SOPA DE MORANGOS

SONY DSC

Lavam-se os morangos (300 gr.) em água corrente e só depois é que se lhes retira o pé. Se forem dos grandes, fatiam-se.

Colocam-se num tacho com 200 gr. de açúcar para compotas e geleias, e 2,5 dl de água. Junta-se, ainda, raspa da casca de limão a gosto.

Deixa-se cozinhar, em lume suave, de modo a que os morangos fiquem macios e o molho ganhe textura. Deixa-se arrefecer. Leva-se ao frio.

Para o creme inglês:

Batem-se 4 gemas de ovos com 150 gr. de açúcar em pó. Junta-se 1 colher (sopa) rasa de Maizena (amido de milho). Mexe-se bem.

Juntam-se 4 dl. de leite e ½ vagem de baunilha, aberta. Leva-se a lume brando e, mexendo sempre, deixa-se espessar. Coa-se o creme inglês por um passador e deixa-se arrefecer, tapado com película aderente. Leva-se ao frio.

Na hora de servir:

Distribui-se a sopa de morangos por pratos de sobremesa fundos (porque não mesmo os de sopa), taças ou copos. Por cima, deita-se um pouco de creme inglês. Pode-se polvilhar de canela em pó.

Truque ou astúcia:

A vagem de baunilha, depois de usada na preparação do creme inglês, é passada por água corrente, limpa e posta no recipiente do açúcar. Ganha-se, assim, um açúcar perfumado de baunilha.

O açúcar gelificante, próprio para gelados, compotas e geleias vende-se em qualquer bom supermercado (costumo comprar açúcar Sidul).

10 comentários a “SOPA DE MORANGOS

  1. Lurdes Santos

    Adoro Morangos…….. Tenho muitos no meu quintal a crescer!!!! Quando falou desta receita fiquei curiosa!! Quando tiver morangos suficientes vou fazer hum…….Que delicia que deve ser. Uma sopa muito original… :) :)

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *