos filhos e no fim disse nos a minha felicidade é partilhar e ver as pessoas bem á minha mesa ninguem passa fome e ninguém se deita de barriga vazia…

    Responder
  6. Maria Delfina

    Olá Sr Manuel… concordo perfeitamente consigo… pois esta cidade é linda !!!!!! vou aí todos os anos passar férias pois tenho casa em Conceição de Tavira ….fico satisfeita por andar por aí ; e ter mencionado no seu blogue, beijos desta sua admiradora…..

    Responder
  7. graca almeida

    Pois Tavira é bonita mas já experimentou vir a Lagos também temos igrejas bonitas e o museu também iria gostar tenho a certeza um resto de boas férias pelos Algarves.

    Responder
  8. maria pescada

    Tens bom gosto Manuel Luís, Tavira,minha cidade natal, também é minha preferida. Para terminar o dia sugiro jantar em Cabanas de Tavira. “Resturante Noélia “

    Responder
  9. Gabriela

    Bons passeios pelo meu Algarve. Não sei se já conhece mas no caso de não, sugiro, em Almancil a igreja de S. Lourenço. Continuação de boas férias.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *